sábado, 14 de novembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Verbatim 1

Segue a epopéia dos disquetes de MSX, desta vez com os primeiros itens piratex que entraram para minha coleção. Senta que lá vem história. 

Quando adquiri meu drive DDX de disquetes 5 1/4, por algum tempo usufrui apenas do disco que acompanhava o equipamento, já mostrado aqui no blog. Muito joguei os três jogos nele presentes. Mas era óbvio que mais jogos precisavam ser obtidos.

Empresas como a Engesoft ofereciam jogos e aplicativos no formato. Mas diferente dos cartuchos e fitas cassete, não lembro de ter visto disquetes "oficiais" à venda nas lojas de informática e eletrônicos que eu freqüentava. Assim, o caminho mais fácil foi recorrer às piratehouses locais.

Uma das mais comentadas em minha cidade era a antológica Casa das Agulhas. Uma loja que vendia peças para vitrolas e reprodutores de discos de vinil (daí o nome), além de material de informática. E que oferecia o serviço de cópia de jogos para sistemas da época. Ela me foi indicada por um colega de escola (aquele meu querido amigo das belas tardes do TK-90X). E nesta loja eu já havia adquirido algumas fitas piratex para o MSX, sobre as quais você certamente já leu aqui no blog.

Pois bem, era hora de voltar à Casa das Agulhas, desta vez com o intuito de adquirir obras em disquetes. Cheguei ao recinto, comecei a folhear o catálogo que ficava sobre o balcão na entrada. Com clássicos e novidades a me saltar aos olhos, passei a anotar os jogos desejados no folheto de solicitação de programas. E como adorador de cultura pop em geral, os títulos selecionados indicaram a preferência.

Tartarugas Ninja, Star Trek, Double Dragon, Flintstones. E um jogo chamado Police Academy, que eu esperava ter alguma relação com a franquia conhecida no Brasil como "Loucademia de Polícia". Solicitei os jogos, fui buscá-los no outro dia. Só alegria, certo?

Errado. Quem disse que o jogo das Tartarugas funcionou?  O programa era carregado, mas não passava da tela de carregamento. Voltei à loja, expliquei o problema. Fizeram uma revisão, regravaram os jogos. O defeito persistiu. Nova visita à piratehouse. Decidiram gravar os jogos em mais de um disquete (o jogo das Tartarugas em um disco, Double Dragon em outro e os demais em um terceiro disco). Finalmente todos os jogos funcionaram. Tudo isso levou quase um mês para ser resolvido. 

Viajamos então 29 anos para o futuro. Finalmente consegui preservar os conteúdos de meus disquetes, como relatei neste texto. E agora apresento os primeiros disquetes piratex adquiridos. Foram quatro, todos da marca Verbatim. O primeiro deles contém o jogo das Tartarugas e outros cinco títulos que copiei de amigos.

Para facilitar o acesso, principalmente para meu irmão e alguns amigos, à época mais novos e/ou sem conhecimentos de computação, criei um simples menu de seleção.

Teenage Mutant Hero Turtles, o jogo das Tartarugas, é uma produção da Image Works (sob licença da Konami), lançada em 1990. Quando li o catálogo da Casa das Agulhas, só imaginava que poderia ser uma adaptação do jogo de fliperama para o MSX, mesmo sabendo que era impossível. Na verdade, é uma versão do primeiro jogo dos quelônios popularizado no NES. Uma conversão do ZX Spectrum (e, como de praxe, mais lento). Ainda assim, até oferece bom entretenimento.


A versão presente no disco é igual à original, exceto por duas alterações feitas pelo pirateiro amigo: uma para carregar o jogo corretamente em meu HotBit HB-8000. E outra para desbloquear o jogo, quando o Destruidor solicita códigos de acesso na tela inicial (códigos estes presentes no manual de instruções do produto original, mas completamente ausentes em qualquer versão piratex, obviamente). Com a modificação pirateira, qualquer código inserido é aceito.


O próximo jogo, The Munsters, tem como protagonistas os personagens da clássica série televisiva. A versão presente no disco tem uma tela de carregamento da empresa pirateira Soft Designs. Exceto por isto, é igual ao jogo original, com direito a travamento ao final da primeira fase (conforme mostrado no texto sobre a patifaria dos jogos incompletos no MSX).

A seguir, uma obra da True Software, disponibilizada em 1990. Jungle Warrior é um jogo em progressão lateral, com alguns bons elementos de estratégia. Rende boa diversão. A versão vista no disquete é idêntica à original.

O quarto título é um clássico inquestionável. Astro Marine Corps foi lançado em 1989 pela Dinamic. Segue o mesmo estilo run and gun consagrado por jogos como Contra, embora menos frenético. A versão presente no disco tem uma tela de carregamento da Soft Designs. O jogo em si é idêntico ao original, com textos em espanhol. E, como exemplo de mais uma patifaria do MSX, só está presente a primeira parte da aventura.

O baile segue com Casanova, jogo produzido pela Iber Soft em 1989. Com elementos de exploração e plataforma, o jogador assume o papel do sedutor de Veneza e deve se aventurar entre as belas moçoilas e escapar de perseguidores. A versão presente no disco é tal qual a original.

E para finalizar, Rambo, desenvolvido pela Pack-In-Video, em 1985. Baseado no segundo filme do personagem, mescla ação, estratégia e elementos de RPG. Apesar da simplicidade gráfica e sonora, tem jogabilidade atraente. A versão presente no disco teve a tela -título traduzida pela Data Logic, empresa pirateira local. Já o jogo em si é igual ao original, sem alterações.

Foram incontáveis horas de jogatina com estes títulos. O jogo das Tartarugas e Astro Marine Corps, por exemplo, são dois que, ainda hoje, consigo terminar com facilidade. Este disquete e todos os demais estão preservados definitivamente em formato digital. E, como prometido, serão apresentados em detalhes neste singelo espaço. Quem viver, verá.