sexta-feira, 10 de março de 2023

MSX: Cartuchos Preservados

Objetivos são traçados para serem alcançados. Sonhos são trabalhados para serem realizados. E foi com esta filosofia filosofal que se deu a preservação de meus cartuchos de MSX.

Neste singelo blog já apresentei meus esforços para preservar em formato digital meus conteúdos de MSX. Foi assim com a saga de minhas fitas cassete. Depois veio a epopéia dos disquetes.

Eu já havia listado meus cartuchos da Sharp-Epcom e da Gradiente. E eram justamente os cartuchos que faltavam ser preservados. Faltavam.

Após muito tempo, finalmente consegui reunir os dispositivos para realizar a digitalização dos cartuchos (o popular dump ou backup). Eu precisava de uma forma rápida e segura, que não envolvesse muita engenharia ou apresentasse riscos ao computador e aos cartuchos. Assim, adquiri um expansor de slots para MSX, com chaves que permitem controlar a ativação dos mesmos. Além de todas as possibilidades que tal dispositivo oferece, o backup dos cartuchos se daria de forma mais fácil. Eu já possuía uma SD Mapper, em cujo cartão instalei um programa para a leitura e gravação do conteúdos dos cartuchos. E isto é tudo. Mais simples impossível. 

Uma dupla imbatível.

Bastou conectar a SD Mapper em uma das entradas de meu garboso HotBit HB-8000 e o expansor de slots na outra. Inseri um cartucho no expansor, com a chave configurada para desativá-lo na inicialização. Liguei o computador. O sistema operacional da SD Mapper iniciou, ativei a chave do expansor de slots para permitir a leitura do cartucho. Abri o programa para fazer o backup, selecionei as opções pertinentes de endereçamento de memória, o slot em que o cartucho estava inserido e afins. O processo se iniciou e... o cartucho foi copiado para uma pasta da SD Mapper. Conteúdo totalmente preservado.

É claro que não foi tão simples assim. No início, cometi alguns deslizes nas configurações e os resultados não foram satisfatórios. Mas em pouco tempo percebi onde estavam os equívocos e tudo funcionou.

E, agora, minha pequena coleção de cartuchos de MSX está totalmente preservada em formato digital. Vários destes já estavam disponíveis nas interwebz. 

Entretanto, alguns títulos, nas versões modificadas pela Sharp-Epcom, eram inéditos. Jogos como "Pares" e "Mole", com textos traduzidos em português. E "Ninja I", versão de Candoo Ninja, que não possui a tela de abertura musicada como no original. 

Além disso, a versão que existe nas interwebz da Sharp-Epcom para H.E.R.O. possui problemas. Até onde consegui verificar, minha digitalização não tem erros. 

Mas a cereja do bolo, ao menos para mim, foi preservar o conteúdo de meu cartucho de "O Tesouro Perdido", versão da Sharp-Epcom para o clássico absoluto The Goonies. Esta versão era inédita e, exceto pela tela de abertura modificada, em mais nada difere do original. 

ATUALIZAÇÃO (29/09/2023): Mais dois cartuchos da Sharp-Epcom entraram para a coleção e foram devidamente digitalizados: Hyper Sports 1 e Turboat. Leia mais aqui.

Também digitalizei dois cartuchos da Gradiente: Ligue-se ao Expert e Rollerball

E ainda consegui preservar o conteúdo de minha interface de disco DDX, na versão 3.0f. Existe um dump nas interwebz, que não funciona corretamente. Este novo backup não tem erros. 

Enfim, embora não tão trabalhosa quanto as fitas e os disquetes, a jornada para preservação de meus cartuchos foi tão gratificante quanto. 

E viva o MSX!