sábado, 18 de abril de 2020

Fita MSX piratex: BASF 2

E vamos com mais uma fita piratex do MSX, em análise salafrária que você encontra somente neste singelo blog.


Depois que comecei a brincadeira com as fitas piratex, não me restou alternativa a não ser agüentar as conseqüências. E seguir adiante. Assim, voltei ao reduto pirateiro (a inesquecível Casa das Agulhas) para obter mais jogos para o garboso microcomputador. Novamente, uma fita BASF Ferro Extra I. E desta vez, uma mescla de sucessos dos fliperamas e jogos baseados em populares filmes.


Como esperado, a fita foi gravada e retirei o produto na data estipulada. Quatro jogos em um dos lados da fita, um jogo no outro lado. E um pedaço de papel com os comandos para carregar cada um, cortesia do pirateiro amigo.


OutRun
Clássico absoluto dos fliperamas lançado pela Sega em 1986, que diversas vezes joguei no Fliper Chaplin. Quando adquiri meu HotBit HB-8000, sonhava com uma versão deste jogo para o sistema. Eu já havia visto a obra no Master System e esperava por algo similar. Infelizmente, a versão lançada pela Sega em parceria com Bedrock Software é pra lá de canhestra. Praticamente uma conversão do ZX Spectrum, embora os gráficos sejam levemente superiores. A versão presente em minha fita é da Nemesis Informática.

City Connection
Outro clássico dos fliperamas. Lançado pela Jaleco em 1985, chegou ao MSX no ano seguinte. A versão presente na fita também vem da Nemesis Informática, de 1987. Exceto pelo nome da empresa na tela inicial, não há diferenças para a versão original.

Back to the Future
Jogo lançado em 1985 pela Pony Canyon, que apareceu em minha fita piratex em versão da SoftPlus datada de 1988. Ajude Marty McFly a reunir seus pais. Na última fase, encontre o Dr. Brown e viaje de volta para o futuro. Isto é tudo de similar que este jogo apresenta em relação ao enredo do filme. De resto, nada mais se ajusta. A jogabilidade é repetitiva, mas desafiante. Nos tempos áureos, com algum esforço e um pouco de sorte, eu vencia este jogo. Já em tempos atuais, não é a mesma conversa, como mostra o vídeo a seguir.

Bernard In The Castle
Esta obra me foi vendida como "Drácula" (como visto aqui no blog). Exceto pelo castelo e por uma temática sobrenatural, nada tem a ver com o Mestre dos Vampiros.


Rambo III
Já comentei sobre esta pérola em meu texto sobre as fitas piratex bugadas. Ajude Rambo a enfrentar seus inimigos e resgatar aliados. Se não fosse pelos gráficos simplórios, pela ausência de músicas (exceto a empolgante trilha na tela de abertura), pela jogabilidade entediante e pelo fato de minha versão ser defeituosa, este seria um jogo que muito teria aproveitado nos tempos áureos.


Cinco produções que me renderam bom divertimento, mesmo com suas limitações ou defeitos. E que hoje estão preservadas, com suas limitações e defeitos, em formato digital.