domingo, 22 de setembro de 2019

Os "jogos de filmes" no MSX

Resolvi compilar títulos lançados para o MSX baseados em filmes (somente produções live-action, a constar).


Inicio com as aventuras do agente secreto James Bond. Foram três jogos no MSX:  A View To A Kill (Domark, 1986), The Living Daylights (Walking Circles, 1987) e Licence To Kill (Domark, 1989).


Destes, só tive contato nos tempos áureos com Licence To Kill. Ouso afirmar que é o melhor dos três, mesmo monocromático e com jogabilidade repetitiva.

A franquia Alien deu as caras no microcomputador com dois jogos, ambos baseados no segundo filme e disponibilizados em 1987. O primeiro e mais popular, Aliens, foi produzido pela Electric Dreams. Jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de estratégia e sistema de troca de personagens. O segundo, Aliens: Alien 2 (ou simplesmente Aliens 2) foi lançado somente no Japão pela Square e consiste em um jogo de ação em progressão lateral.

 
Os Tomates Assassinos tiveram um jogo para o MSX. Attack of the Killer Tomatoes, produzido em 1986, pela Global Software. É uma aventura com perspectiva isométrica.


A segunda investida do Homem-Morcego na tela do MSX se deu com Batman: The Movie, baseado no filme dirigido por Tim Burton em 1989 e lançado neste mesmo ano. O jogo da Ocean oferece uma boa mescla de estilos de jogo, mesmo com gráficos e sons simplórios.

 
Marty McFly voltou no tempo também no MSX, em um simples jogo, embora repetitivo, com algumas referências ao filme, mas na maior parte com elementos totalmente diferentes.

 
Death Wish 3 trouxe Charles Bronson para o mundo dos 8 bits, em mais uma conversão de um jogo do ZX Spectrum. Apesar dos gráficos monocromáticos, é um bom jogo de ação e estratégia.

 
Os Caça-Fantasmas também tiveram suas aventuras retratadas no MSX, em dois jogos desenvolvidos pela Activision. O primeiro, de 1984, é um jogo de ação e gerenciamento, repetitivo na maior parte do tempo, mas que pode cativar os mais pacientes. Já o segundo, lançado em 1989, tem elementos de ação com diferentes perspectivas (lateral, vertical, isométrica). Entretanto, é monocromático, lento e entediante em diversos momentos.

 
Sloth e os amigos das Docas Goon enfrentaram os Fratelli em The Goonies, clássico máximo do MSX, produzido pela Konami em 1986. Jogo excelente, mesmo quando toma diversas liberdades criativas em relação ao filme.

 
Já Gizmo teve um jogo que adaptou sua segunda aventura cinematográfica: Gremlins 2: The New Batch, produção da Topo Soft de 1990, é um jogo de ação em progressão lateral, monocromático e lento, mas em alguns momentos desafiador e divertido.

 
Howard the Duck adaptou o filme do pato super-herói e fanfarrão para o MSX. A obra da Activison foi produzida em 1986, tem bons gráficos, mas jogabilidade truncada em certos momentos.

 
O mestre Jackie Chan apareceu no MSX em quatro produções da Pony Canyon, entre 1984 e 1985. Destes, tive contato nos tempos áureos apenas com The Protector, um jogo de plataforma e ação simples e divertido. Pelo que vi dos demais, apenas The Police Story tem bons gráficos e jogabilidade atrativa. Os outros dois infelizmente deixam a desejar.

 
Um clássico de Steven Spielberg também inspirou um jogo para o MSX. Jaws, produzido em 1989 pela Intelligent Design, nada tem a ver com o filme, exceto pela presença do tubarão. O objetivo do jogo até lembra o clássico Seaquest, do Atari 2600: utilizar um submarino para coletar tesouros no fundo do mar, enquanto evita os ataques do peixe assassino.


