quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

O herói apaixonado e a nave espacial

Um herói dentro de um labirinto, a resgatar sua amada. Uma nave espacial a combater os mais diversos inimigos. Dois jogos para MSX, em fitas cassete da Gradiente.

Quando se trata de produtos nacionais do MSX, meus xodós são os cartuchos da Sharp-Epcom (um dia eu completo a coleção, um dia...). Também sempre valorizei as fitas cassete da Engesoft. Curiosamente, nunca me ative aos produtos da Gradiente. A exceção maior era Rollerball, edição pela qual sempre fui fascinado e, muito depois dos tempos áureos, consegui comprar.

Eis que, no final do complicado ano de 2020, surgiu uma oportunidade para adquirir duas obras para o MSX, comercializadas no Brasil em fitas cassete, pela Gradiente. Não me fiz de rogado. Mais dois títulos "oficiais" entraram para minha coleção. E completos, com estojos, encartes, manuais, fitas em perfeito estado de funcionamento. E tudo isto agora está devidamente preservado. Os manuais destes jogos, aliás, não estavam disponíveis nas interwebz. Agora estão. Não precisa agradecer. 

O primeiro que apresento é "Thezeus". Na verdade, o nome completo do jogo é Iligks Episode One - Theseus, produzido pela ASCII Corporation, em 1984. Este produto, ressalto, estava lacrado. Estava. Comigo não tem essa de "manter lacrado pra valorizar". Aberto, testado e completamente preservado em formato digital.

Inspirado na narrativa sobre o herói da mitologia grega, Teseu, trata-se de um interessante jogo, em que o aventureiro destemido deve percorrer labirintos, coletar itens e evitar perigos, a fim de resgatar sua amada. Rende bom divertimento casual, mas também pode ser bastante viciante para aquele que deseje vencer todos os estágios da aventura.


O segundo é "Cosmos", ou melhor, Cosmo Traveler. Produzido em 1983 pela Apollo Technica, é um shoot 'em up vertical, no estilo dos clássicos Space Invaders, Galaga e Megamania (mas sem o mesmo charme).


A mecânica do jogo é simples. Controle uma nave espacial, movendo-se para os lados, disparando contra inimigos e evitando seus ataques.

As versões presentes em ambas as edições em nada diferem das originais. Como de praxe nas fitas da Gradiente, os jogos foram gravados em ambos os lados das mídias.

Havia outros títulos à venda na mesma loja onde adquiri estes jogos, mas "comi mosca" e os perdi. Fica para uma próxima.

Ou não...