sábado, 21 de novembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Verbatim 3

Rambo, Jornada nas Estrelas, Flintstones. Tem de tudo e mais um pouco neste disquete piratex recuperado e preservado.

Como você já deve ter lido este texto, está ciente que quando adquiri meus primeiros jogos piratex em disquetes, na Casa das Agulhas, alguns deles não funcionaram corretamente (especialmente o título das Tartarugas Ninja). Após idas e vindas, o pirateiro amigo regravou os arquivos em disquetes diferentes. O primeiro disco ficou para as Tartarugas. Double Dragon ficou no segundo. E os demais foram parar em um terceiro disco, também da marca Verbatim, que agora apresento. Tempos depois, ainda gravei outros dois jogos neste disco.

Uma vez mais,disponibilizei o habitual menu para seleção dos jogos, com intuito de facilitar o acesso.

O disquete abre com Star Trek, adventure em texto, totalmente em português. Já comentei sobre esta obra aqui no blog. A produção está presente no disco em versão da Vipsoft.

Na mesma oportunidade, comentei sobre Police Academy, jogo de tiro lançado em 1986 pela Bytebusters. Apesar do nome, nada tem a ver com a franquia conhecida no Brasil como "Loucademia de Polícia. Isto você já sabe, se leu meu texto sobre os "jogos de filmes" no MSX. A versão presente no disco apresenta uma tela de carregamento da Newsoft. Exceto por isto, é idêntica à original.

O próximo da lista é Ghost, produção da Mind Games España, de 1989. Trata-se de um jogo em progressão lateral, no qual um fantasminha deve atravessar os cenários e escapar de diversas criaturas que surgem em seu caminho. Para tanto, pode saltar e efetuar disparos de energia. Um jogo simplório, ainda mais se comparado com minha expectativa, já que o catálogo da Casa das Agulhas informava se tratar de uma continuação do clássico Ghosts 'n Goblins. E a patifaria tem explicação. A versão presente no disco foi alterada pela Real Time Software, piratehouse argentina. Não apenas modificaram os créditos do jogo, como também inseriram uma tela de carregamento (oriunda da versão de Ghosts 'n Goblins do ZX Spectrum) modificada para indicar uma suposta continuação.

E para completar a bagunça, há um problema que ocorre aleatoriamente e que faz o personagem "cair" para a parte inferior da tela. Assim, nenhuma criatura consegue atingi-lo. Basta então se mover para a direita e completar o cenário. Eis um vídeo com gameplay completo (e com exemplo do defeito citado):


A seguir, The Flintstones, obra da Grandslam Entertainments, de 1987. Consiste em quatro estágios simples. No primeiro Fred deve pintar o muro de sua casa, enquanto Pedrita tenta rabiscá-lo. Depois, Fred e Barney devem dirigir até seu destino: a pista de boliche. A terceira parte é justamente a disputa entre os dois amigos. E, finalmente, Fred deve resgatar Pedrita de um prédio, em meio a diversos obstáculos. O jogo teria tudo para ser divertido, mas a jogabilidade acaba se tornando frustrante em certos momentos. A versão presente no disco é tal qual a original.

Os dois jogos a seguir foram copiados de amigos por este singelo escriba. Renegade III: The Final Chapter é um jogo no estilo beat 'em up (o popular "briga de rua") lançado pela Imagine em 1989. É a terceira parte da franquia iniciada com o clássico Renegade, nos fliperamas. Curiosamente, foi a única que chegou ao MSX. Nesta aventura, o jogador viaja pelo tempo, no combate aos mais diversos seres: dinossauros, múmias, extraterrestres. A versão presente no disco foi modificada por Mad-Max (não faço a menor idéia de quem seja), com uma tela para seleção de fases, vidas infinitas e afins. De resto, é idêntica à versão original.

Para encerrar, Rambo: First Blood - part II. Este jogo já foi apresentado neste texto. Produção de 1986, semi-amadora e, provavelmente, feita em Basic. A versão em meu disquete tem uma tela de carregamento (não lembro agora se feita por mim ou pelo amigo de quem copiei o título). O jogo em si é tal qual o original.

Os títulos presentes neste disquete não tiveram o mesmo impacto que aqueles dos disquetes anteriores. Ainda assim, proporcionaram muitas horas de jogatina, que estão devidamente preservadas, em minha memória e em formato digital.