quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Verbatim 4

Mais um disquete recuperado. O que não vai faltar é ação e pancadaria. Mas há espaço para o lúdico também.

Ao contrário dos três discos anteriores (adquiridos na Casa das Agulhas), este Verbatim foi o primeiro que preenchi com jogos copiados de amigos, além de alguns que converti de minhas fitas cassete. E daqui para a frente, isto se tornou regra. Não lembro de ter comprado mais jogos em alguma piratehouse. Todos os demais entraram para a coleção por meio de trocas com amigos. Copiava de um, passava para outro. Convertia meus títulos de fitas cassete e repassava-os para os amigos. E assim seguiu o ciclo de compartilhamento. Enfim, eis o quarto disco piratex.

Como de praxe, está presente o menu personalizado feito por este que vos escreve, a facilitar o acesso ao conteúdo do disco.

O primeiro jogo é Licence To Kill. Comentei brevemente sobre este título em meu texto sobre os jogos de filmes no MSX. Produção da Domark, de 1989, baseada no filme "007: Permissão Para Matar". Apesar dos gráficos monocromáticos (típicos de uma conversão do ZX Spectrum) das poucas músicas  e dos efeitos sonoros simples, rende bom divertimento. A jogabilidade tem elementos do estilo shoot 'em up: o jogador percorre cenários em progressão vertical, em veículos ou a pé, disparando contra inimigos. São cinco estágios. Com pouco tempo de jogo, é possível aprender todos os padrões e finalizar a aventura. A versão presente no disco é tal qual a original.

A seguir, Pippols, jogo da Konami de 1985. Outro que utiliza elementos de shoot 'em up com progressão vertical. Um jovem percorre florestas em busca de tesouros, enquanto criaturas o perseguem. A versão presente no disquete tem uma simples tela de carregamento com o nome do jogo. De resto, é igual à original

O próximo da lista é International Karate, obra da Endurance, lançada em 1986. É um jogo de luta nos moldes do clássico Karate Champ. Apesar da estranheza inicial com os controles, assim que estes são dominados, rende bom divertimento, especialmente nos duelos entre dois jogadores. Os gráficos são simples, mas corretos. Há apenas uma música frenética, reproduzida na tela de abertura e ao fim de cada luta. Cada fase se passa em um país diferente, incluindo o Brasil. O jogo tem vozes digitalizadas, algo incomum à época. A versão presente no disco tem uma tela de carregamento da Data Logic, empresa pirateira local. O jogo em si é idêntico ao original.

E continuamos com outro jogo de luta: Yie Ar Kung-Fu II: The Emperor Yie-Gah, produzido pela Konami em 1985, presente neste disquete em versão alterada pela Hot Soft, com os textos traduzidos para português. Os gráficos, sons e músicas são ainda melhores que o antecessor. A dificuldade também é maior. É possível jogar contra o computador ou duelar contra outra pessoa. Nos tempos áureos, eu tinha maestria neste jogo, conseguia alcançar o duelo contra o último inimigo, Li-Jen (e algumas poucas vezes vencê-lo). Já hoje em dia... sequer consegui passar do maldito Po-Chin, como mostra o vídeo a seguir:

A lista segue com Alpha Roid (às vezes grafado como Alpharoid ou αroid), desenvolvido em 1986 por Satoru Miki e Hiroyuki Fujiwara. É uma mescla de jogo de luta com shoot 'em up. Repetitivo em alguns momentos, deveras divertido em outros. A versão em meu disquete tem tela de carregamento da Hot Soft. Exceto por este detalhe, é idêntica à original.

 

Gyrodine é um título memorável para este singelo escriba, por estar presente na primeira fita cassete que comprei, a Engesoft MSXF-43. Converti o jogo para disquete, para compartilhar com amigos. Obviamente, é a mesma versão presente na fita, tal qual a original da Taito. Ao invés da tela de carregamento da Engesoft, incluí uma mais simples, apenas com o nome do jogo, feita por mim.

Seguimos com Camelot Warriors, produção da Dinamic, lançada em 1986. Um jogo de ação, em que um cavaleiro deve coletar itens em cenários repletos de seres e obstáculos. Oferece bom desafio. A versão presente no disco é da Turbo Soft, com textos traduzidos para português.

Para encerrar, Back to the Future, que já mostrei em meu texto da fita piratex BASF 2. Mais um que converti de fita para disco, em versão da SoftPlus, com uma tela de carregamento feita por este que vos escreve. Também está presente no menu de seleção de jogos uma versão com macete de vidas infinitas (uma listagem que copiei de alguma revista e que me ajudou a completar a aventura nos tempos áureos).

Mais um disco preservado e apresentado. Mais lembranças reavivadas. E acredite: ainda vem muito mais por aí.