O MSX foi agraciado com grandes
obras-primas em forma de jogos eletrônicos. Mas também foi alvo de grandes
patifarias, em especial aquelas que envolvem jogos incompletos, literalmente.
Um dos maiores clássicos dos
fliperamas, Double Dragon definiu os parâmetros do gênero conhecido como
beat 'em up (o popular "briga de rua"). O sucesso estrondoso
garantiu conversões para os mais diversos sistemas de jogatina eletrônica. A
primeira vez em que vi os irmãos do Dragão Duplo em um sistema caseiro foi em
um ZX Spectrum (TK90X, para os chegados). Um colega de escola tinha o
popular microcomputador e muito jogamos. Como possuidor de um garboso MSX,
esperava com ansiedade que Double Dragon ganhasse uma versão para este
sistema (e torcia para que fosse parecido com a versão lançada para o Master
System).
Infelizmente, a espera foi
"premiada" com uma péssima conversão do jogo do Spectrum.
Enquanto a versão do Spectrum era jogável e divertida (apesar das
limitações gráficas, das poucas cores e sons), a conversão feita pela Xortrapa
em 1988 para MSX foi nada além de canhestra. Os gráficos se mantiveram os
mesmos da versão para Spectrum. Mas daí pra frente foi só desleixo. Não
há músicas ou sons (este problema se deu devido a rotinas mal-programadas para
o chip de som que, segundo alguns relatos, poderiam até queimar alguns
modelos do microcomputador). E o principal: a jogabilidade foi totalmente
perdida, graças a erros de programação, que tornaram o jogo lento e entediante.
Como desgraça pouca é bobagem, a versão do MSX ainda traz mais uma tosquice
como "bônus". Quando se atinge a última fase, antes do confronto
final com o vilão Willy, o jogo simplesmente termina. Ou melhor, a primeira parte do estágio se encerra. A tela fica escura e, ao invés de surgir o confronto contra o vilão final, o jogo retorna ao primeiro estágio.
Outra obra que sofreu patifaria
no MSX foi The Munsters, lançada pela Alternative Software em
1988. No jogo, é preciso resgatar Marilyn, a sobrinha dos simpáticos monstros,
ao longo de quatro estágios. No primeiro, controla-se Lily. No segundo, o
jogador assume o controle de Herman e do Vovô. No terceiro, é preciso dirigir o
monstruoso carro da família. E no quarto, mais uma vez controla-se Herman para
enfim encontrar Marilyn.
Tudo muito bem, tudo muito bom. Entretanto, devido a um erro de programação grotesco, o jogo trava no final do primeiro estágio, assim que o jogador encontra todos os itens para controlar Herman e o personagem começa a se mover. Ou seja, três estágios completos ficaram inacessíveis!
A revista CPU MSX resenhou o jogo como se fosse completo, em sua edição de número 20.
Na seqüência, temos The Untouchables, outra conversão do ZX Spectrum para MSX, a apresentar a jornada de Eliot Ness e seus aliados contra Al Capone. O jogo até é divertido, com boa jogabilidade. Mas a conversão se resumiu apenas ao primeiro estágio do jogo. Verdadeira patifaria típica de gangsters.
Em parceria com a divisão de jogos da Lucasfilm, a US Gold lançou jogos baseados no terceiro filme de Indiana Jones para os mais diversos sistemas. Indiana Jones and the Last Crusade chegou ao MSX em 1989. É o mesmo jogo de exploração visto em outros sistemas, incluindo Master System e Mega Drive.
Na seqüência, temos The Untouchables, outra conversão do ZX Spectrum para MSX, a apresentar a jornada de Eliot Ness e seus aliados contra Al Capone. O jogo até é divertido, com boa jogabilidade. Mas a conversão se resumiu apenas ao primeiro estágio do jogo. Verdadeira patifaria típica de gangsters.
Em parceria com a divisão de jogos da Lucasfilm, a US Gold lançou jogos baseados no terceiro filme de Indiana Jones para os mais diversos sistemas. Indiana Jones and the Last Crusade chegou ao MSX em 1989. É o mesmo jogo de exploração visto em outros sistemas, incluindo Master System e Mega Drive.
"Ah, que beleza, então agora
o serviço foi bem feito". Ledo engano. No total, a obra é composta por
quatro estágios. Mas novamente, por uma programação
desleixada, o jogo se encerra após a segunda parte do primeiro estágio
(quando Indy está sobre o trem em movimento). Esta situação foi inclusive observada na edição #23 da revista CPU MSX.
Na verdade, em pesquisas que fiz nas interwebz, o jogo parecia estar completo e seguia além da fase do trem, o que poderia indicar que tanto o pessoal da revista quanto eu jogamos uma cópia defeituosa nos tempos áureos. No meu caso, apenas mais um item das fitas piratex bugadas de MSX.
Estes são alguns exemplos
clássicos. Além de jogos com a habitual lentidão em relação aos originais de ZX
Spectrum, os entusiastas do MSX também precisavam conviver com estes
amadorismos. Impressiona notar que as obras foram vendidas desta maneira,
incompletas, defeituosas. Mas, naqueles tempos, o importante era se fazer
representar. Algo do tipo "falem mal, mas falem de mim". Em tempos
recentes, graças a esforços de entusiastas do MSX, foram criadas atualizações e
modificações que tornaram possível apreciar as produções em sua totalidade,
como deveriam ter sido desde o início.
Outra forma de patifaria muito
difundida em alguns países (especialmente no Brasil), era vender jogos
"pela metade". Explico: diversos jogos eram lançados em fitas cassete
e, em muitos casos, a primeira fase do jogo era gravada em um lado da fita e a
segunda fase no outro. Eram os populares jogos de "carga dupla". O que os espertalhões e piratas faziam então? Vendiam
apenas um dos lados da fita como se fosse um jogo completo. Assim jogos como After
The War, Astro Marine Corps, Corsarios, El Capitán Trueno e Gonzzalezz
tinham "continuações" que nunca existiram como tal. Eram apenas as
segundas fases vendidas separadamente.
Estas eram algumas patifarias do
mundo MSX. Amadoras, toscas, impagáveis e, ainda assim, inesquecíveis. O
"falem mal, mas falem de mim" realmente deu certo.