sexta-feira, 31 de julho de 2020

Ninja Burai Densetsu

Um jogo de estratégia para o Mega Drive que muito admirei, mas pouco joguei. E um item que entrou para a coleção de forma singular.


Ninja Burai Densetsu é um título lançado pela Sega, apenas no Japão, em 1991. É um bom jogo de estratégia em turnos, que se passa no Japão Feudal e envolve conflitos entre duas facções rivais. Nos tempos áureos, encontrei este jogo em uma locadora. Não tinha qualquer conhecimento a seu respeito, mas quando vi a imagem de capa com ninjas e samurais, foi mais do que suficiente para capturar meu interesse.

Jogo locado. Na hora de jogar, entretanto, percebi se tratar de um jogo de estratégia e não de ação mais direta, como imaginei. É apresentado um mapa no qual o jogador dispõe seus personagens. Neste mesmo mapa, os personagens adversários se movem.


Em diversos momentos, quando estes se encontram e há um combate, a tela muda para algo próximo de um jogo em progressão lateral, com personagens grandes que agem de acordo com os comandos dados pelo jogador no movimento anterior. Também é possível visitar locais para adquirir itens, novamente com visual em progressão lateral.

 
Os gráficos são competentes, a trilha sonora idem. A jogabilidade requer tempo e paciência, justamente o que se espera em um jogo de estratégia. Mas o grande problema para mim sempre foi um só: o jogo, obviamente, estava todo em japonês. E como era preciso ler diversos textos e navegar por menus de comandos inteiramente no idioma nipônico, avançar na trama se tornava simplesmente impossível. Ainda assim, foi um título pelo qual sempre tive apreço.

Duas décadas depois, encontrei nas interwebz uma loja japonesa que vendia cartuchos originais de sistemas antigos, entre eles o glorioso Mega Drive. Ao pesquisar a lista de produtos, eis que encontro o "jogo de ninja", em perfeito estado, com caixa e manual. E com um preço, à época, irrisório. Não me fiz de rogado e parti para a compra. O primeiro produto que importei diretamente do Japão via internet. Em cerca de um mês, recebi o item.


E foi só alegria. O estojo em perfeito estado (e até com cheiro de novo). O encarte com sua bela arte de capa igualmente em perfeitas condições, com bela impressão.


E o cartucho, em pleno estado de conservação e funcionamento, com a mesma arte da capa, texto na parte superior e informações/logotipo da Sega na parte inferior. No verso, informações em japonês e inglês, além do logotipo da Sega. 

 

O manual de instruções, como a maioria produzida no Japão, é colorido, em papel de ótima qualidade e apresenta belas ilustrações, que ajudam a estabelecer a ambientação do jogo. Veja algumas destas imagens aqui.


Inseri o cartucho em meu Mega Drive, liguei e sorri. O jogo estava em minha coleção, de forma original. Joguei por alguns breves momentos, mas a frustração de não saber ler em japonês voltou. Há alguns anos, havia nas interwebz um projeto para traduzir este título para o idioma inglês, mas faz tempo que não se tem notícia. Muito provavelmente a idéia foi abandonada. Uma pena.

Enfim, um dia eu aprendo japonês e consigo encerrar o jogo. Ou talvez uma tradução surja nas interwebz. Até o momento de publicação deste texto, este foi o último jogo que adquiri para o Mega Drive, embora tenha outras intenções de aquisição em mente. De qualquer forma, se este tiver sido o último, é até uma justiça poética. Afinal, meu console é japonês. E apesar da coleção ser repleta de títulos piratex, o último cartucho adquirido foi justamente um oficial japonês da Sega.