quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 8

Do cemitério ao espaço, entre macacos e guerreiros, mais um disquete piratex de MSX é preservado e apresentado.

Este disquete Nashua é mais um item repleto de jogos copiados de amigos, acondicionado em uma das caixas de disquetes de minha coleção. Os títulos nele presentes renderam muitas horas de jogatina e diversão, estivesse eu sozinho ou com amigos.

O menu para seleção de jogos (feito em Basic) se faz presente, uma vez mais. Acesso facilitado.

O jogo que abre a lista é Operation Wolf, originalmente lançado nos fliperamas pela Taito, em 1987, e convertido para MSX pela Ocean, no ano seguinte. Um jogo de tiro em primeira pessoa, em que a tela se move automaticamente e o jogador controla a mira, para combater as forças inimigas e evitar atingir inocentes. Nos fliperamas, rende bom divertimento. No MSX, é preciso se resignar que se trata de mais uma conversão do ZX Spectrum, monocromática e mais lenta. Pode render boa diversão, se a expectativa não for alta. A versão em meu disquete teve as telas de carregamento e abertura modificadas pela Hot Soft, empresa pirateita local.

O próximo é El Poder Oscuro, que me foi repassado com o simples título de "Dark". Desenvolvido pela Arcadia Software, em 1988, é um interessante jogo de ação com progressão lateral, em que é possível controlar um robô gigante, um veículo aéreo e um combatente espacial, alternando entre eles quando quiser. O objetivo é neutralizar um poder sombrio que devasta tudo em seu caminho. Para tanto, é preciso percorrer um amplo mapa, coletar itens e resgatar prisioneiros. A versão presente no disquete tem uma tela de carregamento da Nemesis, que também traduziu os textos para o idioma português.

O MSX nunca teve uma versão de Ghosts'n Goblins, o clássico dos fliperamas. O jogo chegou a ser anunciado em revistas japonesas nos anos 1980, mas nunca foi de fato lançado (provavelmente sequer foi desenvolvido). À época, alguns títulos com temática e/ou jogabilidade similares até foram comercializados como "versões" ou "continuações" do clássico. Um exemplo é Ghost, já mostrado aqui no blog. Mas talvez a obra que mais se aproximou do jogo da Capcom (ao menos em termos de "clima") foi Demonia (ou Demonia I - L´Intrusion), desenvolvido pela Microids em 1986. Na verdade, apenas o início lembra o jogo do cavaleiro Arthur, já que começa em um cemitério com zumbis e outras criaturas. Depois, se torna uma aventura de exploração, com ritmo mais cadenciado, mas ainda assim com certa dificuldade. A versão presente em meu disco em nada difere da original.

O Atari teve Enduro. Os fliperamas, Pole Position. E o MSX teve Hyper Rally, lançado pela Konami em 1985. Competente jogo de corrida, com visão por trás do carro, jogabilidade sólida, bons gráficos e sons. A versão em meu disco tem uma simples tela de carregamento com o nome do jogo. De resto, é tal qual a original. Muito joguei.

O disco é encerrado com The Apeman Strikes Again, produção de The Bytebusters, de 1985. Um clone do clássico Donkey Kong, com algumas mudanças gráficas e, especialmente sonoras, com a inclusão de vozes digitalizadas. A versão em meu disquete é tal qual a original.

Mais um disquete preservado e apresentado em todos os detalhes, em uma epopéia deslumbrante que só poderia acontecer neste singelo espaço.