quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 2

Do velho oeste ao espaço sideral, entre pingüins e alienígenas, mais um disquete piratex de MSX repleto de clássicos e pérolas.

Mais um disquete Nashua, repleto de jogos. Todos foram copiados de amigos (apenas um convertido de minhas fitas cassete). Mais um glorioso capítulo desta epopéia (que você tem acompanhado desde o início, certo?).

Quem acompanha já sabe: está presente um menu para seleção de jogos, a facilitar o acesso aos conteúdos. Feito em Basic, simples e funcional.

O disco abre com o clássico absoluto Zanac. Já tinha a obra em minha fita Engesoft MSXK-13. Mas copiei esta nova versão de um amigo. Há uma tela de carregamento, com o título na parte inferior da tela, mas o jogo em si é igual ao original. Também incluí uma opção com macete para vidas infinitas, cuja listagem deve ter copiado de alguma revista CPU MSX.

E já que tem o primeiro, tem que ter o segundo. Zanac 2 (na verdade, Zanac A.I. - 2nd version, edição especial com melhorias e alguns estágios diferentes em relação ao jogo original). A versão presente no disco tem tela de carregamento da Hot Soft. A tela de abertura também foi modificada pela empresa pirateira. O jogo em si não tem qualquer outra diferença.

O próximo da lista é Aliens. Este título converti de minha fita piratex VAT para disco. É a mesma versão. Apenas adicionei uma simples tela de carregamento com o título.

A seguir, mais um que proporcionou horas de belas jogatinas. Konami's Ping-Pong, produção com a habitual competência  da Konami, de 1985. Um jogo de tênis de mesa, para um ou dois jogadores. O simpático pingüim Penta aparece na tela de abertura e está na arquibancada, torcendo pelo jogador. A versão em meu disquete tem uma tela de carregamento da Hot Soft, mas o jogo em si é idêntico ao original.

Master of the Lamps é uma produção da Activision, lançada em 1985. Um bom jogo de ação, em que o jogador utiliza um carpete mágico para percorrer cenários em terceira pessoa, com efeitos gráficos interessantes para a época. A versão em meu disquete é tal qual a original.

 
A lista segue com Ice, desenvolvido por The Bytebusters em 1986. Um pingüim deve quebrar blocos de gelo para escapar de criaturas. Gráficos e sons simples, corretos. Até rende boa diversão. Há uma tela de carregamento da MSX Soft. O jogo em si em nada difere de original.

 
Agora, um clássico da Sega, que chegou ao MSX em 1985. Bank Panic é o famoso jogo de tiro, em que é preciso duelar com bandidos do velho oeste, coletar recompensas e proteger cidadãos indefesos. Simples, casual, viciante. Muito joguei (e, de vez em quando, ainda jogo). A versão presente em meu disquete possui uma tela de carregamento com o nome do jogo. Exceto por isto, é tal qual o original.

Telebunnie foi desenvolvido pela Mass Tael em 1983. Um coelho branco deve transformar os corações em itens que a tartaruga possa consumir, enquanto foge das cobras. A versão presente no disco tem uma tela de carregamento simples. O jogo é idêntico ao original.

A seguir temos Dambusters. Na verdade, este jogo se chama Objetivo: Los Diques ou Ataque A Los Diques, conforme mostrado aqui no blog. The Dam Busters é outro jogo, um simulador de vôo (lançado pela Sydney, em 1985). Mas como pirataria boa é aquela que pirateia até o título da obra, então deixe estar. A versão presente em meu disquete possui uma introdução em português de uma tal MSX-Game. Já o jogo em si é tal qual o original.

Peetan foi desenvolvido pela Nippon Columbia, em 1985. Uma ave no topo da tela deve jogar ovos nos troncos de árvores e criar um caminho para seus filhotes, evitando os ataques do gato. A versão em meu disquete possui uma tela de carregamento da Spock Soft (não tenho mais informações sobre esta "empresa"). A tela de abertura do jogo não tem os créditos dos desenvolvedores, mas o jogo em si é igual ao original.

E para encerrar temos Pengy. Já comentei sobre este jogo aqui no blog. Desconfio ser uma produção nacional. Usa a mesma fórmula de Ice, em que o jogador assume o controle de um pingüim e deve quebrar blocos de gelo para fugir ou acertar adversários. A versão no disquete tem uma simples tela de carregamento com o titulo do jogo.

A maioria dos títulos neste disquete é composta por jogos simples e casuais. Mas nem por isso deixaram de render bons momentos de jogatina e diversão. E agora, todo este conteúdo está devidamente preservado.