Aproveito o ensejo para mencionar as duas aventuras de Indiana Jones no microcomputador de 8 bits: Indiana Jones and the Temple of Doom (Atari, 1987) é uma adaptação do jogo de fliperama, com gráficos, sons e músicas simplificados, com jogabilidade boa, mas que se torna repetitiva em pouco tempo. Já Indiana Jones and the Last Crusade (Lucasfilm Games / US Gold, 1989) é uma conversão do jogo do ZX Spectrum (que também foi lançado para outros sistemas, incluindo Master System e Mega Drive). Infelizmente, como acontecia com a maioria das conversões do Spectrum para MSX, esta versão ficou mais lenta. E o que é pior: além dos gráficos monocromáticos, dos poucos efeitos sonoros e da ausência de músicas, só estão presentes as duas primeiras fases do jogo.


O filme do He-Man teve adaptação para o mundo da jogatina também. Masters of the Universe foi lançado pela Gremlin Graphics em 1987. É uma aventura com visão aérea e fases de combate com visão lateral. Mais uma conversão do ZX Spectrum. Mais um jogo monocromático, sem músicas e, em muitos momentos, entediante.

 
E por falar em "músicas"... Michael Jackson's Moonwalker também deu as caras no MSX. Infelizmente, não foi uma versão do jogo do Master System ou Mega Drive, muito menos dos fliperamas. O que temos aqui é uma versão do jogo lançado para todos os computadores da época, com diferentes estágios, intercalando visão aérea e progressão lateral. Novamente, lento, monocromático, entediante.

 
O memorável filme sobre a Guerra do Vietnã dirigido por Oliver Stone também foi parar no MSX. Platoon se transformou em uma aventura em texto lançada no Brasil pela Oba Soft em 1987.

 
E se o assunto é guerra, John Rambo foi "tiro certo" no MSX, com três jogos (dois baseados no segundo filme e um no terceiro). Rambo (Pack-In-Video, 1985) é um bom jogo de ação e estratégia, mesmo com gráficos simples e música repetitiva. Já Rambo: First Blood - part II (Davide & Guido Favaro, 1986) é um jogo feito em Basic, simplório, mas que até tenta manter certa fidelidade ao filme. Rambo III (Ocean, 1988) é um jogo de exploração com visão aérea e gráficos monocromáticos, mediano e entediante.

 
Ainda sobre personagens de Sylvester Stallone, temos Rocky, jogo de boxe produzido pela Dinamic em 1987. Nada tem a ver com os filmes. Trata-se de uma imitação lenta, monocromática e piorada do estilo de jogo popularizado por Punch Out.

 
O clássico RoboCop (lançado pela Ocean em 1988) dispensa maiores comentários. Mas se você, súdito de Namor e Aquaman, viveu as últimas três décadas no fundo do oceano e nada sabe sobre o jogo, recomendo esta leitura.

 
Embora sem a mesma assiduidade de Stallone, Arnold Schwarzenegger também apareceu no MSX com The Running Man, jogo de 1989 produzido pela Grandslam Entertainments, que adapta a trama de "O Sobrevivente". Outra conversão do ZX Spectrum. Outro jogo monocromático e lento.


SpaceCamp, lançado pela Pack-In-Video em 1986, adapta o filme conhecido no Brasil como "SpaceCamp: Aventura no Espaço". Jogo de nave simples, como tantos outros da época, mas com alguns bons elementos de estratégia, no tocante ao cuidado com os recursos da espaçonave, por exemplo.

 
O combate contra Al Capone visto em "Os Intocáveis" também chegou ao MSX. The Untouchables (Ocean, 1989) é um jogo de ação e plataformas, outra conversão do ZX Spectrum, monocromática, mas não tão lenta. Entretanto, apenas a primeira fase está presente na versão do MSX. Sim, incauto leitor, o MSX é campeão em conversões incompletas. A patifaria corria solta naquela época.


Um dos clássicos dos anos 1980 foi lembrado no MSX: "O Enigma da Pirâmide". O jovem Sherlock Holmes ganhou uma nova aventura, chamada Young Sherlock: The Legacy of Doyle. O jogo produzido pela Pack-In-Video em 1987 não adapta o filme, mas utiliza alguns de seus personagens, no estilo de adventure gráfico, com comandos determinados para ação.

