Um disco piratex diferente dos demais. Todo mundo pra trás, pois este texto apresenta os mais puros exemplares da fina arte da edição de imagens.
Se você acompanhou a epopéia dos disquetes piratex de MSX até aqui, percebeu que os jogos foram maioria. Eu tinha um ou outro aplicativo, geralmente copiado de algum livro ou revista e gravado em fita cassete ou disquete. Mas era a jogatina que dominava, inquestionavelmente.
Entretanto, um belo dia fui apresentado por um amigo a um programa que permitia desenhar na tela do MSX com mais recursos, copiar telas de outros programas e jogos. Enfim, editar imagens de maneira mais interessante e salvar as criações em disco. Era o Graphos III, criação do renomado Renato Degiovani.
O programa foi copiado em outro disco Nashua. E justamente este disquete marca o fim da segunda parte da epopéia. Não lembro se foi, de fato, o último disquete com obras copiadas de amigos. Acho que não. Mas por não se tratar de jogos, deixei para o final.
A versão em meu disquete tem uma introdução da Hot Soft, empresa pirateira local.
Ao executar o comando para iniciar o programa, é apresentada a tela de abertura, seguida de uma tela de configuração. Depois, o menu principal do editor.
O editor propriamente dito é uma tela em branco, com acesso a menus com diversas opções.
Entre as diversas funcionalidades, o Graphos III permite escolher e editar fontes de texto.
Mas os itens mais atraentes, ao menos para este singelo escriba, eram as telas contidas no disco, que podiam ser acessadas e editadas.
Além das telas completas, havia também os shapes: imagens ou pedaços de imagens retirados de diversas fontes, que poderiam ser usados para formar outras artes. Se minha explicação deixou a desejar, pense nos cliparts, popularizados pela Microsoft com o Microsoft Word, a partir de meados dos anos 1990.
Um belo exemplo são os shapes contidos no disquete referentes ao filme Cobra, estrelado por Sylvester Stallone. Foram criados a partir da tela de carregamento do jogo de ZX Spectrum. Eis a tela original:
Com os shapes, criei a tela abaixo. Um primor artístico ímpar.
Mais uma imagem que me encantava: o shape
deste carro, que só muito tempo depois descobri ser originário da tela
de carregamento do jogo Turbo Esprit, do ZX Spectrum. A imagem foi por
mim editada e utilizada em um dos "Filmes Clássicos" produzidos em Cidra
Beach (quem viu, sabe).
Outra categoria incluía os layouts. O que dizer desta imagem da cantora Madonna? Eu simplesmente achava algo lindo de se ver à época (e ainda hoje).
A imagem engraçadinha abaixo também sempre me divertia.
São apenas alguns exemplos das diversas telas e imagens que acompanhavam o programa. Um amigo em especial tinha real apreço por desenhar e editar imagens com o Graphos III. Lembro de passarmos horas em frente ao computador, criando as mais diversas artes. Infelizmente, não tínhamos o costume de salvá-las e, assim, tais pérolas se perderam.
E desta forma se encerra a segunda parte da epopéia dos disquetes piratex de MSX. Mais uma caixa inteira de discos preservados e detalhados, em esplêndidas resenhas só encontradas neste singelo espaço. Ainda há mais uma parte na epopéia, mas esta será curta. Portanto, prepare-se: o fim está próximo!