quinta-feira, 10 de outubro de 2019

MSXF-43

Hoje discorrerei sobre a primeira fita cassete que adquiri para o garboso MSX, com três jogos que se tornaram antológicos para este que vos escreve.
 

Quando iniciei minhas aventuras com o incomparável HotBit HB-8000, só o que conseguia fazer era digitar textos ou tentar desenhar algo na tela principal. Pela falta de conhecimento e talento, o que consegui produzir era bastante simplório e básico. Eu tinha um leitor/gravador de fita cassete, um equipamento de alguma outra marca, não voltado para computação, mas que consegui adaptar para funcionar com o microcomputador. Só algum tempo depois fui adquirir um valoroso Data-Corder DR-1 da Gradiente. Voltemos então a meados dos anos 1980, com os primeiros programas que gravei em fita cassete. Primeiro, uma tentativa de desenhar um rosto. Depois, lições de matemática. Tudo regado ao comando PRINT do Basic. Era a glória para o desenvolvedor mirim.
 


Com o reprodutor de fita cassete, consegui também acessar o conteúdo das duas fitas que acompanhavam o equipamento: "Introdução Ao HotBit" e "Curso de Basic".
 

As fitas oferecem demonstrações dos recursos da máquina, seus principais comandos e programas simples para o usuário iniciante. Ou seja, um bom aprendizado, que me levou a vôos mais ousados, como aprender a desenhar o bat-sinal em Basic.
 


Algum tempo depois, adquiri meus primeiros jogos, os cartuchos "O Tesouro Perdido" e "Ninja I". A jogatina fora facilitada. Bastava inserir o cartucho no computador e aproveitar.
 

Entretanto, não era todo dia que se podia comprar os cartuchos. Uma boa alternativa eram, justamente, as fitas cassete, mais baratas e com mais conteúdo. E foi assim que chegou às minhas mãos a fita MSXF-43 da Engesoft.
 

O produto foi lançado em 1988 e contém três jogos. Todos têm um carregador personalizado. E um deles teve os textos traduzidos pela empresa. Tudo sem as devidas licenças (até onde se sabe, pelo menos), nos velhos tempos de reserva de mercado, jeitinho brasileiro e "pirataria oficial".

Gyrodine
Uma adaptação dos fliperamas. Jogo no estilo shoot 'em up (o popular "jogo de nave", "jogo de navezinha" ou "jogo de navinha") com deslocamento vertical. Aqui o jogador assume o controle de um helicóptero de combate e enfrenta os mais diversos inimigos em diferentes cenários, podendo atacar com disparos aéreos ou para o solo. A produção da Taito foi lançada em 1984 nos fliperamas e chegou ao MSX em 1986.


Lonesome Tank
Jogo lançado pela MIA em 1984. É preciso controlar um tanque em um mapa definido, para coletar bandeiras e destruir os veículos inimigos. Nos mesmos moldes do clássico dos fliperamas Rally-X (que também teve versão pro MSX). Casual, simples e viciante.


Scramble Eggs
Jogo simplório desenvolvido por Ample Software em 1983. O nome e o estilo remetem ao jogo de fliperama Scramble, lançado pela Konami em 1981. O diferencial aqui (e único fator que torna esta produção memorável) é a galhofa, já que a nave controlada pelo jogador precisa acertar disparos contra ovos. Sim, ovos. Ao acertá-los, pintinhos saem voando e o jogador marca pontos. Ovos roxos tiram pontos do jogador quando acertados.


Muito, mas muito joguei estas três pérolas. Depois vieram mais fitas e cartuchos. E mais à frente, quando adquiri um drive de disquetes 5 1/4, o céu era o limite e a jogatina era infindável. Foram grandes momentos de alegria computacional.