quinta-feira, 9 de abril de 2020

MSXK-13

Quando eu começo uma brincadeira, agüento as conseqüências. Mas como não sou egoísta, faço todos ao meu redor agüentarem as conseqüências comigo. Portanto, eis mais uma resenha de uma fita da Engesoft para o MSX.


A fita MSXK-13 reúne mais seis jogos para o MSX. A tela de carregamento da empresa está lá, com data de 1989. Alguns dos jogos estão traduzidos para o idioma tupiniquim. Muito joguei os títulos desta fita, alguns mais que outros, verdade seja dita.


Zanac
Obra-prima da Compile, lançada em 1986. Um clássico inegável do MSX. Ótimos gráficos, trilha sonora memorável, controles responsivos, jogabilidade desafiante. A boa velocidade do jogo consegue superar a notória dificuldade do processador gráfico do MSX em gerar efeitos de scroll de tela eficientes.

A versão da Engesoft data de 1987 e apresenta todos os textos traduzidos para o idioma português. O folheto de instruções deixa claro: o jogo exige "reflexos fortes".


Animal Wars
Lançado no Japão em 1985 como Penguin Kun Wars, esta pérola da ASCII é um divertido jogo, uma disputa "animalesca" (trocadilho besta e mais do que intencional). Permite até oito jogadores (obviamente, não simultâneos). Bons gráficos e sons, jogabilidade viciante.

Mais um "sensacional jogo" (e é mesmo, apenas acho engraçado como esta expressão era usada ao extremo nos folhetos da Engesoft). Você é um animalzinho. Dispute uma partida de bolinha. Vença os Pandas.


Olimpíadas II
A Konami se notabilizou por ser, na opinião deste singelo escriba, a empresa que melhor soube aproveitar toda a capacidade do MSX. Seu diversos jogos comprovam isto. E os títulos esportivos tiveram boa parte neste sucesso. Hyper Olympic 2 é um destes. Lançado em 1984, reúne quatro modalidades olímpicas, que devem ser vencidas com muito manejo do joystick ou muita pressão de teclas. Quem quebrou controles do Atari com Decathlon entende.

Desde já, peço perdão. Não consegui me classificar para a última modalidade (1.500 metros). A frustração foi mais forte do que a paciência para recuperar a habilidade adormecida (e não quis maltratar meu teclado).


Green Beret
Entusiastas do MSX sabem que este é o pior jogo da Konami para o sistema. Já fiz uma ampla análise da obra aqui no blog. Garanto que a leitura trará uma luz sobre todo o imbróglio por trás desta produção. Ou não...

Galaxia
Jogo de naves com progressão horizontal, lançado por Kuma Computers em 1985. Com gráficos e sons simples, ausência de trilha sonora e uma jogabilidade repetitiva, não há muito que torne este um jogo memorável.

Nem o folheto de instruções da Engesoft conseguiu ser criativo desta vez. Você tem uma nave, está no espaço e enfrenta "coisas de outro mundo". E será fatal!


Yie Ar Kung-Fu
Lançado nos fliperamas em 1985, este jogo de luta da Konami (junto com Karate Champ, da Technōs / Data East, lançado no ano anterior) traçou os parâmetros do gênero que tomaria conta da jogatina virtual, alguns anos depois. A versão do MSX foi lançada no mesmo ano. Os gráficos e sons são mais limitados, há menos inimigos e apenas um cenário, mas, ainda assim, a jogabilidade se manteve. Infelizmente, o jogo se torna repetitivo assim que se consegue dominar os padrões de combate dos adversários.


Você é um jovem que quer ser o mestre dos mestres e seu futuro está em jogo. Nada mais é necessário saber. O jeito é partir para a porrada.


E está encerrada mais uma inigualável análise de mais uma fita da Engesoft. Como é bom relembrar os bons tempos. Como é bom preservar tais memórias em forma digital.