quarta-feira, 8 de abril de 2020

MSXK-06

E lá vamos nós para mais uma intensa análise do conteúdo de mais uma fita cassete do MSX, parte de minha coleção, devidamente preservada em formato digital.


A fita da Engesoft MSXK-06 é emblemática para mim por ter sido a primeira que adquiri que contava com seis jogos. Todos com a tela de carregamento da empresa e com textos traduzidos para nosso idioma (alguns deles apenas na tela inicial, outros no jogo todo). Curiosamente, a tela de carregamento da Engesoft data de 1989, enquanto alguns dos jogos datam de 1987 (as versões alteradas pela empresa, que fique claro).


Kung Fu Master
Clássico dos fliperamas, precursor do gênero hoje conhecido como beat 'em up. Lançado nos fliperamas pela IREM, em 1984, chegou ao MSX no ano seguinte, sob o nome Seiken Acho. Um jogo que eu vencia com facilidade, mas que nos dias atuais, me custou um bom tempo para restaurar a perícia (e ainda assim, o quinto estágio se provou desafiador, como mostra o vídeo a seguir).

O folheto de instruções era bastante preciso, em ternos da trama e da jogabilidade.


Athletic Land
Um ótimo jogo da Konami, produzido em 1984. Conta com gráficos simpáticos, bons efeitos sonoros e uma trilha sonora empolgante, embora repetitiva. A jogabilidade cativa, com controles simples e responsivos. O nível de dificuldade aumenta gradualmente, proporcionando bom entretenimento.

De acordo com o folheto de instruções, mais um "sensacional jogo" (e é mesmo), com "excitantes gráficos" (não sei se "excitantes" é a palavra ideal, mas competentes, certamente). Vai aceitar este desafio?


Exerion II
Produção da Jaleco, de 1984, um bom shoot 'em up vertical, que segue a fórmula de tantos outros jogos do gênero, mas com mais liberdade de movimentação para a nave controlada pelo jogador.

O folheto de instruções deixa claro: "sensacional jogo". Auuuuuuuuuu!!!


Spelunker
Lançamento da Broderbund, surgiu nos fliperamas em 1983 e chegou ao MSX em 1986. O jogador assume o papel de um explorador em cavernas repletas de tesouros e perigos. Apesar das diversas limitações em relação ao original, esta versão oferece bom desafio, apesar da jogabilidade truncada em alguns momentos.

A variedade de situações é um atrativo. Há vários itens a serem coletados e usados contra inimigos e obstáculos .Além do elevador, em certos momentos, utiliza-se um carro de mina ou uma canoa para prosseguir, por exemplo. E a música do jogo gruda na mente.


Stop The Express
Em 1984, o MSX foi agraciado com esta produção da Hudson Soft. Nos quesitos gráficos e sonoros, o jogo é adequado, nada mais. Possui apenas duas fases. Após vencido o segundo cenário, volta ao início, com maior nível de dificuldade.

Quem assiste ao vídeo, pensa que é simples. E, na verdade, é. Basta decorar o padrão de ataque dos inimigos, os momentos em que obstáculos aparecem na tela e utilizar de bons reflexos. Nos tempos áureos, eu vencia com facilidade, mas confesso que, para registrar o vídeo, foram muitos dias até recuperar um mínimo de memória muscular e obter um resultado satisfatório.


Super Cobra
Já comentei sobre este jogo aqui no blog e sobre como só fui jogá-lo em sua versão da Engesoft justamente ao preservar esta fita. De qualquer forma, produção da Konami, lançada nos fliperamas em 1981 (e para o MSX em 1983). O jogador controla um helicóptero e deve recuperar itens enquanto enfrenta inimigos diversos. Simples e viciante.

Como não conseguia jogar este título nos tempos áureos, sempre imaginava o que era a "poderosa caixa" que o folheto de instruções mencionava.


E está analisada mais esta fita cassete.
Relembrar é viver. E eu vivo relembrando.
E preservando. E jogando.