segunda-feira, 20 de abril de 2020

Fita MSX piratex: Scotch

Mais uma fita piratex de MSX esmiuçada com todo a pompa e circunstância que você só encontra neste singelo blog.


Já mostrei a primeira fita piratex que adquiri para o MSX. Se não me falha a memória, esta foi a segunda: uma fita Scotch XSI 60, também gravada na Casa das Agulhas. E, novamente, recheada de personagens populares do cinema, além de um clássico dos fliperamas. E ninjas.


Todo os jogos foram gravados em um dos lados da fita, que veio com o costumeiro papel com instruções para carregamento dos programas. O pirateiro amigo sempre a auxiliar a jogatina.


Indiana Jones and the Temple of Doom
Já apresentei este jogo aqui no blog. Produção da Atari Games, convertida para o MSX pela U.S. Gold, em 1987. A versão presente em minha fita tem uma tela de carregamento da Nemesis Informática. Exceto por este detalhe, não há outras diferenças em relação ao original.  


Champion Pro Wrestling
Quem me conhece, sabe: Mat Mania é um de meus jogos prediletos. Muito, mas muito joguei no Fliper Hobby, incomparável representante dos fliperamas de Cidra Beach. Quando comecei a comprar jogos para meu HotBit HB-8000, torcia para encontrar meu jogo favorito de luta-livre para meu sistema. Infelizmente, à época, não lembrava seu nome (a versão disponível no Fliper Hobby era a japonesa, Exciting Hour), portanto, não seria missão simples encontrá-lo. Eis que ao folhear o catálogo da piratehouse, encontrei um item simplesmente chamado "Luta-Livre". A breve descrição informava sobre lutadores mascarados. De pronto imaginei Insane Warrior e The Pirania. Solicitei o jogo. Mas, quando cheguei em casa e carreguei o software, percebi se tratar de outra obra. Uma produção da Sega, de 1985, que tem bons gráficos e sons, mas uma jogabilidade bem diferente do que imaginava. Um bom jogo, mas não era Mat Mania. A versão presente na fita é tal qual a original, sem qualquer alteração de textos ou tela de carregamento de alguma empresa brasileira. 


Elevator Action
Preciso comentar? Clássico absoluto dos fliperamas. Obra da Taito, lançada para o MSX em 1985. Muito, mas muito joguei (e ainda jogo, seja a versão dos fliperamas, seja a de MSX; viva a emulação). A versão presente na fita piratex é da Rentacom, datada de 1986 e com textos traduzidos para português.


Ninja Kun - Majyo No Bouken
Produção da Jaleco em parceria com UPL, de 1984. A piratehouse vendia este jogo como "Ninja II". Eu já tinha o Ninja I. Nada mais justo do que continuar a série. E assim esta pérola foi selecionada. A versão gravada é da Paulisoft, de 1986, com textos traduzidos. Um bom entretenimento.


Iga Ninpou Chou Mangetsujou no Tatakai
E se eu comprei o "Ninja II", então era obrigação levar junto este "Ninja III". Na verdade, o título em inglês deste jogo é Handbook of Iga's Technique: The Fight of Full Moon Castle. Lançado pela Casio, em 1986, tem gráficos e sons simples, mas competentes. Oferece bom desafio, mas pode frustrar o jogador mais incauto. A versão gravada em minha fita não difere da original.


Ghostbusters
Já comentei sobre meus apuros com este jogo no meu texto sobre as fitas piratex bugadas. Sim, esta fita da Scotch é uma delas (na verdade, apenas este jogo tem defeito, os demais sempre foram executados perfeitamente). A versão presente na fita é uma cópia do original da Activision.


E assim, entre ninjas, aventureiros, lutadores e fantasmas bugados, esta fita me proporcionou inúmeras horas de jogatina, sozinho ou acompanhado de meu irmão e amigos. Seu conteúdo está preservado. Assim como as lembranças que sempre me traz.