sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Hiper e Turbo

Mais dois cartuchos de MSX para a coleção. Mais conteúdos devidamente preservados em formato digital.

 

Mais uma apreciação de jogos de MSX, em cartuchos da Sharp-Epcom. Já apresentei, aqui no blog, minha pequena coleção, que tento incrementar, sempre que surgem oportunidades. A tarefa é inglória, já que os itens geralmente são oferecidos por valores exorbitantes e incondizentes, mesmo para edições completas.

Mas, com paciência, de tempos em tempos, pequenas vitórias são alcançadas. Em uma página de leilões nas interwebz, surgiu anúncio de dois cartuchos, com caixas e manuais. Tomei por obrigação adquiri-los. E, assim, ambos entraram para a coleção e se encontram devidamente preservados em formato digital. 

Hyper Sports 1
Primeiro jogo da série Hyper Sports, produzido pela Konami em 1984. Oferece quatro modalidades: salto ornamental, salto sobre cavalo, trampolim e barra fixa. Nunca tive contato com este jogo nos tempos áureos, apenas com os dois seguintes (em versões piratex, conforme vistas aqui no blog).

Esta versão da Sharp-Epcom não tem o logotipo e os créditos da Konami nas telas iniciais. De resto, é tal qual a versão original. Como nunca joguei nos tempos áureos, não desenvolvi perícia e, assim, não consegui passar da fase do trampolim. Mas qualquer hora eu me classifico em todas as modalidades. Ou não.

Turboat
Lançado pela Mass Tael, em 1984, trata-se de um jogo simples, mas desafiante, em que devemos assumir o controle de uma lancha e destruir veículos e edificações inimigas em um rio. Em outros cenários, é preciso capturar radares flutuantes inimigos. A tela se move em diagonal, em uma perspectiva semi-isométrica.

A versão da Sharp-Epcom removeu os créditos na tela de abertura. Além disso, todos os textos foram traduzidos para português.


Dois itens devidamente adquiridos e preservados. A estima por minha coleção de cartuchos só aumenta.

Vida longa ao MSX!