quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 4

Criaturas tresloucadas, seres mitológicos, um mercenário invencível e corridas no gelo. É o que reserva este disquete piratex de MSX.

Mais um disquete Nashua. Desta vez, apenas quatro jogos (todos copiados de amigos). A pouca quantidade se deu porque o primeiro título ocupou bastante espaço em disco.

Como de praxe, o menu para seleção de jogos, feito em Basic, a facilitar o acesso.

A lista abre com Gremlins 2, da Topo Soft. Produzido em 1990, é um jogo de ação em progressão lateral, que segue o enredo do segundo filme das criaturas endiabradas. A versão presente em meu disquete é uma conversão piratex do original em fita cassete, feita por Damián Román (pirateiro espanhol), sem as telas de carregamento da Topo Soft, mas com uma tela para seleção de fases. Entretanto, como acontecia em algumas destas conversões de fita para disco, só é possível jogar a fase selecionada. Quando esta se encerra, é preciso reiniciar o computador e recarregar o jogo em uma fase diferente. Exceto por isto, o jogo é igual ao original.

 
Apesar dos gráficos monocromáticos, sons simples e da ausência de músicas, até pode render divertimento, assim que o jogador se acostuma com o ritmo cadenciado 
 

Outra produção de 1990, desta vez pela Opera Soft. É Mythos, jogo de ação em progressão lateral, em que o jogador assume o papel de um centauro e deve enfrentar os mais diversos perigos. A simplicidade gráfica e sonora esconde um bom jogo, que requer precisão nos movimentos para obter progresso, o que pode frustrar o jogador menos paciente. A versão presente no disco é outra conversão de fita cassete feita por Damián Román, com a tela de carregamento alterada. O jogo em si, em nada difere do original.

Icebreaker, também de 1990, é uma obra da Topo Soft. Um jogo de corrida com visão aérea e progressão vertical. A trama detalha que a Terra foi tomada por uma nova era glacial e, para sobreviver, é preciso atravessar ambientes em busca de recursos, com um veículo de bobsleigh. Gráficos e sons simples, mas pode render boa diversão. A versão presente no disco tem a tela de carregamento modificada por ele, Damián Román, mas o jogo em si em nada difere do original.

E para finalizar, Joe Blade, desenvolvido pela Players em 1989. É um ótimo jogo de exploração, em que um mercenário deve se infiltrar na base de perigosos inimigos e libertar reféns, em um extenso mapa, com situações que exigem estratégia e inteligência. A versão em meu disquete teve a tela de abertura modificada pela Hot Soft, piratehouse local que você já conhece, se está acompanhando esta epopéia desde o início.. O jogo em si é tal qual o original. Muito joguei.

Tomei conhecimento de Joe Blade na edição 24 da revista MSX Micro, na mesma oportunidade em que conheci Corsarios (como relatado aqui no blog), Jagur e Mon Mon Monster. Títulos antológicos para este que vos escreve, mesmo que eu só tenha tido real contato com os dois últimos nos tempos da emulação. 

Enfim, mais um disquete apresentado, com seu conteúdo completamente preservado. Quatro obras que renderam bons momentos de jogatina. E hoje rendem boas recordações.