Resolvi compilar títulos lançados
para o MSX baseados em filmes (somente produções live-action, a
constar).
Inicio com as aventuras do agente
secreto James Bond. Foram três
jogos no MSX: A View To A Kill (Domark,
1986), The Living Daylights (Walking Circles, 1987) e Licence
To Kill (Domark, 1989).
Destes, só tive contato nos
tempos áureos com Licence To Kill. Ouso afirmar que é o melhor dos três,
mesmo monocromático e com jogabilidade repetitiva.
A franquia Alien deu as
caras no microcomputador com dois jogos, ambos baseados no segundo filme e
disponibilizados em 1987. O primeiro e mais popular, Aliens, foi
produzido pela Electric Dreams. Jogo de tiro em primeira pessoa com
elementos de estratégia e sistema de troca de personagens. O segundo, Aliens:
Alien 2 (ou simplesmente Aliens 2) foi lançado somente no Japão
pela Square e consiste em um jogo de ação em progressão lateral.
Os Tomates Assassinos tiveram um
jogo para o MSX. Attack of
the Killer Tomatoes,
produzido em 1986, pela Global Software. É uma aventura com perspectiva
isométrica.
A segunda investida do
Homem-Morcego na tela do MSX se deu com Batman: The Movie, baseado no
filme dirigido por Tim Burton em 1989 e lançado neste mesmo ano. O jogo da Ocean
oferece uma boa mescla de estilos de jogo, mesmo com gráficos e sons
simplórios.
Marty McFly voltou no tempo
também no MSX, em um simples jogo, embora repetitivo, com algumas referências
ao filme, mas na maior parte com elementos totalmente diferentes.
Death Wish 3 trouxe
Charles Bronson para o mundo dos 8 bits, em mais uma conversão de um jogo do ZX
Spectrum. Apesar dos gráficos monocromáticos, é um bom jogo de ação e
estratégia.
Os Caça-Fantasmas também tiveram suas aventuras retratadas no MSX, em dois jogos desenvolvidos pela Activision.
O primeiro, de 1984, é um jogo de ação e gerenciamento, repetitivo na
maior parte do tempo, mas que pode cativar os mais pacientes. Já o
segundo, lançado em 1989, tem elementos de ação com diferentes
perspectivas (lateral, vertical, isométrica). Entretanto, é
monocromático, lento e entediante em diversos momentos.
Sloth e os amigos das Docas Goon
enfrentaram os Fratelli em The Goonies, clássico máximo do MSX,
produzido pela Konami em 1986. Jogo excelente, mesmo quando toma
diversas liberdades criativas em relação ao filme.
Já Gizmo teve um jogo que adaptou
sua segunda aventura cinematográfica: Gremlins 2: The New Batch,
produção da Topo Soft de 1990, é um jogo de ação em progressão lateral,
monocromático e lento, mas em alguns momentos desafiador e divertido.
Howard the Duck adaptou o
filme do pato super-herói e fanfarrão para o MSX. A obra da Activison
foi produzida em 1986, tem bons gráficos, mas jogabilidade truncada em certos
momentos.
O mestre Jackie Chan apareceu no
MSX em quatro produções da Pony Canyon, entre 1984 e 1985. Destes, tive contato
nos tempos áureos apenas com The Protector, um jogo de plataforma e ação
simples e divertido. Pelo que vi dos demais, apenas The Police Story tem bons
gráficos e jogabilidade atrativa. Os outros dois infelizmente deixam a
desejar.
Um clássico de Steven Spielberg
também inspirou um jogo para o MSX. Jaws, produzido em 1989 pela Intelligent Design, nada tem a ver
com o filme, exceto pela presença do tubarão. O objetivo do jogo até lembra o
clássico Seaquest, do Atari 2600: utilizar um submarino para coletar
tesouros no fundo do mar, enquanto evita os ataques do peixe assassino.
