domingo, 12 de julho de 2020

O herói e o avião

Dois clássicos da Activision que entraram para a História no Atari 2600. E que receberam versões igualmente competentes no MSX.



Até o momento de publicação deste texto, estes foram os últimos cartuchos da Sharp-Epcom que adquiri. Desejo comprar outros. O problema é encontrar produtos em perfeito estado de funcionamento, com cartucho, caixa e manual em estados de conservação aceitáveis e, acima de tudo, com preços justos. Mas a caçada continua.

H.E.R.O.
Desenvolvido por John Van Ryzin e lançado em 1984, chegou ao MSX no mesmo ano. É o popular jogo no qual o herói deve resgatar mineiros em ambientes repletos de perigos. E se você não sabia, agora saberá: H.E.R.O. é uma sigla para Helicopter Emergency Rescue Operation. A versão do MSX tem evidentes melhorias gráficas e sonoras, com a jogabilidade mantida. Ou seja, fluidez na movimentação do personagem e precisão requerida para executar as ações.


O cartucho da Sharp-Epcom é uma modificação da versão japonesa lançada pela Pony Canyon (a obra foi lançada na Europa pela Activision). Foram removidos os créditos do jogo na parte inferior da tela.


River Raid
E o que dizer deste clássico absoluto? Criado por Carol Shaw e lançado em 1982, é um dos precursores do estilo shoot 'em up. Chegou ao MSX em 1984, em competente conversão. com melhorias gráficas e sonoras. Entretanto, mesmo com jogabilidade sólida, perdeu um pouco do feeling do original do Atari, na opinião deste singelo escriba.


O jogo foi lançado na Europa pela Activision e no Japão pela Pony Canyon. Foi justamente esta versão japonesa que a Sharp-Epcom usou para produzir seu cartucho, em que os créditos na tela de abertura foram removidos.