 
Jogos baseados em filmes também apareceram em versões mais avançadas da plataforma, do MSX2 em diante. Podemos citar Back to the Future Adventure, produção da Pony Canyon, de 1986. Como o nome sugere, é um adventure em texto, com telas do filme digitalizadas.

 
King Kong 2: Yomigaeru Densetsu é um RPG lançado pela Konami em 1986, baseado no filme "King Kong 2" (aquele mesmo, em que Linda Hamilton tenta salvar Kong com um transplante de coração e doações de sangue de uma fêmea da espécie do símio gigante).


"Labirinto: A Magia do Tempo" teve um bom jogo. Labyrinth foi lançado apenas no Japão pela Pack-In-Video, em 1987.

 
Ainda da Pack-In-Video, Super Rambo Special, lançado em 1986. Jogo de ação com elementos de estratégia e visão aérea.


Apareceu o Stallone. Apareceu o Arnoldão, com Predator, jogo de 1987, também da Pack-In-Video. Bastante similar ao jogo lançado para o NES.

 
Jackie Chan surgiu no MSX2, em 1987, com Project A2, da Pony Canyon. Jogo de ação com progressão lateral.

 
Em tempos mais recentes, iniciativas de fãs também renderam jogos baseados em filmes, como The Goonies 'R' Good Enough, obra de Kralizec lançada em 2009.

 
E também é válido mencionar jogos que não são adaptações diretas, mas fazem referências a filmes, como Kung Fu Master (que foi chamado Seiken Acho, quando lançado para MSX pela IREM, em 1985), adaptação do jogo de fliperama, que por sua vez referencia personagens de Spartan X (título japonês do filme "Detonando em Barcelona"), mesmo sem seguir a trama desta obra de Jackie Chan.


Bruce Lee deu as caras no MSX em 1985, em jogo produzido pela Datasoft, sem seguir a trama de qualquer dos filmes do mestre.


Da mesma forma, Police Academy (The Bytebusters, 1986) e Police Academy II (Methodic Solutions, 1987). Ambos os jogos consistem em galerias de tiro, sem qualquer referência à franquia "Loucademia de Polícia" (além do nome, é claro).

 
Outro jogo inspirado em filmes é Hundra, produção da Zeus Software de 1988. Baseado no filme de mesmo nome, lançado em 1983, mas sem seguir a trama da produção cinematográfica.


Temos também um "clássico da patifaria". Gangjeol RoboCop é um jogo lançado na Coréia do Sul pela SIECO, em 1992. Exceto pela imagem e logotipo do personagem na tela inicial, nada tem a ver com os filmes do policial do futuro. É um jogo de ação com progressão lateral, com um RoboCop pintado de vermelho, em cenários coloridos e quase psicodélicos.

 
Já quando o assunto é "Guerra nas Estrelas", o entusiasta do MSX padece. A franquia do tio George não foi bem representada no MSX. Títulos oficialmente licenciados foram poucos (e relacionados aos desenhos Droids e Ewoks). Há entretanto, o jogo Star Wars, obra produzida em 1986 por The Bytebusters, já comentada aqui no blog.

 
Em relação à trilogia original de filmes, apenas lançamentos amadores, sem licença, como Le Retour du Jedi, lançado na França (e que na verdade é um clone do clássico Atlantis de Atari 2600).

 
Além deste há vários jogos produzidos por fãs (mesmo em tempos recentes) a adaptar jogos dos fliperamas ou do Atari 2600, por exemplo.

 
Para encerrar, outro jogo amador: Italian Stallion, produzido em 2009 por Impulse9. Obviamente, o título faz referência a Rocky Balboa. É mais uma tentativa de recriar o estilo de Punch Out no MSX, desta vez com cores e sons mais dignos.

 
Devo ter esquecido algum título. Isto só mostra como o MSX esteve bem servido, mesmo quando algumas adaptações não eram fiéis ou quando alguns jogos não eram necessariamente bons. Naquela época, muitas vezes, o importante era se fazer representar em 8 bits.