domingo, 27 de dezembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Nashua 9

Clássicos, clássicos e mais clássicos. É o que reserva este disquete piratex de MSX.

Activision, Konami, Sega. Este disquete Nashua está repleto de clássicos títulos lançados por estas empresas. Todos copiados de amigos.

 
Uma vez mais, o menu para seleção de jogos, a garantir o fácil acesso às obras.

O primeiro da lista é Time Pilot, lançado no fliperamas pela Konami em 1982, cuja versão para MSX foi disponibilizada no ano seguinte. Um clássico shoot 'em up, com movimentação em todas as direções (na verdade, a tela se move, não a aeronave). É preciso viajar por várias épocas, combatendo diferentes inimigos. Muito joguei, primeiro na casa de um caro amigo de escola, que tinha o cartucho da Sharp-Epcom. Depois, quando consegui uma cópia do jogo neste disquete, idêntica à versão original.

A seguir, Keystone Kapers, clássico do Atari 2600, desenvolvido pela Activision em 1983. A versão para MSX chegou no ano seguinte, com algumas melhorias gráficas e sonoras, além da jogabilidade sólida e viciante. Ainda assim, sempre me pareceu não ter o mesmo "charme", o mesmo feeling do que no Atari. A versão em meu disco tem uma tela de carregamento com o nome do jogo. De resto, é tal qual a original.


O próximo da lista é Hang-On, clássico jogo de corrida de motocicletas da Sega, lançado nos fliperamas em 1985. A versão para MSX foi lançada no mesmo ano, com óbvias limitações gráficas e sonoras. E, infelizmente, com a jogabilidade comprometida, sem a sensação de velocidade vista nos fliperamas ou no Master System (em verdade, o jogo de MSX é similar ao lançado para Colecovision). Se o jogador tiver boa vontade e passar por cima destes problemas, pode render bom divertimento. A versão em meu disquete tem uma tela de carregamento com o nome do jogo. Exceto por este detalhe, em nada difere da original.

Chicago 30's é uma produção da Topo Soft, de 1988. O jogador percorre as ruas de Chicago, enfrentando perigosos gangsters. Há o detalhe interessante do campo de jogo ser mostrado em uma tela de cinema e os espectadores servirem como contador das vidas (a cada vida perdida, um espectador a menos na platéia). Apesar de monocromático, pode render boa diversão. A versão em meus disquete é igual à original.

A lista segue com Hyper Sports 2, desenvolvido pela Konami em 1984. Reúne três esportes olímpicos: tiro ao alvo, arco e flecha e levantamento de peso. Gráficos, sons e jogabilidade com a primazia que a empresa japonesa sempre soube empregar no MSX. Diversão garantida. A versão no disquete difere da original ao não mostrar os créditos da Konami na tela de abertura.

Hyper Sports 3 foi lançado pela Konami em 1985, com mais três modalidades esportivas: ciclismo, salto triplo, curling e salto com vara. A competência gráfica, sonora e de jogabilidade uma vez mais se faz presente. A versão em meu disquete não tem diferenças em relação à original.

No disquete também há uma versão com macete do jogo, que chamei de "Super Dica", em que basta manter pressionada a tecla direcional para a direita para obter velocidade máxima (e assim evitando destruir o teclado na jogatina).

 
A seguir, Oh Shit!, disponibilizado pela Aackosoft em 1985. Um clone do clássico Pac-Man, com o diferencial de apresentar vozes digitalizadas. Em especial quando o personagem perde uma vida: um sonoro "Oh Shit!" é ouvido. Impagável. A versão em meu disco é tal qual a original. Também está presente uma versão com macete de vidas infinitas.
 

O disco se encerra com Fanky Punky, produção da Genesis Soft, de 1987. Jogo de ação e exploração de cenários. O personagem, um estudante desleixado, acorda de ressaca após uma festança e precisa coletar itens e evitar criaturas diversas a fim de chegar a tempo para um de seus exames. A versão em meu disquete é idêntica à original. Há também uma versão com macete de vidas infinitas.

A primeira parte da epopéia dos disquetes piratex se aproxima do fim (só mais um disco). Mas não se preocupe: mais duas caixas ainda virão. Como sempre, com todo o conteúdo preservado em formato digital.