quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Mega Aranha

Se não vai do jeito certo, vai do jeito tosco, porque aqui galhofa é a especialidade da casa.

 

Já discorri neste singelo blog sobre Spider-Man vs  the Kingpin, clássico jogo para o glorioso Mega Drive protagonizado pelo Homem-Aranha. Muito joguei nos tempos áureos, quando locava a obra. Mas nunca comprei. Assim, se formou mais um sonho de consumo. 

Uma das tentativas de aquisição do jogo rendeu uma aventura tragicômica, de resultado frustrante, uma verdadeira constatação de que todo dia é um "7 in 1"

Eis que surgiu nova oportunidade de obter o título. Uma vez mais, a galhofa falou mais alto, já que não se trata de uma edição original, mas de um cartucho piratex. E a galhofa se dá na ilustração da capa e do cartucho.

A diagramação é similar à da edição original estadunidense, com a arte na parte superior e o título abaixo, sobre um fundo quadriculado pintado de preto. Entretanto, o herói é mostrado com um visual bastante peculiar. O verso da embalagem mostra imagens e informações do jogo (em verdade, é uma cópia da contra-capa da edição estadunidense, com os créditos da parte inferior removidos). Na lateral, o nome do jogo e o código A-102.

A etiqueta do cartucho mostra a mesma arte, mas sem qualquer indicação do nome do personagem e/ou do jogo. No verso, aviso de cuidados para utilização do cartucho. Na parte superior, apenas a continuação da arte, novamente sem qualquer escrita.

Vamos, então, analisar o visual do herói. Começamos pela máscara, cuja parte inferior é pintada de preto, enquanto na altura dos olhos está na cor roxa (o que me lembra do Donatello, das Tartarugas Ninja). Apenas a parte superior e os olhos se assemelham à máscara original. Já o uniforme é completamente diferente do habitual: um quimono laranja sobre uma roupa vermelha e preta (ou seria a pele do indivíduo?), calças roxas e botas laranjas. Para completar, uma capa vermelha. Nem em seus momentos mais alucinados o Cabeça-de-Teia pensou em utilizar uma indumentária como esta. Até certo ponto, lembra o visual do Duende Macabro.

O que chama a atenção é o trabalho a que os pirateiros se deram para editar a imagem da capa original, de forma a substituir a figura do herói e manter o fundo. Entretanto, alguns deslizes aconteceram. Por exemplo: a teia na parte superior direita da arte (esqueceram ou tiveram preguiça de apagar?).

Quanto ao jogo em si, não há muito o que comentar. É um dos melhores do Homem-Aranha de todos os tempos. A versão deste cartucho não tem qualquer diferença em relação à original.


Enfim, a obra se encontra na coleção. Edição piratex e galhofeira, para manter o costume. Mas ainda chegará o dia em que comprarei uma versão original, seja a brasileira ou a japonesa (ou ambas), completa e por preço justo.
 
 
'Nuff said.