domingo, 2 de dezembro de 2018

Do futebol à malícia

Você já sabe. Mais "pérolas do MSX".


A saga continua. Mais versões traduzidas e não-licenciadas de jogos do MSX, lançadas no Brasil nos tempos áureos.

Copa do Mundo
Lançado no Brasil pela Engesoft em 1988. Trata-se de uma versão de Fútbol (o original foi disponibilizado pela Indescomp, em 1985). Apenas a tela título foi traduzida. Durante o jogo, todos os textos estão no idioma original (inclusive com placas a mostrar o nome da desenvolvedora e o ano de lançamento originais). O jogo em si é simplório, só valendo a pena uma disputa entre dois jogadores. Não é à toa que Konami's Soccer sempre foi o melhor jogo de futebol do MSX.

Pengy
Jogo simples em que um pingüim precisa utilizar blocos de gelo para escapar dos ataques inimigos. Segue a mesma fórmula de jogos como Ice World, Penguin e Ice. Não há muitos detalhes sobre esta obra (provavelmente desenvolvida no Brasil) que era vendida em lojas nacionais, em compilações da Cobra Software e Engesoft.

Patrulha Lunar
Versão com textos em português do jogo Moonrider (cuja versão original foi lançada pela desenvolvedora The Bytebusters, em 1986). Entretanto, o título "Patrulha Lunar" também foi usado pela Sharp-Epcom, quando do lançamento da versão (igualmente não-licenciada) de Moon Patrol em nosso país. A confusão ocorreu pelo fato de ambos os jogos serem similares (Moonrider nada mais é do que uma "homenagem" a Moon Patrol).

Suru'ba
"Sabem o que vai ter aqui amanhã"?
Não pense bobagem. Apesar do título malicioso, trata-se de um jogo simples em que é preciso combater inimigos. É uma versão não-licenciada de Pico Pico (o jogo original foi lançado pela Microcabin em 1983). E já que o título original também dá brecha para a malícia, na versão brasileira o tradutor de mente poluída resolveu chutar o balde. Só isso.