quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Disquete MSX piratex: Caixa 2 - Nashua 10

Um disco piratex diferente dos demais. Todo mundo pra trás, pois este texto apresenta os mais puros exemplares da fina arte da edição de imagens.

Se você acompanhou a epopéia dos disquetes piratex de MSX até aqui, percebeu que os jogos foram maioria. Eu tinha um ou outro aplicativo, geralmente copiado de algum livro ou revista e gravado em fita cassete ou disquete. Mas era a jogatina que dominava, inquestionavelmente.

Entretanto, um belo dia fui apresentado por um amigo a um programa que permitia desenhar na tela do MSX com mais recursos, copiar telas de outros programas e jogos. Enfim, editar imagens de maneira mais interessante e salvar as criações em disco. Era o Graphos III, criação do renomado Renato Degiovani.


O programa foi copiado em outro disco Nashua. E justamente este disquete marca o fim da segunda parte da epopéia. Não lembro se foi, de fato, o último disquete com obras copiadas de amigos. Acho que não. Mas por não se tratar de jogos, deixei para o final.

A versão em meu disquete tem uma introdução da Hot Soft, empresa pirateira local. 

Ao executar o comando para iniciar o programa, é apresentada a tela de abertura, seguida de uma tela de configuração. Depois, o menu principal do editor. 

O editor propriamente dito é uma tela em branco, com acesso a menus com diversas opções.

Entre as diversas funcionalidades, o Graphos III permite escolher e editar fontes de texto.


Mas os itens mais atraentes, ao menos para este singelo escriba, eram as telas contidas no disco, que podiam ser acessadas e editadas.


Entre elas estava esta do jogo Bruce Lee, na versão do ZX Spectrum, que depois utilizei quando converti minha versão de MSX, de fita para disco.

Outra opção interessante do Graphos III: obter telas de jogos, tanto de fitas cassete quanto de disquetes. Foi assim que recuperei a tela de carregamento do jogo Green Beret, de minha fita Engesoft MSXK-13, e a utilizei quando consegui cópia do jogo em meu disquete piratex, como relatei aqui no blog.

Além das telas completas, havia também os shapes: imagens ou pedaços de imagens retirados de diversas fontes, que poderiam ser usados para formar outras artes. Se minha explicação deixou a desejar, pense nos cliparts, popularizados pela Microsoft com o Microsoft Word, a partir de meados dos anos 1990.

Um belo exemplo são os shapes contidos no disquete referentes ao filme Cobra, estrelado por Sylvester Stallone. Foram criados a partir da tela de carregamento do jogo de ZX Spectrum. Eis a tela original:


Com os shapes, criei a tela abaixo. Um primor artístico ímpar.

Mais uma imagem que me encantava: o shape deste carro, que só muito tempo depois descobri ser originário da tela de carregamento do jogo Turbo Esprit, do ZX Spectrum. A imagem foi por mim editada e utilizada em um dos "Filmes Clássicos" produzidos em Cidra Beach (quem viu, sabe).

Outra categoria incluía os layouts. O que dizer desta imagem da cantora Madonna? Eu simplesmente achava algo lindo de se ver à época (e ainda hoje).

A imagem engraçadinha abaixo também sempre me divertia.

São apenas alguns exemplos das diversas telas e imagens que acompanhavam o programa. Um amigo em especial tinha real apreço por desenhar e editar imagens com o Graphos III. Lembro de passarmos horas em frente ao computador, criando as mais diversas artes. Infelizmente, não tínhamos o costume de salvá-las e, assim, tais pérolas se perderam.

E desta forma se encerra a segunda parte da epopéia dos disquetes piratex de MSX. Mais uma caixa inteira de discos preservados e detalhados, em esplêndidas resenhas só encontradas neste singelo espaço. Ainda há mais uma parte na epopéia, mas esta será curta. Portanto, prepare-se: o fim está próximo!