sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Mega Rambo

Mais um item para a coleção. Cartucho original do glorioso Mega Drive, com um dos personagens mais icônicos do cinema.  
 
 

Em 1988, estreou o terceiro filme do veterano de guerra John Rambo. "A primeira vez, foi por ele. A segunda, pelo seu país. Desta vez, é por seu amigo". A chamada dos cartazes e trailers era mais do que instigante e resumia perfeitamente o enredo da produção. O Coronel Trautman é feito prisioneiro em uma operação no Afeganistão e cabe a Rambo resgatar seu amigo e mentor.  

Mais simples impossível. E não menos empolgante, já que Rambo faz de tudo um pouco neste filme: luta com bastões, dispara com metralhadora pra todo lado, pilota helicóptero e tanque, trata seus ferimentos de forma rústica. E ainda sobra tempo para um esporte hípico e algumas piadas.

Assisti à obra com meu irmão e um vizinho no antigo Cine Roma. Morávamos relativamente perto do cinema. Meu pai nos levou até lá, fomos a pé. Compramos os ingressos e meu pai voltou para casa. Assistimos ao filme e depois retornamos, novamente a pé. Foi uma das primeiras vezes que tive a experiência de estar no cinema "sozinho", sem a presença de algum adulto responsável.

O filme foi um sucesso estrondoso e muitos produtos relacionados foram lançados, para aproveitar o embalo. E entre estes estava o jogo para Mega Drive, desenvolvido e lançado pela Sega, em 1989. É um título de ação, no estilo run and gun com visão aérea, Com algumas liberdades, segue a premissa do filme: Rambo precisa resgatar Trautman e, para tanto, deve completar missões em diferentes ambientes, utilizando suas armas para enfrentar os adversários. Entre cada estágio, surge uma etapa especial em terceira pessoa, na qual Rambo deve destruir veículos inimigos com seu arco e flecha. Gráficos, sons e jogabilidade consistentes tornaram este jogo memorável.

Muito joguei nos tempos áureos. Se a memória ainda me serve, loquei algumas vezes a obra (ou devo ter jogado o cartucho de algum amigo, já que eu não tinha os costume de locar o mesmo título repetidas vezes). Em tempos recentes, comecei a ter o interesse em adquiri-lo, na versão brasileira lançada pela Tec Toy. Entretanto, em uma página de venda de jogos usados nas interwebz, por indicação de um amigo, me deparei com anúncio da edição japonesa completa. O preço, embora não exatamente módico, era acessível. Portanto, mais um título original na coleção. 


A capa oferece a mesma ilustração utilizada no cartaz do filme, que também estampou as edições de outras regiões. A diferença é que nesta versão japonesa, a imagem é mais fechada, mais focada no personagem. No verso, imagens do jogo e do filme, além de dizeres em japonês.

No cartucho, novamente a mesma imagem. Em seu verso, informações em japonês, além do logotipo da Sega. Na parte superior, o título em japonês.

O manual é colorido e em papel de qualidade, como era de praxe nos lançamentos nipônicos. Apresenta mais imagens do jogo e do filme, além de ilustrações dos inimigos, veículos e armas. Obviamente, todas as instruções estão no idioma japonês.



O jogo teve duas versões. Na primeira, há um erro de digitação em uma cutscene. A revisão (geralmente chamada REV01 ou REVA) corrigiu este deslize. O cartucho japonês contém a primeira versão, com o erro (quando jogado em um sistema nipônico, os textos são exibidos no respectivo idioma).

Uma curiosidade: a versão japonesa apresenta um final secreto (até onde consegui pesquisar, também parece ser possível acessá-lo nos cartuchos de outras regiões quando jogados em console japonês). Se o jogo é finalizado sem que sejam usados continues, Rambo corre e explode o jipe onde estava o Coronel Trautman. Vai entender.

Enfim, a coleção agora tem mais um belo item, devidamente apresentado neste espaço.