sexta-feira, 24 de julho de 2020

Mega Drive, Ayrton & Michael

Dois grandes ídolos deste que vos escreve, em dois clássicos do Mega Drive, que entraram para minha coleção muito depois dos tempos áureos do sistema.


Em 2009, o mundo deu adeus a Michael Jackson, um dos maiores artistas que já viveu neste planeta. Como grande fã de MJ, lamentei a notícia. O momento em que ouvi que o Rei do Pop tinha falecido ficou gravado em minha memória. Como admirador de sua obra, eu tinha edições em fitas cassete de seus álbuns. De minha pequena coleção de discos de vinil, o único que restou foi justamente dele. Videoclipes, documentários e shows gravados da televisão. Revistas, cartazes, recortes de jornal. Uma boa variedade de itens. Mas me faltava um. O ótimo jogo para o Mega Drive.


Então, após o falecimento de MJ, decidi que Michael Jackson's Moonwalker definitivamente seria adquirido. E seria a versão oficial lançada no Brasil pela Tec Toy. Pesquisei nas interwebz, nas conhecidas páginas de leilões virtuais, até que encontrei o produto, tal qual pretendia, em perfeito estado de conservação e funcionamento, com preço acessível. E a pessoa que o colocou a venda residia na mesma cidade, em um bairro próximo. Não hesitei. Produto adquirido.


Mas havia um "porém". O produto fora anunciado sem o manual de instruções. À época, não encontrei anúncios deste mesmo cartucho da Tec Toy acompanhado do manual. Alguns sequer traziam o estojo com encarte. Menos ainda com preço justo. De qualquer forma, adquiri o produto, com a intenção de comprar o manual em separado depois. Mas não o encontrei para aquisição. A solução? Imprimir o item por conta própria, já que ele se encontra digitalizado em diversas páginas de preservação de documentação relacionada a videogames, computadores e afins.

Efetuei o download do manual digitalizado e o imprimi. Só alegria, certo?


Ledo engano. Este singelo escriba, afoito para ter o documento, esqueceu de verificar as configurações de impressão. O manual foi impresso perfeitamente, mas em tamanho reduzido. Como não queria gastar mais papel e tinta, resolvi adotar este "mini-manual" mesmo. Do tamanho do cartucho. Tem seu charme.


Quanto ao jogo, a versão da Tec Toy, até onde pude constatar, é a REV 01, que eliminou por completo qualquer traço de Thriller de sua trilha sonora. Já abordei esta questão em meu texto sobre o protótipo do jogo.

Nos tempos áureos, Moonwalker foi locado e devidamente finalizado, em todos os níveis. Há pouco tempo, inclusive, digitalizei o que restou de uma gravação em VHS de uma das ocasiões em que terminei o jogo. É um trecho do quarto estágio, nas cavernas.


Da mesma forma, decidi adquirir Ayrton Senna's Super Monaco GP II, também na versão lançada pela Tec Toy. Imaginei que seria ainda mais difícil obter uma edição completa e com preço justo. Comecei as pesquisas e, verdade seja dita, não demorei muito para encontrar.


Aquisição feita sem pestanejar. Foi realmente um caso de muita sorte. Em dias atuais, esta edição nacional, completa (com cartucho, manual, encartes e estojo) ou não é fácil de encontrar ou tem preços absurdos.


Assim que recebi o produto, prontamente e mais do que feliz fui testar o jogo. O cartucho é brasileiro, meu Mega Drive é japonês. Mas qual o problema? Meu console havia sido desbloqueado, todos os jogos que nele inseri sempre funcionaram. Liguei o aparelho e...


Pois é. Esta mensagem foi tudo que vi em meu Mega japonês. Sim, ele foi desbloqueado. Mas seu desbloqueio era apenas físico, para aceitar os cartuchos de diferentes formatos. Quando algum jogo tem bloqueio via software, como neste caso, meu equipamento nada pode fazer. Como a maioria dos jogos que loquei na vida eram piratex, sem travas (ou mesmo alguns originais da Tec Toy sem restrições de região), meu aparelho aceitava. Enfim, o título funciona, já testei em outro console. Só não funciona no meu Mega (mas qualquer hora adquiro um Mega Key).

 
Confesso que nunca fui um exímio piloto nos títulos da série Super Monaco GP, embora tivesse boa destreza em jogos de corrida em geral. Quando locava o jogo do Senna, conseguia vencer no nível Beginner, além das três pistas do Senna GP, mas o campeonato completo, no nível Master não lembro de ter vencido (na raça, sem senhas ou truques). E como não tinha o costume de locar o mesmo jogo seguidamente, as habilidades requeridas para vencer no nível mais difícil não eram exercitadas.

 
Enfim, dois ótimos jogos que abrilhantam minha coleção, com ídolos que sempre me fascinaram. Dois bons exemplos de que "a paciência é uma virtude", "antes tarde do que nunca" e "tudo vale a pena quando o assunto é MJ e Senna".