quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Disquete MSX piratex: Caixa 2 - Nashua 4

Esportes e clássicos dos fliperamas. É o que apresenta este disquete piratex de MSX.

 
Este disco Nashua é composto por sete títulos. Os dois primeiros foram convertidos de minhas fitas cassete. Os demais foram copiados de amigos.
 
 
O menu para seleção de jogos se faz presente, desta vez nas cores preto e branco.

 
O primeiro título é City Connection, clássico dos fliperamas, cuja versão para MSX foi lançada pela Jaleco em 1985. Este jogo foi convertido de minha fita piratex BASF 2. E tal qual na fita, a obra é apresentada em versão modificada pela Nemesis Software.
 

Na seqüência temos Elevator Action, outro clássico inquestionável dos fliperamas, que chegou ao MSX em 1985 pela Taito. Foi convertido de minha fita piratex Scotch, na mesma versão modificada pela Rentacom, com os textos traduzidos para português. A única diferença é uma simples tela de carregamento com o nome do jogo, feita por este que vos escreve.
 



Super Billiards foi desenvolvido pela HAL Laboratory em 1983. Simples e divertido. A versão no disquete tem uma tela de carregamento feita por este singelo escriba (com o jogo chamado de "Snooker"). Além disso, a obra é apresentada em versão da Plan Soft.


A lista segue com Mo-Karimakka. Bochibochidenna Sport, produção de 1986 pela Leben Pro e que me foi repassado como "Animal Basket" (ou "Abask"). Trata-se de um jogo de basquete diferente, em que um personagem solitário enfrenta hordas de criaturas, em terrenos acidentados. Sempre rendeu boa diversão. A versão em meu disquete não tem diferenças em relação à original.


GP World é um jogo de corrida da Sega, de 1985. Um competente simulador, que se destaca por oferecer a oportunidade de o jogador criar e editar suas próprias pistas. A versão no disco tem uma tela de carregamento da FZ Software. O jogo foi modificado pela Starsoft, com alguns textos em português.


E mais um jogo de basquete. Desta vez é Dunk Shot, lançado em 1986 pela HAL Laboratory. Uma competente reprodução do esporte, com várias opções, configurações e personalizações. A versão no disco foi modificada pela Tecnocomp, com alguns textos em português.


Para encerrar, Dungeon Mystery II, desenvolvido em 1987 pela Scorpionsoft. O jogo tem visão isométrica e é uma mescla de adventure e point and click. Os gráficos são simples. Há o destaque das vozes digitalizadas, que refletem as ações do jogador. O problema para mim sempre foi, de fato, entender os comandos, já que todos os textos estão em holandês. A versão no disquete é tal qual a original.


Mais um disco apresentado. Mais jogos que renderam horas de saudável diversão. Mais itens devidamente preservados em formato digital. Mais um capítulo da epopéia dos disquetes recuperados de MSX.