quarta-feira, 22 de abril de 2020

Fita MSX piratex: BASF 3

Segue a saga. Mais uma fita piratex do MSX estudada criteriosamente, nos seus mínimos detalhes.


Novamente uma fita BASF Ferro Extra I 60, com cinco jogos de um lado e mais um de outro. E uma vez mais, obras repletas de personagens de filmes (um destes um software nacional), além de um jogo que parece, mas não é. E mais produções com exploradores e padeiros.


Adquiri esta fita na Casa das Agulhas. Como de praxe, ela vinha acompanhada pelo folheto com os comandos para carregar cada jogo, provido pelo pirateiro amigo.


Spelunker
Produção da Broderbund, de 1986, apresentada nesta fita em versão da Rentacom, datada do mesmo ano. Assim como a versão da Engesoft mostrada aqui no blog, esta cópia da Rentacom também apresenta textos traduzidos. Só não me pergunte o motivo pelo qual tenho duas versões do mesmo jogo, em duas fitas diferentes. Realmente não lembro. Talvez eu tenha adquirido primeiro esta fita piratex e depois a da Engesoft (até porque minha razão principal para adquirir a fita MSXK-06 da Engesoft foi a presença de Kung-Fu Master).

Thunder Bolt
O famoso "jogo dos Thundercats". Já comentei sobre ele aqui no blog. Lançado pela Pixel em 1987, apresentado nesta fita exatamente como a versão original, sem qualquer alteração.


Bruce Lee
Tratei brevemente sobre este título no texto sobre os jogos baseados em filmes para o MSX. Obra da Datasoft, de 1985. Nesta fita, aparece em versão da Paulisoft. Exceto pelo nome da empresa brasileira na tela inicial, não há qualquer diferença em relação ao original. O vídeo a seguir oferece um gameplay completo.

Platoon
Produto nacional desenvolvido em 1987 pela VipSoft e presente na fita em publicação da SoftPlus. Um adventure em texto. Para quem é fã deste estilo de jogo, pode render bom desafio. Já para os incautos, provavelmente o interesse se esvairá em questão de minutos.

Comic Bakery
Um clássico da Konami, lançado em 1984, aparece na fita piratex na mesma versão lançada em cartucho pela Sharp-Epcom, sob o título brasileiro "Padeiro Maluco". A diferença está em uma seqüência de carregamento, como mostram as imagens a seguir. Uma vez carregado o jogo, é exatamente como a versão da Sharp-Epcom.  


Rocky
Também já citei esta obra ao listar os jogos baseados em filmes para o MSX. Produção da Dinamic, de 1987. Gráficos e sons simplórios, jogabilidade repetitiva (e entediante, em muitos momentos). A versão gravada no lado B da fita é tal qual a original, sem alterações.


E assim se encerra mais uma apresentação de fita piratex do MSX. Como joguei estas produções, todas hoje devidamente preservadas em formato digital. Ah, os bons tempos, quando o que me importava era ter diferentes títulos disponíveis para meu garboso HotBit HB-8000 e aproveitar tudo que podiam oferecer, mesmo quando não era muito.