sexta-feira, 24 de abril de 2020

Fita MSX piratex: VAT

O último capítulo da saga das fitas piratex de MSX.


Esta fita VAT C60 foi a última fita piratex que adquiri para o MSX. Em verdade, não lembro onde. Se em alguma piratehouse ou se simplesmente copiei os jogos de algum amigo. Não há um folheto do pirateiro amigo com os comandos para carregar cada programa (quando isto acontecia, eu mesmo anotava em um papel e deixava junto com a fita).


São seis jogos, todos gravados no mesmo lado da fita. Como a maioria dos itens é composta de jogos baseados em produções cinematográficas, desde já recomendo a leitura do texto sobre os "jogos de filmes" para o MSX.

Gun Fright
Já dissertei sobre esta obra aqui no blog (e sobre o jogo imaginário de faroeste que este título gerou em minha mente). Produção da Jaleco, de 1986, aparece nesta fita piratex em versão da Rentacom, do mesmo ano. Exceto pelo nome da empresa brasileira na tela inicial, não há outras diferenças em relação ao original.

Howard the Duck
O pato amalucado criado por Steve Gerber e Val Mayerik, em 1973, nos gibis da Marvel, que depois recebeu um filme em 1986, também deu as caras no MSX, em 1987, através deste título da Activision. Howard deve se aventurar por um mapa, coletar objetos, enfrentar criaturas e completar objetivos determinados. Os gráficos até são simpáticos. Nos quesitos sonoros, o jogo fica a dever, sem músicas, apenas sons simples. A jogabilidade requer boa vontade do jogador. A versão presente na fita piratex é tal qual a original, exceto por uma tela de carregamento de empresa pirateira.


Ewoks and the Dandelion Warriors
Após muito jogar Star Wars: The Empire Strikes Back no meu Supergame CCE VG-2800 (leia mais em minhas Lembranças do Atari), eu desejava muito ter um jogo da franquia para desfrutar no meu MSX. Eis que fiquei sabendo da existência de um jogo dos ewoks. Não era Luke Skywalker, nem Han Solo ou Darth Vader. Mas era Star Wars. E os ewoks estavam em voga à época, com filmes, desenho animado e gibis. Sem titubear, este jogo foi incluído nesta fita. Uma produção de 1987, da Walther Miller, supostamente com licença da Lucasfilm. O jogador controla Wicket e deve seguir em progressão vertical, desviando de obstáculos e aniquilando criaturas em seu caminho. O problema é que o jogo é muito ruim. Os gráficos até são toleráveis, mas a parte sonora é pavorosa. A jogabilidade é frustrante, a detecção de colisões é falha. Enfim, um jogo memorável pelos motivos errados. A versão presente na fita piratex é tal qual a original, sem alterações.


Aliens
Jogo desenvolvido por Electric Dreams, em 1987, baseado no segundo filme da franquia Alien. O jogador assume o controle de Ripley e mais cinco personagens do filme, que podem ser selecionados a qualquer momento. O jogo tem visão em primeira pessoa. É preciso percorrer o amplo mapa para encontrar uma saída e escapar dos ataques das criaturas alienígenas. Os gráficos e sons são corretos (de acordo com o esperado para uma conversão do ZX Spectrum), a jogabilidade é por vezes interessante, por vezes entediante. A versão presente na fita piratex é igual à original. Entretanto, a gravação contém algum problema, que não permite o carregamento correto do primeiro bloco do programa (que deveria exibir uma tela com os créditos do jogo). Assim, o carregamento sempre precisou ser feito a partir do segundo bloco, que já leva diretamente à tela inicial. São os mínimos detalhes da pirataria do MSX, que você só testemunha aqui neste singelo espaço.


Raid On Bungeling Bay
Um bom jogo da Brøderbund Software, lançado em 1984. O jogador assume o comando de um helicóptero de combate, com a missão de bombardear bases inimigas. Com visão aérea e possibilidade de se mover em qualquer direção, a produção tem gráficos e sons simples, mas ausência de músicas. A jogabilidade se mantém até o momento em que o jogador aprende os padrões. Depois, torna-se repetitiva e sem maiores desafios. A fita piratex oferece cópia da versão original, sem alterações.


Rambo: First Blood - part II
Este título já foi mostrado aqui no blog. Uma "pérola do MSX" baseada no segundo filme do popular personagem de Sylvester Stallone. Uma vez mais, a versão presente na fita piratex é tal qual a original, sem qualquer alteração.


E assim se encerra a deslumbrante saga das fita piratex de MSX. Do momento em que iniciei a recuperação de minhas fitas até estas palavras que agora escrevo, foram muitas boas lembranças e recordações, que muito satisfizeram meu Saudosismo Maldito. Agora penso em recuperar o conteúdo de todos os meus disquetes de MSX e, depois, produzir amplas análises textuais também. O mesmo vale para meus cartuchos. Aguarde e confie.

Enfim, agradeço aos seis leitores deste blog, os habituais súditos de Namor e Aquaman, pelo tempo despendido na leitura destes magistrais textos.