sábado, 23 de janeiro de 2021

Disquete MSX piratex: Caixa 2 - Nashua 7

Títulos que entraram para a coleção muito mais pela "questão de ter" do que pela vontade de realmente jogar. Este é o assunto deste capítulo da epopéia dos disquetes piratex de MSX.


Nos tempos áureos, comprar cartuchos, fitas e disquetes "originais" de MSX não era tarefa trivial ou barata. A facilidade em conseguir cópias em disquetes piratex supria a vontade de ter cada vez mais itens na coleção. Isto nem sempre resultava em jogos memoráveis aos quais eu voltava com regularidade, mas em um conjunto de pérolas que eu pouco jogava. Eis então mais um disquete Nashua, cujo conteúdo é composto de obras copiadas de amigos.

O acesso rápido e fácil sempre garantido com o menu de seleção feito em Basic.

A lista inicia com Futbol, jogo simplório da Indescomp, lançado em 1985, que já apresentei aqui no blog. Gráficos, sons, jogabilidade: nada chega aos pés de Konami's Soccer. Entre dois jogadores, até pode render alguma diversão. No disquete, há uma tela de carregamento com a palavra "FUTEBOL" (não lembro se fui eu quem criou esta tela) e a versão presente é da Engesoft, que chamou o jogo de "Copa do Mundo".

La Espada Sagrada é uma produção da Topo Soft de 1990. Um jogo de exploração, em que é preciso coletar itens e evitar os diversos perigos do extenso mapa. A aventura é dividia em três partes. A versão presente em meu disquete, por ser uma conversão de fita para disco, tem uma tela para selecionar qual parte jogar (a primeira ou a segunda; a terceira fase me foi repassada em separado). Há uma tela de carregamento da Hot Soft, mas o jogo em si é tal qual o original.

A seguir, Ice World, obra da Casio, de 1985. Um bom jogo de quebra-cabeças, no qual um ratinho deve quebrar blocos de gelo, escapar de criaturas e reunir as peças espalhadas no cenário. Gráficos e sons corretos, apesar do simplismo visual. A jogabilidade por vezes frustra os menos pacientes. A versão no disquete é idêntica a original.

O próximo é Fire Star, produto da OMK, de 1988. Um shoot 'em up com progressão vertical, cujo destaque fica para o padrão de movimentação dos inimigos, que varia bastante em relação à maioria dos jogos do gênero. A versão em meu disquete difere de todas que encontrei nas interwebz, ao mostrar os créditos completos dos desenvolvedores na tela de abertura.

A lista segue com a segunda parte de Sol Negro, produzida em 1988 pela Opera Soft, mais um exemplo da patifaria dos jogos incompletos no MSX. Outro título de dupla carga, cujas partes eram vendidas em separado no Brasil. É um jogo de ação com progressão lateral, monocromático, lento e frustrante. A versão no disco tem uma tela de carregamento com a chave de acesso. O jogo é apresentado em versão da Engesoft.

O jogo seguinte é Jumping Rabbit, lançado pela MIA em 1984. A Gradiente vendeu este título no Brasil como "Coelho Maluco". Um coelho deve subir ao topo de um prédio. Em seu caminho há escorpiões, cobras e lobos. Gráficos, sons e jogabilidade simples, mas pode render um divertimento casual. A versão presente no disquete em nada difere da original.


Maxima é um shoot 'em up desenvolvido pela PSS em 1984. Um clone do clássico Megamania do Atari 2600. Gráficos e sons corretos. Há o detalhe interessante do medidor de temperatura da arma: se muitos disparos forem efetuados em um curto espaço de tempo, uma vez que atingir o nível vermelho, a nave fica impossibilitada de disparar, o que confere um certo nível de estratégia ao jogo. A versão no disquete foi modificada pela Engesoft, com os textos traduzidos para português.

Desenvolvido pela Nippon Columbia em 1984, Pinky Chase segue a fórmula consagrada pelo clássico Pac-Man: é preciso coletar todas as hortaliças presentes na tela e escapar das investidas das demais criaturas. Para tanto, é possível utilizar as cenouras (que garantem invencibilidade) ou entrar em buracos e percorrer o mapa no sub-solo (os adversários também podem entrar nos buracos). A versão no disquete não tem diferenças quanto à original.

O disco se encerra com a terceira parte de La Espada Sagrada. Os gráficos são diferentes e a jogabilidade adota o estilo run and gun. Com alguma prática, é possível terminar este estágio facilmente: basta observar os padrões dos inimigos e obstáculos, manter o botão de disparo pressionado o tempo todo e sempre se mover para a direita. A versão no disquete tem tela de carregamento da Hot Soft. O jogo em si é igual ao original.

Este disquete piratex comprova uma máxima dos tempos áureos: o importante era ter a maior quantidade possível de jogos. Pouco importava se eles realmente eram de qualidade. Se em termos de jogatina, eles pouco tiveram valor, hoje, quando se trata de preservação, há importância em resgatar tais arquivos para o formato digital, ao menos para este singelo escriba.