Aproveito o ensejo para mencionar as duas aventuras de Indiana Jones no microcomputador de 8
bits: Indiana Jones and the Temple of Doom (Atari, 1987) é uma
adaptação do jogo de fliperama, com gráficos, sons e músicas simplificados, com
jogabilidade boa, mas que se torna repetitiva em pouco tempo. Já Indiana
Jones and the Last Crusade (Lucasfilm Games / US Gold, 1989) é uma
conversão do jogo do ZX Spectrum (que também foi lançado para outros sistemas,
incluindo Master System e Mega Drive). Infelizmente, como
acontecia com a maioria das conversões do Spectrum para MSX, esta versão ficou
mais lenta. E o que é pior: além dos gráficos monocromáticos, dos poucos
efeitos sonoros e da ausência de músicas, só estão presentes as duas primeiras
fases do jogo.
O filme do He-Man teve adaptação
para o mundo da jogatina também. Masters of the Universe foi lançado
pela Gremlin Graphics em 1987. É uma aventura com visão aérea e fases de
combate com visão lateral. Mais uma conversão do ZX Spectrum. Mais um
jogo monocromático, sem músicas e, em muitos momentos, entediante.
E por falar em
"músicas"... Michael Jackson's Moonwalker também deu as caras
no MSX. Infelizmente, não foi uma versão do jogo do Master System ou Mega
Drive, muito menos dos fliperamas. O que temos aqui é uma versão do jogo lançado
para todos os computadores da época, com diferentes estágios, intercalando
visão aérea e progressão lateral. Novamente, lento, monocromático, entediante.
O memorável filme sobre a Guerra
do Vietnã dirigido por Oliver Stone também foi parar no MSX. Platoon se
transformou em uma aventura em texto lançada no Brasil pela Oba Soft
em 1987.
E se o assunto é guerra, John
Rambo foi "tiro certo" no MSX, com três jogos (dois baseados no
segundo filme e um no terceiro). Rambo (Pack-In-Video, 1985) é um
bom jogo de ação e estratégia, mesmo com gráficos simples e música repetitiva.
Já Rambo: First Blood - part II (Davide & Guido Favaro, 1986)
é um jogo feito em Basic, simplório, mas que até tenta manter certa fidelidade
ao filme. Rambo III (Ocean, 1988) é um jogo de exploração com
visão aérea e gráficos monocromáticos, mediano e entediante.
Ainda sobre personagens de
Sylvester Stallone, temos Rocky, jogo de boxe produzido pela Dinamic
em 1987. Nada tem a ver com os filmes. Trata-se de uma imitação lenta,
monocromática e piorada do estilo de jogo popularizado por Punch Out.
O clássico RoboCop (lançado pela Ocean em 1988) dispensa maiores comentários. Mas se você,
súdito de Namor e Aquaman, viveu as últimas três décadas no fundo do oceano e
nada sabe sobre o jogo, recomendo esta leitura.
Embora sem a mesma assiduidade de
Stallone, Arnold Schwarzenegger também apareceu no MSX com The Running Man,
jogo de 1989 produzido pela Grandslam Entertainments, que adapta a trama de
"O Sobrevivente". Outra conversão do ZX Spectrum. Outro jogo
monocromático e lento.
SpaceCamp, lançado pela Pack-In-Video
em 1986, adapta o filme conhecido no Brasil como "SpaceCamp: Aventura no
Espaço". Jogo de nave simples, como tantos outros da época, mas com alguns
bons elementos de estratégia, no tocante ao cuidado com os recursos da
espaçonave, por exemplo.
O combate contra Al Capone visto
em "Os Intocáveis" também chegou ao MSX. The Untouchables (Ocean,
1989) é um jogo de ação e plataformas, outra conversão do ZX Spectrum,
monocromática, mas não tão lenta. Entretanto, apenas a primeira fase está
presente na versão do MSX. Sim, incauto leitor, o MSX é campeão em conversões incompletas. A patifaria corria solta naquela época.
Um dos clássicos dos anos 1980
foi lembrado no MSX: "O Enigma da Pirâmide". O jovem Sherlock Holmes
ganhou uma nova aventura, chamada Young Sherlock: The Legacy of Doyle. O
jogo produzido pela Pack-In-Video em 1987 não adapta o filme, mas utiliza
alguns de seus personagens, no estilo de adventure gráfico, com comandos
determinados para ação.
