quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

O pior jogo da Konami para MSX

Um clássico dos fliperamas. Um clássico microcomputador. Uma clássica desenvolvedora. E uma clássica bomba em forma de jogo.



Todo mundo sabe (até minha vó sabe) e, principalmente, quem é fã ou entusiasta do garboso MSX sabe que a empresa japonesa Konami foi uma das desenvolvedoras que melhor aproveitou todas as capacidades do microcomputador, sempre a oferecer jogos e aplicativos memoráveis.

 

A lista de clássicos é primorosa, com títulos como Antarctic Adventure, Athletic Land, Circus Charlie, F-1 Spirit, The Goonies, Hyper Rally, King's Valley, Knightmare, Magical Tree, Nemesis, Road Fighter, Sky Jaguar, os dois jogos da série Yie Ar Kung-Fu, além dos jogos de esportes (Konami's Boxing, Konami's Ping Pong, Konami's Soccer, Konami's Tennis, a série Hyper Sports) e tantos outros. E continua no MSX2, com Contra, King Kong 2, Metal Gear, Snatcher, Space Manbow e Vampire Killer, só para citar alguns.

 
Mas toda família tem sua ovelha negra.
No caso da Konami, uma ovelha verde: Green Beret.

 
A obra original foi lançada nos fliperamas em 1985. Trata-se de um jogo no estilo run and gun, no qual o jogador assume o papel de um habilidoso soldado, que deve enfrentar hordas de inimigos para resgatar prisioneiros de guerra, ao longo de quatro estágios. Com bons gráficos e sons, a produção tornou-se um clássico inegável, com sua jogabilidade desafiadora. Tanto que o jogo era presença certa nos Fliperamas deCidra Beach.

 
Com o sucesso nos fliperamas, o Boina Verde logo recebeu conversões de seu jogo para os mais diversos sistemas caseiros, fossem videogames ou computadores. O MSX não poderia ficar de fora. E foi aí que a cobra fumou.

Ao contrário do usual, a Konami não produziu a conversão por conta própria. Nesta empreitada, decidiu "terceirizar" o desenvolvimento, que ficou a cargo da filial britânica Konami Limited. Como os desenvolvedores japoneses não tinham muito conhecimento sobre os computadores fabricados na Europa, a idéia era deixar a cargo da empresa do Reino Unido a conversão de jogos para diversos sistemas europeus, a fim de facilitar os trabalhos e evitar gastos desnecessários.

As próximas palavras são especulações minhas: por sua vez, a equipe do Reino Unido, mais acostumada a trabalhar com o ZX Spectrum e com o Amstrad CPC, não teria bons conhecimentos sobre o MSX (nem tempo hábil para obtê-los), o que resultou em um jogo da Konami que mais parece uma das tantas conversões de jogos do ZX Spectrum pro MSX.

A obra foi lançada em países europeus no ano de 1986. E ainda que não seja monocromático, o uso das cores não tem o característico bom gosto dos jogos da Konami. O mesmo pode ser dito da trilha sonora e dos sons. Mas o que realmente destoa de todos as demais produções da empresa japonesa é a jogabilidade sem fluidez, em conjunto com as limitações do MSX para implementar efeitos de scroll competentes.

Tive contato com esta pérola quando adquiri a fita da Engesoft MSXK-13.

 
Como admirador da versão original dos fliperamas (e sem saber de todo o chafurdo na produção desta versão para MSX), fiquei mais do que animado para jogar. Eu não precisaria gastar dinheiro com fichas no fliperama. Não via a hora de carregar o jogo e partir para a ação. Nas palavras do manual de instruções da Engesoft, "não perca tempo, vá capturar seus amigos".


Pois foi só iniciar o jogo e a decepção tomou conta. Eu esperava algumas limitações na versão do MSX em relação ao original dos fliperamas. Mas não da forma vista. Ainda assim, muito joguei, a ponto de finalizar a jornada sem muitos problemas nos tempos áureos. Basta se adaptar à jogabilidade lenta e memorizar os padrões de ataques dos inimigos. Um aspecto positivo na versão da Engesoft é o fato de os textos estarem traduzidos para o idioma português brasileiro. Não exatamente algo essencial, mas ainda assim bastante elogiável. E confesso que, com o passar do tempo, comecei a apreciar o "charme tosco" do jogo.

Segue então um vídeo com a obra completa, na versão da Engesoft.


É ou não é o pior jogo da Konami para o MSX?
Tem o WEC Le Mans, mas esta já é outra conversa.