domingo, 24 de novembro de 2019

As fitas piratex bugadas

Em tempos recentes tenho me dedicado a recuperar, digitalizar e preservar alguns aplicativos e jogos de MSX que tenho em fitas cassete, adquiridas nos áureos tempos do garboso microcomputador.



Para tal empreitada utilizei um simples, barato, porém eficiente equipamento. Um conversor de fitas cassete USB. O processo não tem mistério. Conectar o equipamento a um computador via porta USB, colocar a fita cassete no compartimento, pressionar PLAY e capturar o áudio com o software de captura de áudio.

 
 

Qualquer conteúdo de uma fita cassete pode ser capturado (e pretendo em uma futura empreitada revisar todas as minhas fitas de áudio, em busca daquela música ou gravação pessoal rara, que não se encontra nas interwebz), a fim de preservar para a posteridade. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

De volta à pauta, comecei a digitalizar as fitas de MSX, principalmente as "oficiais" da Engesoft. Percebi que, mesmo dando um pouco de trabalho em certos casos, tendo que ajustar configurações, definir parâmetros de conversão e afins, os resultados foram mais do que satisfatórios. Consegui digitalizar todas as minhas fitas. Mais do que isso, imagine qual não foi minha surpresa quando consegui fazer funcionar até mesmo um jogo que nunca funcionou à época. Na fita da Engesoft MSXK-06 consta o jogo "Super Cobra", clássico shoot 'em up da Konami, que estreou nos fliperamas em 1981 e chegou ao MSX em 1983 (a versão da Engesoft data de 1987).

 
Quando adquiri a fita nos anos 1980, constatei que o jogo não carregava por completo, por mais que eu tentasse. Era apresentada a usual tela de carregamento, a fita seguia o ciclo de carga, mas nada acontecia ao final. Nunca descobri o motivo do não-funcionamento. Assim, naqueles tempos, o jeito foi se resignar e jogar as outras obras presentes na fita.

Isto foi tudo que vi do jogo nos tempos áureos.
Eis que nos dias modernos e futuristas do século XXI, procedi com a digitalização e conversão para os tradicionais formatos ".wav" e ".cas" do MSX. Coloquei o jogo para carregar e...


Sensacional. O gurizinho dos velhos tempos ressurgiu e se alegrou. Mesmo tendo visto a obra em outras plataformas e em emuladores do MSX, quando o loader da Engesoft sumiu e a tela do jogo enfim surgiu, foi um momento peculiar de satisfação.

 
Invadir, Resgatar, Cair fora

Este acontecimento me fez lembrar de outras duas "pérolas do MSX" que eu tenho em fitas cassete. Dois jogos que nunca funcionaram corretamente nos tempos áureos. Será que funcionariam agora? Ou realmente sempre estiveram corrompidos? Parti para o ataque. Desta vez, os jogos estavam em fitas "alternativas", as populares fitas "piratex".

As fitas "piratex" com os jogos bugados.

O primeiro jogo escolhido foi "Rambo III", lançado pela Ocean em 1988, que entrou para minha coleção em versão da Real Time Software, obtida na antológica Casa das Agulhas. A peculiaridade desta versão era que, devido a erros de programação ou de gravação da obra, o jogo apresentava problemas. Se Rambo se movesse para baixo, ao atingir o limite da tela do jogo, surgiria magicamente na parte superior. E se neste local houvesse uma parede, um muro ou outra formação sólida, o personagem ficaria "trancado", sem conseguir sair do lugar. E o jogo não mais avançaria, sendo necessário reiniciar. Desta forma, tornava-se simplesmente impossível prosseguir, já que em algum momento Rambo seria obrigado a entrar em alguma sala para atingir um objetivo mas, ao tentar sair, ficaria "travado".


Pois bem. Digitalizei a fita "piratex", converti para os formatos pertinentes, configurei, parametrizei e... está preservada a versão, do mesmo jeito de sempre, com o mesmo bug. Quem quiser jogar o jogo de forma plena, que procure uma versão oficial. Aqui o negócio é "fidelidade à imperfeição".


Restou-me então voltar minha atenção para os Caça-Fantasmas. O jogo Ghostbusters foi lançado pela Activision para o MSX em 1984. A obra for disponibilizada para os mais diversos sistemas, com pequenas alterações entre um e outro, mas com o mesmo estilo de jogo. Comprar itens, equipar os personagens, percorrer o mapa capturando fantasmas até o confronto final.

A versão "piratex" que eu tenho se sustenta até este ponto. E o que acontece no ápice, no clímax do jogo, quando todos os elementos em tela convergem para o centro e o jogador finalmente parte para enfrentar o Sr. Stay Puft e Gozer? Apenas observe (se não tiver paciência, avance o vídeo até 14:02 para ter uma idéia do drama).


Pois é. O jogo trava. Imagine passar um bom tempo tentando finalizar a aventura e, toda vez, receber uma tela "congelada" como resultado. É para deixar o caçador de fantasmas no chão mesmo.


Estas são algumas das "pérolas de MSX" que estou me divertindo em preservar. Raridades, versões únicas, perfeitas ou não, tanto faz. E nem mencionei as versões "piratex" com textos adulterados, como por exemplo este "RoboCop".


Mas isto já é assunto para outra oportunidade.
Aguarde e confie.