quarta-feira, 22 de abril de 2020

Fita MSX piratex: Gradiente

Mais MSX. Mais uma fita piratex. Mais uma aprofundada análise. Mais uma leitura repleta de Saudosismo Maldito.


Diferente das demais fitas piratex apresentadas neste singelo espaço, esta Gradiente GN 60 não foi adquirida por mim em alguma piratehouse. Ganhei esta fita de um amigo como presente de aniversário. Naquele ano, meu aniversário coincidiu com um feriadão e, como de costume, fomos a Cidra Beach para aproveitar a ocasião. A família deste meu amigo também foi pra lá, no dia de meu aniversário, para celebrarmos com um primordial churrasco feito por meu pai. Assim que chegaram lá, após os habituais cumprimentos, o pai de meu amigo me ofereceu esta fita, embalada em papel de presente. Assim que abri, meu amigo revelou o conteúdo: mais jogos para o MSX.


Ele havia solicitado a gravação dos jogos em alguma outra piratehouse que não a (para mim) habitual Casa das Agulhas. Assim, a fita não veio acompanhada de um papel com os comandos para carregar os jogos. Não lembro se o pirateiro informou a meu amigo como carregar os jogos ou se descobrimos no dia, na base da tentativa e erro. De qualquer forma, todos os jogos na fita são carregados com o comando BLOAD e, portanto, a questão foi rapidamente resolvida. O conteúdo se constitui, em sua maioria, de jogos da Konami. Ou seja, diversão e qualidade garantidas. Os demais títulos também são competentes e renderam muitas horas de entretenimento.

Mopiranger
O primeiro jogo é da Konami, de 1985. Como tantos jogos da época, há um simpático personagem em um ambiente labiríntico, perseguido por outras criaturas. É preciso resgatar os filhotes para prosseguir. A versão presente na fita é tal qual a original, sem alterações.
 

King's Valley
Clássico absoluto do MSX, outra produção da Konami, de 1985. Um explorador deve adentrar pirâmides, obter os tesouros e escapar das múmias, em cenários repletos de armadilhas e elementos de quebra-cabeça. Gráficos e sons simples, mas competentes. Jogabilidade e desafio excelentes. Na fita, o jogo é apresentado em versão da Plansoft, com os textos traduzidos.

Pooyan
Lançado nos fliperamas em 1982, este jogo da Konami chegou ao MSX em 1985, em parceria com a Hudson Soft. A versão da fita piratex é tal qual a original, sem alterações.


Bosconian
Outra adaptação de um jogo de fliperama, desta vez um lançamento da Namco, de 1981, que deu as caras no MSX em 1984. Gráficos e sons simples, mas corretos para a época. A jogabilidade é um pouco repetitiva, mas rende bom entretenimento. Um destaque é a presença de voz digitalizada, algo raro no MSX. A versão presente na fita não mostra os créditos da desenvolvedora na tela inicial.


Circus Charlie
Eu já possuía este jogo, após adquirir a fita MSXF-07 da Engesoft. Obviamente, meu amigo não sabia ou não lembrava disto e, assim, fiquei com um jogo repetido. Ambas as versões que possuo se assemelham à original, sem alterações.


Road Fighter
Mais um clássico da Konami, lançado nos fliperamas em 1984, chegou ao MSX no ano seguinte. O típico jogo de corrida com visão aérea, muito comum à época, mas com o requinte da empresa japonesa, sempre a explorar os recursos do MSX da melhor forma possível. Muito, mas muito joguei. A versão em minha fita piratex em nada difere da original, exceto por uma simples tela de carregamento pirateira.


Konami's Tennis
Usando as palavras dos folhetos da Engesoft: "sensacional jogo". Mais uma produção da Konami, oferece bons gráficos, sons corretos e boa jogabilidade. Como destaque, a possibilidade de jogar em duplas. A versão na fita piratex é igual à original.


Scion
Jogo de naves com progressão vertical, obra da Seibu Denshi, de 1985. Não empolga como Zanac, mas até rende um bom divertimento. Não há alterações em relação ao produto original nesta versão da fita piratex.


Rollerball
A versão presente nesta fita é igual à vendida em cartucho pela Gradiente, como mostrei aqui no blog. A versão original foi lançada em 1984 pela HAL Laboratory. Muito joguei. E ainda jogo, de tempos em tempos.


Sky Jaguar
Outra obra da Konami. Mais um jogo que já havia adquirido, também presente na fita MSXF-07 da Engesoft. E, assim como a versão da Engesoft, a presente nesta fita não mostra os créditos da empresa japonesa.


Fita piratex devidamente esmiuçada. Um presente de aniversário que muito aproveitei, cujo conteúdo está devidamente preservado em formato digital e cujas lembranças me são caras e nutrem meu Saudosismo Maldito.