quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 6

Entre aventureiros e bárbaros, entre bolas de boliche e sons espaciais, mais um disquete piratex de MSX é recuperado e preservado.

Novo capítulo da epopéia. Outro disco Nashua. Mais jogos copiados de amigos. Alguns destes memoráveis, ao menos para este singelo escriba. E um aplicativo sonoro que também marcou época para os que com ele tiveram contato.

Como sempre, marca presença o menu de seleção de jogos, com a finalidade de facilitar o acesso. Desta vez, entretanto, com variação de cores, em preto e branco.

A lista inicia com um clássico. Na verdade, a segunda parte de Astro Marine Corps (a primeira você já viu aqui no blog).. Lançamento da Dinamic, de 1989. A versão presente no disquete tem uma tela de carregamento com o título do jogo. E, ao contrário da primeira parte, tem os textos em inglês. Muito joguei. E, de vez em quando, volto a jogar. E sempre consigo finalizar, sem muita dificuldade.

A seguir, El Capitán Trueno, obra de 1989 desenvolvida pela Gamesoft em parceria com a Dinamic. Com base nas populares HQs espanholas criadas por Víctor Mora e Miguel Ambrosio Zaragoza, é um jogo de ação que até lembra clássicos como Castlevania e Metroid, no sentido de que é preciso explorar um extenso cenário, ir e voltar, coletar itens e liberar passagens. Para tanto, é possível revezar entre três personagens, cada um com características próprias para situações diversas. Temos o Capitão Trueno (o líder da equipe, habilidoso nos combates), Crispin (pequeno e ágil, capaz de alcançar locais que os demais não conseguem) e Goliath (o gigante poderoso, capaz de destruir paredes com as próprias mãos). Assim é a primeira parte do jogo, presente em meu disquete com a tela inicial modificada pela Champion Software.

A edição 19 da revista CPU MSX apresentou a solução desta primeira parte, com direito a mapa e tudo. Foi justamente com auxílio desta publicação que consegui finalizar a aventura.

Na seqüência, a segunda parte de El Capitán Trueno, também com tela inicial modificada pela Champion. Agora o jogo se torna mais linear, praticamente no estilo run and gun. Ainda é possível selecionar os três personagens. Rende bom entretenimento, mas, na opinião deste singelo escriba, a primeira parte é muito mais interessante.

Os três títulos acima foram citados em meu texto sobre a patifaria dos jogos incompletos no MSX. Nestes casos, os jogos foram vendidos originalmente em fitas cassete, no modo chamado "dupla carga", em que a primeira parte do jogo era gravada em um lado na fita, e a segunda no outro. No Brasil, entretanto, estas partes eram vendidas em separado, como se fossem jogos distintos ou continuações.

O próximo da lista é Coaster Race, lançado pela Sony em 1986. Um competente jogo de corrida, que rende bom entretenimento. A pista tem elevações, declives e até mesmo loops. A animação de explosão, quando o carro se envolve em uma colisão, lembra o clássico Pole Position. Há um modo para dois jogadores, no qual o segundo jogador controla os carros adversários e o próprio traçado da pista. A versão presente no disquete tem tela de carregamento da MSX Soft. O jogo em si em nada difere do original.

10th Frame  (ou 10th Frame Bowling, como nomeado neste disco) é um competente jogo de boliche, desenvolvido pela Access Software, em 1987. Oferece boa simulação do esporte e rende diversão quando jogado por mais de uma pessoa. A versão presente em meu disquete possui uma tela simples de carregamento, mas o jogo em nada difere do original.

A lista segue com Barbarian, desenvolvido pela Psygnosis em 1988. Um bárbaro percorre cenários, enfrentando criaturas inimigas e evitando armadilhas. Pode render bom entretenimento, se o jogador superar a frustração inicial com os controles incomuns do jogo. A obra está presente em meu disco em versão modificada pela Nemesis. Há uma tela de carregamento da Cobra Software. Não se trata da famosa piratehouse paulista, mas de uma loja pirateira local com mesmo nome.

O disco se encerra com um módulo do aplicativo SCC Sound Master. Neste módulo em questão, é possível reproduzir músicas e sons do jogo Salamander (alguns destes foram utilizados nos "Filmes Clássicos" produzidos em Cidra Beach). Após as mensagens iniciais, a tela fica totalmente escura e cada tecla pressionada no teclado ativa uma música ou som diferente. É possível mesclar sons. O vídeo abaixo dá um exemplo.

E apresentado está mais um disquete piratex de MSX. Como de praxe, com todo o conteúdo devidamente preservado em formato digital. Apenas mais um capítulo na extensa epopéia. Muito mais há de vir. Aguarde e confie.