sábado, 5 de dezembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 3

Clássicos e mais clássicos. Astronautas, guerreiros, pistoleiros, aventureiros. É o que reserva este disco piratex.

E segue a epopéia dos disquetes recuperados. Este disco Nashua foi preenchido somente com jogos copiados de amigos. E alguns com telas de carregamento das empresas pirateiras locais.


O menu de seleção de jogos mais uma vez marca presença, com direito a títulos com macetes de vidas infinitas.

O disco abre com MASK III: Venom Strikes Back, produção da Gremlin Graphics, de 1988. Baseado na série animada MASK, que foi exibida no Brasil pelo SBT. Um jogo de ação competente, com uma música na tela de abertura que gruda na mente e instiga à jogatina. A versão presente neste disquete tem uma tela de carregamento com o nome do jogo. E este é apresentado sem qualquer alteração..

A lista continua com Colt 36, produzido em 1987 pela Topo Soft. Um jogo de tiro, com gráficos e sons corretos. Os olhos do personagem na parte inferior da tela indicam onde os inimigos aparecerão. É possível atirar em elementos dos cenários para obter mais pontos. Rende um entretenimento casual. A versão presente no disco é tal qual a original.

A seguir, o clássico inegável. Knightmare, obra-prima da Konami, de 1986. Preciso comentar? Jogo no estilo shoot 'em up, com progressão vertical, em que o guerreiro Popolon enfrenta os mais terríveis perigos oriundos da mitologia grega para resgatar Afrodite. Gráficos, sons e jogabilidade primorosos. A versão presente no disco tem uma tela de carregamento simples feita por este singelo escriba. O jogo não tem diferenças em relação ao original. Muito, mas muito joguei.

O próximo da lista é outro clássico: o jogo vendido no Brasil como Wonder Boy. Não é o original dos fliperamas, mas sua adaptação, Takahashi Meijin no Bouken Jima (traduzido como Master Takahashi's Adventure Island ou, simplesmente, Adventure Island). Jogo da Hudson Soft, chegou ao MSX em 1986. O personagem percorre cenários em progressão lateral, tentando evitar obstáculos e criaturas. A versão presente no disco tem telas de carregamento da Hot Soft. De resto, é tal qual o original.

E mais um clássico: TwinBee, lançado pela Konami em 1986. Jogo no estilo shoot 'em up, com deslocamento vertical.  Os gráficos e sons tem qualidade inferior ao original dos fliperamas, mas a jogabilidade se mantém, inclusive com a possibilidade de dois jogadores simultâneos. A versão presente no disco tem uma tela de carregamento modificada por este que vos escreve. Depois, uma tela para macete de vidas infinitas (de uma tal Belém Novo Soft). O jogo em si em nada difere do original.

A seguir, Gonzzalezz, produção da Opera Soft, de 1989. Exemplo da patifaria dos jogos incompletos no MSX, é mais uma obra vendida originalmente em fita cassete, na chamada "dupla carga", em que a primeira parte do jogo era gravada em um lado da fita, e a segunda parte no outro. No Brasil, as partes destes jogos eram comercializadas em avulso, como se fossem títulos diferentes ou continuações. Felizmente, no caso de Gonzzalezz, consegui copiar ambas no mesmo disco Na primeira parte o mexicano dorminhoco precisa saltar por plataformas, em cenários repletos de obstáculos e perigos.

A segunda parte coloca o personagem em um cenário de progressão lateral, enfrentando inimigos variados, coletando itens, em uma mescla de ação com aventura. Para ambas as partes do jogo, consegui listagens em revistas CPU MSX com macetes para vidas infinitas.

Foi justamente a resenha da CPU MSX #16 que instigou meu interesse por este jogo. Vale notar que a revista tratava apenas da segunda parte.

Seis títulos que proporcionaram muitas horas de diversão, em jogatinas individuais ou acompanhado de meu irmão e amigos. E tudo, como você já deve estar cansado de saber, devidamente preservado em formato digital.