sábado, 12 de dezembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 5

Um clássico da patifaria, bons jogos de raciocínio e algumas boas conversões de jogos de fliperama. Tudo isto e um pouco mais está contido neste disquete piratex de MSX.


O presente disquete Nashua contém oito jogos copiados de amigos, alguns com telas de carregamento de piratehouses nacionais. E um deles traduzido no idioma português.

O menu para seleção de jogos, uma vez mais presente, sempre a facilitar o acesso.

O primeiro da lista é Q*Bert, versão da Konami para o clássico dos fliperamas (que muito joguei no meu Supergame CCE, conforme relatei em minhas Lembranças do Atari). O jogo chegou ao MSX em 1986, com melhorias gráficas e sonoras, além de ser protagonizado por um personagem diferente. Rende ótimo entretenimento, A versão presente em meu disquete possui uma tela de carregamento com o nome do jogo. Exceto por isto a obra em nada difere da original.

O próximo é Pyromania (na verdade Pyro-Man), jogo da francesa Nice Ideas, de 1985. Um bombeiro deve apagar as chamas em um prédio e conter o malfeitor incendiário. Simples e viciante. A versão no meu disco tem telas de carregamento da World Soft e da Newsoft. O jogo em si em nada difere do original.

Passing Shot é um jogo de tênis produzido pela Sega e convertido para o MSX pela Image Works, em 1988. Monocromático e lento, até pode render boa diversão quando jogado por duas pessoas. A versão presente no disco teve a tela de abertura modificada com os dizeres "Sandro 1990". De resto é tal qual o original.

E agora, o clássico da patifaria: Zanac 3. Já comentei sobre este título aqui no blog. Se você leu o texto, já sabe que nunca existiu um "Zanac 3". Na verdade, eram versões alteradas do jogo original, que iniciavam nos estágios mais avançados. A versão em meu disquete foi modificada pela Champion e tem uma tela de carregamento de Magi Cracks. Também inclusa está uma versão que permite jogar com macete de vidas infinitas e com possibilidade de alterar a velocidade do jogo.

Na seqüência, mais um jogo da Sega. Zaxxon chegou ao MSX em 1985. Uma boa conversão deste clássico dos fliperamas, um shoot 'em up com perspectiva isométrica. A versão em meu disquete tem uma tela de carregamento da Big Soft.

 
"Big Soft!? Quem diabos foi a Big Soft"? Bem, na verdade, a tela de carregamento apresentava apenas o nome do jogo, mas foi modificada por este que vos escreve. "Big" era o nome de meu bichinho de estimação, uma simpática tiriva (também conhecida como tiriba, tiriba-de-testa-vermelha, Pyrrhura frontalis). Assim, nada mais justo do que homenagear este querido amigo, dando seu nome à minha empresa pirateira fictícia (se não me engano, ele ainda era vivo à época).
 
Registros de Big em dois de seus locais prediletos: na corda do varal e debaixo das cadeiras.
De volta à pauta. O jogo em si não tem diferenças em relação à versão original.
 

O próximo da lista é Le Mans 2, disponibilizado pela Electric Software em 1985. Simulador de corrida, da clássica prova das 24 horas de Le Mans. Apesar dos gráficos e sons simples, pode render alguma diversão, assim que dominados os controles e vencida a frustração inicial com os capotamentos. Os detalhes dos carros no retrovisor, das mãos do piloto na direção e das trocas de marchas me fascinavam à época. Há também a passagem do tempo, com a corrida a acontecer durante dia e noite. A versão presente em meu disco tem uma tela de carregamento da MSX Soft. Além disso, os créditos da desenvolvedora foram removidos da tela de abertura e todos os textos foram traduzidos para português.

Kick It é um título produzido por The Bytebusters em 1986. O jogador controla um par de pernas e precisa escapar das investidas inimigas, ao mesmo tempo em que tenta desativar bombas pelo cenário. Cada um dos quadrados em que o jogador pisa desaparece, tornando impossível refazer os passos. Um bom jogo de raciocínio, com algumas vozes digitalizadas. A versão em meu disco em nada difere da original.

Para encerrar, um clássico (ao menos para este singelo escriba). Skooter também foi desenvolvido por The Bytebusters, em 1987. É um excelente jogo que envolve raciocínio e certa estratégia, para ajudar o destemido robozinho a escapar dos perigos em cenários repletos de quebra-cabeças. Belos gráficos, sons e músicas. Muito joguei. E de vez em quando, ainda jogo. A versão em meu disquete é tal qual a original.

Alguns dos títulos apresentados neste disquete foram responsáveis por incontáveis horas de jogatina e diversão, sozinho ou com amigos. E, como regra desta epopéia dos disquetes recuperados, todo o conteúdo está devidamente preservado em formato digital.