sábado, 28 de novembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 1

Clássicos e mais clássicos. E algumas pérolas. É isto que você encontrará neste disquete piratex de MSX.

Conforme relatado nos capítulos anteriores, uma vez que o disquete se tornou a mídia preferencial para uso com meu MSX, passei a adquirir o que pudesse de jogos e aplicativos, primeiro em visitas à Casa das Agulhas e, depois, através de cópias feitas com amigos. Os quatro primeiros disquetes piratex eram da marca Verbatim. A partir de então, comprei uma caixa com disquetes Nashua. E são estes que apresentarei neste e nos próximos textos. Vamos então ao primeiro.

A maioria dos jogos presentes neste disco foi copiada de amigos. Alguns converti de minhas fitas cassete. E, é claro, o menu para seleção dos títulos está presente, sempre a facilitar o acesso.

Começamos com After the War, lançado pela Dinamic em 1989. Listei este título em meu texto sobre a patifaria dos jogos incompletos no MSX. Neste disco está presente a primeira parte, no estilo beat 'em up, também conhecido como "briga de rua", em que, literalmente, o personagem percorre ruas apocalípticas espancando meliantes. Gráficos monocromáticos e sons simplórios. Ainda assim, rende bom entretenimento para os mais persistentes. A versão presente no disco tem uma tela de carregamento da Cobra Software (provavelmente uma piratehouse local e não a empresa mais conhecida nacionalmente por este nome). De resto, o jogo é igual ao original.

A lista segue com Ewoks and the Dandelion Warriors, que já apresentei em meu texto sobre a fita piratex VAT. Converti este título desta fita para disco. É a mesma versão, exceto por uma tela de carregamento feita por este que vos escreve (vergonhosamente com a palavra ewoks escrita com erro).

World Cup Italia 90 é um jogo de futebol desenvolvido pela Novotrade Software em 1988, no embalo da Copa do Mundo de 1990. Com deslocamento vertical, monocromático, com poucos sons e jogabilidade que requer alguma paciência, se destaca pela mudança de ângulo nas situações de gol. A versão presente no disco é tal qual a original

Outro jogo que converti de fita para disco foi Bosconian, já mostrado em meu texto sobre a fita piratex Gradiente. Outra vez criei uma simples tela de carregamento com o nome do jogo. é a mesma versão da fita cassete, sem créditos na tela inicial.

Agora, um clássico, ao menos para este singelo escriba. Corsarios, produção da Opera Soft, de 1989. Exemplar do gênero beat 'em up, ambientado nos tempos dos piratas e velhos lobos do mar. Na falta de uma versão decente de Double Dragon, este jogo supria a vontade. E muito joguei. Ainda assim, é mais um exemplo da patifaria dos jogos incompletos no MSX. A versão presente no meu disco, na verdade, é a primeira parte (e melhor, na minha modesta opinião). Não há qualquer alterações em relação ao original.

Se não me falha a memória, meu primeiro vislumbre deste jogo foi na edição 24 da revista MSX Micro. Foi o suficiente para aguçar meu interesse.

Outro que me traz belas recordações é Dungeon Master, produzido por Eiichi Saida, em 1986. É um RPG que se destaca ao permitir até três jogadores simultâneos, algo raro naquela época, mesmo em consoles de videogame. Como nunca tive muita predileção por jogos deste estilo, meu progresso neste título sempre foi pouco. Mas um amigo foi longe, fez mapas dos cenários e tudo mais. De qualquer forma, rendeu belas jogatinas em Cidra Beach, com meu irmão e amigos. A versão em meu disco teve a tela de abertura modificada pela Hot Soft, piratehouse local que já deu as caras aqui no blog (e ainda aparecerá outras tantas vezes até o fim desta epopéia). Exceto por isto, em nada difere da original.

 
Mais um clássico? Choplifter, lançamento da Broderbund, de 1985. Preciso comentar? Inicialmente lançado para o Apple II, ganhou versões para todo e qualquer sistema da época (e fez o mesmo sucesso em todos). A versão presente no disco tem uma tela de carregamento da MSX-Soft. De  resto, é idêntica à original.

O disco é encerrado por Storm: Una's Lair, aventura com visão aérea, nos moldes do clássico Gauntlet. Produção da Mastertronic, de 1986, permite até dois jogadores simultâneos. Confesso que nunca tive muita paciência para me dedicar a este jogo. A versão presente no disco em nada difere da original.

Mais um disco apresentado. Mais títulos que muito joguei (alguns nem tanto). Mais um capítulo da epopéia de preservação e recordação alcançado. E está longe do fim.