Jogos baseados em filmes também
apareceram em versões mais avançadas da plataforma, do MSX2 em diante. Podemos citar Back to the Future
Adventure, produção da Pony Canyon, de 1986. Como o nome sugere, é um adventure em texto, com telas do filme digitalizadas.
King Kong 2: Yomigaeru Densetsu é um RPG lançado pela Konami em 1986, baseado no filme "King Kong 2" (aquele mesmo, em que Linda Hamilton tenta salvar Kong com um transplante de coração e doações de sangue de uma fêmea da espécie do símio gigante).
"Labirinto: A Magia do
Tempo" teve um bom jogo. Labyrinth foi lançado apenas no Japão pela
Pack-In-Video, em 1987.
Ainda da Pack-In-Video, Super
Rambo Special, lançado em 1986. Jogo de ação com elementos de estratégia e visão aérea.
Apareceu o Stallone. Apareceu o
Arnoldão, com Predator, jogo de 1987, também da Pack-In-Video.
Bastante similar ao jogo lançado para o NES.
Jackie Chan surgiu no MSX2, em
1987, com Project A2, da Pony Canyon. Jogo de ação com progressão lateral.
Em tempos mais recentes,
iniciativas de fãs também renderam jogos baseados em filmes, como The
Goonies 'R' Good Enough, obra de Kralizec lançada em 2009.
E também é válido mencionar
jogos que não são adaptações diretas, mas fazem referências a filmes, como Kung
Fu Master (que foi chamado Seiken Acho, quando lançado para MSX pela
IREM, em 1985), adaptação do jogo de fliperama, que por sua vez
referencia personagens de Spartan X (título japonês do filme
"Detonando em Barcelona"), mesmo sem seguir a trama desta obra de
Jackie Chan.
Bruce Lee deu as caras no
MSX em 1985, em jogo produzido pela Datasoft, sem seguir a trama de
qualquer dos filmes do mestre.
Da mesma forma, Police Academy
(The Bytebusters, 1986) e Police Academy II (Methodic
Solutions, 1987). Ambos os jogos consistem em galerias de tiro, sem
qualquer referência à franquia "Loucademia de Polícia" (além do nome,
é claro).
Outro jogo inspirado em filmes é Hundra, produção da Zeus Software de 1988. Baseado no filme de mesmo nome, lançado em 1983, mas sem seguir a trama da produção cinematográfica.
Temos também um "clássico da
patifaria". Gangjeol RoboCop é um jogo lançado na Coréia do Sul
pela SIECO, em 1992. Exceto pela imagem e logotipo do personagem na tela
inicial, nada tem a ver com os filmes do policial do futuro. É um jogo de ação
com progressão lateral, com um RoboCop pintado de vermelho, em cenários
coloridos e quase psicodélicos.
Já quando o assunto é
"Guerra nas Estrelas", o entusiasta do MSX padece. A franquia do tio
George não foi bem representada no MSX. Títulos oficialmente licenciados foram
poucos (e relacionados aos desenhos Droids e Ewoks). Há
entretanto, o jogo Star Wars, obra produzida em 1986 por The
Bytebusters, já comentada aqui no blog.
Em relação à trilogia original de
filmes, apenas lançamentos amadores, sem licença, como Le Retour du Jedi,
lançado na França (e que na verdade é um clone do clássico Atlantis de
Atari 2600).
Além deste há vários jogos produzidos por fãs (mesmo em tempos recentes) a adaptar jogos dos
fliperamas ou do Atari 2600, por exemplo.
Para encerrar, outro jogo amador:
Italian Stallion, produzido em 2009 por Impulse9. Obviamente,
o título faz referência a Rocky Balboa. É mais uma tentativa de recriar o
estilo de Punch Out no MSX, desta vez com cores e sons mais dignos.
Devo ter esquecido algum título.
Isto só mostra como o MSX esteve bem servido, mesmo quando algumas adaptações
não eram fiéis ou quando alguns jogos não eram necessariamente bons. Naquela
época, muitas vezes, o importante era se fazer representar em 8 bits.