terça-feira, 28 de abril de 2020

Fita MSX: BASF-60

Relembrar é viver. E eu vivo relembrando. Desta vez, relembro meus primeiros passos no mundo da informática e programação. Tudo na companhia do garboso HotBit HB-8000.


O presente texto é especial, pois trata da primeira fita com programas para MSX que gravei. Esta BASF LH 60 tinha sido usada para gravações diversas em minha infância. Nela havia músicas do Balão Mágico, Luiz Caldas, Marisa Monte, Debbie Gibson e outros artistas da época, bem como gravações deste singelo escriba a brincar com seus bonekrinhos, registros do incomparável Circo de Cidra Beach, entre outras preciosidades.


Pois ao adquirir meu HotBit HB-8000, procedi com a leitura dos manuais que o acompanhavam. Neles estavam dispostos vários exemplos simples de programas e jogos, que sem demora passei a implementar. O problema era que eu ainda não tinha um modo de salvar o que digitava no microcomputador. Até o dia em que consegui conectar  no MSX o gravador de fita cassete Sharp RD-600X que tínhamos em casa.

Imagem retirada das interwebz; não possuo mais o equipamento.

Foi então que finalmente vislumbrei os conteúdos das duas fitas que acompanhavam o HotBit: Introdução ao HotBit e Curso de Basic.


Agora munido de equipamento para ler e salvar programas, deixei a empolgação fluir e quase tudo que eu tentava fazer no microcomputador foi parar nesta fita cassete. De início, desenhos e textos simplórios, a explorar o comando PRINT, um programa de repetição de caracteres em escala (retirado do Manual do Usuário do HotBit), bem como uma pequena lista com filmes e seriados que eu havia gravado da TV.


Com o passar do tempo, os programas começaram a ficar mais elaborados (mas ainda, em grande parte, baseados apenas no comando PRINT). Foi assim que criei uma série de programas sobre matemática (obviamente, tudo muito simples, um reflexo do programador mirim em seus tempos de escola).

  

A partir de então, tudo foi ficando mais interessante. Um vizinho do prédio onde eu morava (sobre o qual já comentei no texto Os Bons Tempos do TK-2000) ganhou de seu pai um livro com listagens de jogos para computador. Era "Programas de Jogos de Horror", da Editora Lutécia
 
 
O vizinho me emprestou o livro, de onde copiei as listagens de três jogos. Todos bem simples, tanto no ato de programar, quanto na jogatina.

Aspirador de Fantasmas
Números representam fantasmas e se deslocam na tela, da esquerda para a direita. O jogador controla um aspirador de fantasmas (representado no lado direito da tela) e deve igualar o número que se desloca em sua direção para capturar cada fantasma.



O Mago dos Números
Jogo com toques matemáticos. O Mago apresenta números e o jogador precisa igualar a soma destes com os demais disponíveis.



Cemitério
Um simples jogo de estratégia. É preciso escapar de um cemitério tomado por esqueletos ambulantes. O jogador de move em quatro direções e pode cavar buracos para evitar os esqueletos. Há um limite de movimentos que o jogador pode fazer.

 


Pouco tempo depois, soube que um amigo de escola (aquele meu querido colega que me apresentou ao TK-90X) havia comprado outro volume da coleção: "Programas de Jogos de Espionagem". A capa era mais do que instigante.


Copiei as listagens de dois jogos.

Espiobot
Simples jogo de memorização. O computador informa uma direção, esquerda ou direita. O jogador deve repetir a direção informada. A cada acerto, as seqüências de direções aumentam.



Holofote
O jogador deve atravessar um campo vigiado por um holofote. É possível se esconder atrás de barreiras, evitando a captura. A cada ida e volta, uma nova área é apresentada.



Estava claro que eu não poderia ficar de fora. Eu precisava comprar algum livro desta série. Pois certa feita encontrei "Programas de Jogos de Terror" (só não me pergunte onde, realmente não lembro).


Curiosamente, só gravei em fita um jogo deste livro.

Os Crânios da Pirâmide
O jogador deve obter um valor definido pelo computador, lançando crânios do alto de uma pirâmide, para atingir os números na base desta.


Na seqüência, gravei programas e jogos presentes no Manual de Basic do HotBit.


Tênis (Paredão)
Uma simplória versão de Pong. O jogador controla a raquete na parte inferior da tela e deve rebater a bola. O barulho da bola ao ser rebatida era algo que me fascinava, não sei explicar o porquê.


Piano
Exemplo de uso da instrução INSTR. Simula um piano, em que cada tecla do teclado corresponde a uma nota musical.



Bat-Sinal
Este programa me foi passado por outro querido colega dos tempos de escola. À época, ele estava cursando aulas de informática. O professor do curso havia fornecido o código para desenhar o símbolo do Batman na tela, mas meu colega não conseguia executar corretamente o programa. Copiei a listagem e juntos conseguimos encontrar o erro. O resultado é o esplendor visto no vídeo a seguir.


Entre as listagens copiadas de amigos, dos livros e dos manuais do HotBit, ainda sobrava tempo para mais "peripécias artísticas" de minha autoria.

Ninja - Guerreiro Invencível
Lembra da tela de abertura de Shinobi? Pois esta foi minha tentativa de apresentar o rosto de um glorioso ninja na tela do MSX. O desenho é tosco, mas o programa é mais elaborado, ao fazer uso da instrução INPUT.


Corvo
Uma animação simples de um pássaro a voar ao redor de uma nuvem. Listagem publicada no Manual do Usuário do HotBit.



Metal
Um programa de ordenação de números, cuja listagem está presente na revista MSX Micro #24. Por que eu chamei este programa de "Metal"? Tchuin Tchuin Tchun Clain.



Ruído
Retirado do Manual do Usuário do HotBit. Exemplo simples de utilização da instrução SOUND. Simula o ruído das hélices de um helicóptero.



Hino
Exemplo de utilização da instrução PLAY. Também presente no Manual do Usuário do HotBit.



Line
Outro programa presente no Manual de Basic. Um exemplo de uso da instrução LINE, para desenhar em tela a partir de linhas.



Borboletas
Também presente no Manual de Basic. Exemplo de uso da instrução PUT SPRITE. Desenha borboletas que se movimentam pela tela. Um competente protetor de tela, antes mesmo deste conceito ter se popularizado.

 

Todo o conteúdo apresentado até aqui está gravado no Lado A da fita. A seguir, os programas presentes no Lado B.

Oi / Olá
Apenas dois testes simples de mensagens de boas-vindas na tela.


Ciências
Similar à série de programas sobre matemática, trata-se de um programa sobre assuntos da disciplina de Ciências. Um pouco mais requintado, com efeitos sonoros e mudança de "páginas". Ficou apenas no primeiro "episódio", não lembro por qual motivo (provavelmente preguiça).



MSX Lords
A listagem deste jogo foi publicada na revista CPU MSX #18. Trata-se de mais um jogo no estilo Pong. Dois jogadores duelam, com o objetivo de atingir as "coroas" do adversário.


TED
Mais um teste simples de mensagem em tela. É o último programa gravado nesta fita. Muito provavelmente, nesta época, eu já deveria estar a migrar para meu drive de disquetes DDX e o uso das fitas cassete como meios de armazenamento já me parecia arcaico.


E está apresentada a primeira fita em que gravei programas de MSX. Ela ainda existe. Seu conteúdo está preservado digitalmente. E o Saudosismo Maldito? Ah, este é agraciado constantemente.