quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Disquete MSX piratex: Caixa 2 - Nashua 6

Este capítulo da epopéia dos disquetes preservados de MSX tem muita ação e um clássico dos fliperamas que exagerou na rapidez.

O presente disquete Nashua tem apenas quatro jogos, dois deles convertidos de uma de minhas fitas cassete. Isto se deu porque os dois primeiros ocuparam bastante espaço em disco.

Como de costume, o menu para seleção de jogos marca presença.


O primeiro da lista foi muito esperado por este singelo escriba. Double Dragon II: The Revenge, o clássico dos fliperamas, chegou ao MSX em 1989, em uma colaboração da Virgin Games com a filial estadunidense da Technos. Na realidade, foi uma conversão do ZX Spectrum realizada pela Animagic. Com tantos nomes envolvidos, finalmente os irmãos do Dragão Duplo receberam uma versão competente para MSX, certo? Errado! Se o primeiro jogo (visto aqui no blog) peca pela lentidão, este é rápido demais, fácil demais. Com um ou dois golpes, os inimigos são derrotados. E aqui a "voadora" é um golpe quase invencível. Ou seja, simplesmente não tem graça. Os gráficos são monocromáticos. A trilha sonora, apesar de repetitiva, até tem seu charme. A versão no disco tem telas de carregamento e abertura modificadas pela Hot Soft, empresa pirateira local. Além disso, por se tratar de uma conversão de fita para disco, há uma tela para seleção de fases. O problema é que, selecionada uma fase, só é possível jogar esta. Vencido o cenário, o jogo reinicia no mesmo. Para jogar os demais estágios, é preciso reiniciar o computador, recarregar o jogo e escolher outra fase. Pense em algo decepcionante...


A seguir, Soviet (que me foi repassado como "Soviet Mission"). Jogo da Opera Soft, disponibilizado em 1990. O jogador assume o comando de um veículo de combate, com a missão de resgatar reféns atrás das linhas inimigas. Com visão aérea, pode render bom desafio para os mais persistentes. A versão no disquete tem tela de carregamento da Hot Soft, mas o jogo em si é tal qual o original.

Os próximos dois títulos foram convertidos de minha fita piratex Scotch. O primeiro é Champion Pro Wrestling, jogo de luta-livre da Sega, de 1985. Obviamente, é a mesma versão da fita, tal qual a original. Apenas adicionei uma tela de carregamento com o nome do jogo.

O segundo é Ninja Kun - Majyo No Bouken, vendido no Brasil como "Ninja II". Jogo da Jaleco em parceria com a UPL, que aparece neste disco em versão da Paulisoft. Novamente, criei uma simples tela de carregamento com o nome da produção.

Muito joguei estes títulos, mesmo com a decepção causada por Double Dragon II (fã é fã, fazer o quê). E hoje tudo está devidamente preservado em formato digital. Para reviver os melhores e piores momentos de jogatina de MSX, como nos tempos áureos.