sábado, 8 de setembro de 2018

Moonwalker, o protótipo

Uma lenda urbana do Mega Drive se encerra.


Qualquer pessoa com um mínimo de neurônios capazes de fazer sinapses conhece um dos jogos que alavancaram o Mega Drive no início de sua vida. Michael Jackson's Moonwalker dispensa apresentações.


Em 2017 foi encontrado um cartucho com a versão protótipo do jogo. E no ano de 2018 esta foi preservada e a ROM disponibilizada. O grande atrativo deste protótipo? A música Thriller é tocada durante toda a terceira fase, o que marcou o fim de um rumor que cercava a obra desde os anos 1990, quando se comentava que a trilha estaria presente. Em uma época sem internet, redes sociais, telefones celulares e tantos meios de comunicação mais modernos, algumas suposições em revistas especializadas foram suficientes para consolidar a lenda.

A versão final do jogo, que foi comercializada mundialmente, apresentava as seguintes músicas:

Fase 1: Smooth Criminal
Fase 2: Beat It
Fase 3: Another Part of Me
Fase 4: Billie Jean
Fase 5: Bad

Com cinco grandes músicas de MJ presentes, causava estranheza que seu maior sucesso ficasse de fora. Além disso, pesava o fato de existir uma fase que se passa em uma floresta repleta de lápides e zumbis (a palavra "cemitério" não foi usada, provavelmente, para não deixar o jogo mais "pesado" para o público infantil). E mais: quando Michael usa o poder da dança nesta fase, podemos ver alguns movimentos da coreografia de Thriller, o que só aumentava as suspeitas. O próprio material de divulgação mostrava este momento.


Especulava-se que a música fora retirada do jogo porque MJ queria dar ênfase às composições do disco Bad (o que não fazia muito sentido, já que outras duas músicas de Thriller continuavam presentes). A verdade é que a remoção se deu por questões de direitos autorais, já que Thriller foi composta por Rod Temperton e um acerto não foi possível para o lançamento do jogo. Assim, Another Part of Me tornou-se a música da fase da floresta/cemitério (e a trilha sonora ficou formada apenas por músicas compostas por MJ).

Entretanto, quando se iniciou a comercialização do jogo, ainda era possível ouvir trechos de Thriller com um comando específico. Esta versão, que ficou conhecida como REV00, toca a música quando MJ usa o poder da dança em qualquer fase com zumbis. Ou seja, nas fases da floresta/cemitério (3-1, 3-2, 3-3) e na fase 5-3. É preciso manter pressionado o botão de ataque (geralmente o botão B) enquanto se faz uso do poder da dança (por padrão o botão A). Não se sabe se a presença da música nesta versão foi intencional ou um deslize dos programadores. Em pouco tempo foi disponibilizada uma revisão, chamada REV01, que foi comercializada mundialmente, sem qualquer vestígio de Thriller (exceto pela já mencionada coreografia). A REV00 ficou limitada aos poucos cartuchos vendidos e se tornou rara. E assim a lenda ganhou força.

No protótipo, além da presença de Thriller durante todas as fases da floresta/cemitério, há outras diferenças interessantes. Uma seleção de fases está presente ao iniciar o jogo.


O confronto final com o vilão Mr. Big é completamente diferente. Na versão final, o enfrentamento acontece no espaço e o inimigo ataca a partir de uma nave. Já no protótipo, a ação se passa no esconderijo do vilão, que utiliza um canhão laser, tal qual acontece no filme (e similar à versão do jogo para o Master System).


No protótipo, a última fase está incompleta. Por mais que se ataque e acerte Mr. Big, nada acontece. Da mesma forma, os ataques do inimigo nada fazem contra o protagonista. Ou seja, não é possível terminar o jogo. Só é possível ver os créditos finais a partir da tela de seleção de fases 

Outra diferença: durante os créditos finais, no protótipo, MJ dança sozinho, enquanto os nomes dos responsáveis pelo jogo são mostrados. Na versão final, entretanto, MJ dança acompanhado pelo garoto Zeke.


Por ser um protótipo e, portanto, incompleto, há diversos bugs e outros problemas que foram corrigidos para a versão final. Tais situações deixaram o jogo mais difícil em certos momentos. Por exemplo, basta um disparo dos inimigos para tirar uma vida do jogador, mesmo que este esteja com sua barra de energia cheia (e mesmo se estiver transformado em robô).

Há toda uma gama de diferenças entre o protótipo e a versão final. Na maior parte, são pequenas variações para o que se viu no produto comercializado. Para ler sobre estas diferenças, acesse The Cutting Room Floor.

Se ao invés de ler você quiser ver, eis um gameplay completo, do início ao fim, sem usar senhas, cheats, save states ou qualquer outro artifício. Apenas pura e simples habilidade de moonwalk.



Antes de encerrar, vale ressaltar que este é outro caso de preservação de software, que serve como mais um tapa com luva de pelica "na cara" de empresas do mercado de videogames que trabalham contra a comunidade dos entusiastas de emulação. Se não fosse pela ação de apaixonados pelos jogos antigos e pela preservação dos mesmos, este protótipo jamais teria visto a luz do dia.


Keep moonwalking!