sábado, 19 de dezembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 7

Se é de ação que você gosta, ação é o que você terá neste disquete piratex de MSX. Tem violência, mas também tem o lúdico. E muitos clássicos.

Para ir direto à ação, deixemos as delongas de lado. Mais um disco da Nashua, com oito jogos copiados de amigos.

O costumeiro menu para seleção de jogos marca presença novamente. Facilitar o acesso sempre foi o lema da casa.

A lista abre com Ninja Princess, jogo desenvolvido para o MSX pela Sega em 1986, originalmente lançado nos fliperamas no ano anterior (onde por vezes era chamado Sega Ninja). Também teve uma versão para Master System, The Ninja (com personagens e trama modificados). Por alguma razão, este jogo me foi repassado como "K-Ninja", Vai entender. É um ótimo jogo de ação, com visão aérea e progressão vertical, no estilo run and gun que consagrou títulos como Commando e Ikari Warriors. Aqui, uma princesa ninja deve coletar pergaminhos sagrados e enfrentar os mais diversos adversários. A versão em meu disquete é tal qual a original.

Bouken Roman foi desenvolvido pela System Soft, em 1986. Jogo de exploração, em que é preciso percorrer diversas salas de um mapa, coletando itens e evitando criaturas. Com gráficos, músicas, sons e jogabilidade apropriados, oferece bons momentos de jogatina. A versão em meu disquete tem uma simples tela de carregamento com o nome do jogo. Exceto por isto, em nada difere do original.

E agora, Death Wish 3, título da Gremlin Graphics lançado em 1987 e baseado no terceiro filme da franquia "Desejo de Matar", estrelada por Charles Bronson. Trata-se de um jogo de ação com elementos de estratégia e exploração. O vigilante Paul Kersey percorre ruas infestadas por malfeitores da pior espécie. É preciso tirá-los de circulação, com o uso de diversas armas, evitando atingir policiais e cidadãos inocentes. Assim que o jogador se acostuma com o estilo de jogo e aprende a se orientar pelo mapa, rende ótimo entretenimento. A versão em meu disquete é tal qual a original.

A lista continua com a segunda parte de After the War, jogo da Dinamic, de 1989, cuja primeira parte já comentei aqui no blog. Como você já deve ter imaginado, é outro exemplo da patifaria dos jogos incompletos no MSX. Esta segunda parte até pode ser considerada do estilo run and gun, com progressão lateral, já que o personagem está armado com uma potente metralhadora e deve destruir tudo em seu caminho. Entretanto, muita paciência e muita "tentativa e erro" são os requisitos para esta etapa, que frustra o jogador menos resiliente. A versão em meu disco tem uma tela de carregamento de alguma loja piratex, que foi modificada por este que vos escreve. Nela consta a senha para acesso à segunda parte. De resto, o jogo em nada difere do original.

A seguir, um clássico inquestionável. H.E.R.O., produção da Activision, cuja versão para MSX foi lançada em 1984. Já comentei sobre este jogo quando apresentei meu cartucho da Sharp-Epcom, que possui algumas modificações. Já a versão presente neste disquete é tal qual a original.

O próximo da lista é Hundra, título da Zeus Soft, de 1988. Embora inspirado no filme de mesmo nome (chamado no Brasil de "Hundra: A Mulher Guerreira"), não segue a trama da produção cinematográfica. A película de "espada e feitiçaria" conta a jornada de Hundra, uma amazona que tem sua tribo massacrada e busca vingança, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um parceiro para repovoar sua vila

Já o jogo coloca Hundra em uma aventura para resgatar o rei dos vikings (e seu pai), Jorund, seqüestrado por Loki, o deus da trapaça. Para tanto, a guerreira precisa coletar três jóias sagradas, ao mesmo tempo em que evita os ataques de diversas criaturas. É um bom jogo de ação e exploração de cenários, com gráficos adequados e boa jogabilidade.

A versão presente em meu disquete em nada difere da original. Há uma tela de carregamento com o nome do jogo. Além disso, são apresentadas opções para vidas e energia infinitas, além de iniciar com todas as jóias sagradas. Estes macetes muito me ajudaram a ver o final da obra nos tempos áureos.

A seguir, Yie Ar Kung Fu, clássico da Konami, lançado em 1985, que já abordei em meu texto sobre a fita Engesoft MSXK-13. Há uma simples tela de carregamento com o nome do jogo (se não me falha a memória, feita por este que vos escreve). A versão da obra é da Plan Soft, com telas de introdução modificadas.

O último da lista é Magical Kid Wiz, desenvolvido em 1986 pela Seibu Kaihatsu em parceria com a Sony. Adaptação dos fliperamas, é um ótimo jogo de ação, em que um aprendiz de feiticeiro deve coletar itens e derrotar dragões para salvar uma bela princesa. Novamente, há uma tela de carregamento com o título da obra, que também é apresentada em versão da Plan Soft, com modificação na tela de abertura.

E assim se encerra mais um capítulo da epopéia dos discos piratex de MSX. Oito jogos que proporcionaram ação e muito divertimento. Todos devidamente preservados em formato digital.