quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Disquete MSX piratex: Caixa 1 - Verbatim 2

Mais um capítulo na epopéia dos meus disquetes de MSX. Desta vez, com clássicos do sistema, alguns em versões traduzidas.

Conforme relatei neste texto, recorri à antológica Casa das Agulhas para adquirir jogos em disquete para meu HotBit HB-8000. Entretanto, por quaisquer razões, alguns títulos não funcionaram corretamente em um primeiro momento. Após revisões e regravações, o pirateiro amigo separou alguns jogos e os gravou em disquetes diferentes. E todos então funcionaram.

O que nos traz ao disco que agora apresento, da marca Verbatim. Inicialmente, nele foi gravado apenas Double Dragon. Algum tempo depois, preenchi este disquete com outras obras copiadas de amigos. 


Novamente, criei um simples menu de seleção, feito em Basic, para facilitar o acesso aos jogos para meu irmão e amigos. 

O disco abre com Double Dragon, o clássico dos fliperamas, finalmente ao alcance do meu MSX. Uma pena que em uma conversão lamentável da Xortrapa, lançada em 1988. Lenta, monocromática, sem sons ou músicas. E sem a última fase do jogo, como já mostrei no texto sobre as patifarias dos jogos incompletos no MSX.

Na seqüência, Match Day II, jogo de futebol lançado em 1987 pela Ocean. Apesar da simplicidade gráfica e sonora, oferece boas opções de personalização de equipes, disputa de campeonatos completos e afins. Eram características incomuns em jogos de futebol da época, o que dava destaque a esta obra. A jogabilidade requer algum tempo para se acostumar, mas pode render boa diversão. A versão presente no disquete tem uma tela de carregamento da Nemesis Software. Já o jogo em si é tal qual o original.

Mas quando se trata de futebol no MSX, não há outro título a ser jogado além de Konami's Soccer. Obra da Konami, de 1985, tem bons gráficos e sons e jogabilidade consistente. Diversão garantida, especialmente se jogado por dois jogadores. Apesar de manter o título original, a versão presente no disco teve a tela de abertura alterada pela Hot Soft, uma empresa pirateira local, que ainda aparecerá muitas vezes neste singelo espaço. De resto, o jogo é idêntico ao original.

A lista segue com Boxing. Ou melhor, Konami's Boxing, outra produção da Konami, também de 1985. Um bom jogo de boxe, com gráficos e sons competentes, jogabilidade intuitiva. Oferece bom desafio e entretenimento. A versão presente no disco é da Disprosoft, com a tela-título modificada e todos os textos traduzidos para português.

A seguir, "Patrulha Lunar". Já comentei sobre este jogo aqui no blog. Versão traduzida para o português de Moonrider, produção da desenvolvedora The Bytebusters, de 1986. Um clone do clássico Moon Patrol.

E para finalizar, Athletic Land, mais uma produção da Konami, já comentada no texto sobre a fita da Engesoft MSXK-06. A versão presente neste disco é idêntica à da fita em questão, com textos traduzidos pela Engesoft. Se não me engano, foi um dos tantos jogos que converti de fita para disco. E se não me falha a memória, a simples tela de carregamento (com o nome do jogo escrito incorretamente) foi criada por este que vos escreve.

Seis títulos que proporcionaram muito entretenimento, aos quais de vez em quando retorno, para algumas partidas casuais. E que agora se encontram devidamente preservados.