quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Central Point Anti Virus

Um disquete que está na coleção desde os tempos áureos, mas que só consegui conhecer em tempos recentes.


Encerrada a epopéia dos disquetes preservados de MSX, é hora de apresentar outro disco, não relacionado ao garboso microcomputador, mas que está entre minhas posses há quase três décadas. E cujo conteúdo só consegui acessar na atualidade.

Trata-se de um disquete 5 1/4 oferecido pela revista PC Magazine Brasil em parceria com a Brasoft. Nele há uma versão do Central Point Anti Virus, aplicativo para PC, funcional em ambiente MS-DOS.

Obviamente, trata-se de um anti-vírus. A tela de introdução oferece detalhes sobre o aplicativo. É uma versão com limitações, basicamente apenas o módulo de verificação é funcional. Para os demais recursos, seria preciso adquirir a versão completa.

 
A seguir, são apresentadas as opções do aplicativo. Novamente, apenas a opção de detecção está habilitada. Tudo bem básico, se comparado aos aplicativos similares da atualidade. Mas vale lembrar que este software é datado de 1993.
 

Para quem quiser brincar, eis o disquete preservado. É só baixar o arquivo compactado, descompactá-lo e utilizar em um computador com ambiente DOS ou em um emulador como o DOSBox, por exemplo.

Eu realmente não faço idéia de como este disquete chegou às minhas mãos. Não lembro de ter comprado alguma edição da PC Magazine Brasil (não há qualquer número da revista entre minhas posses). Por se tratar de um disquete 5 1/4, ficou guardado junto com os demais de MSX.

Enfim, mais um software preservado. Todos meus disquetes e CD-ROMs de PC, bem como os disquetes e fitas de MSX estão devidamente resguardados em formato digital. Sejam jogos, discos de instalação e drivers ou aplicativos em geral.

Os próximos projetos? Efetuar backups de meus cartuchos de MSX e Mega Drive. Entre eles há versões de jogos definitivamente raras, especialmente algumas piratex não encontradas nas interwebz.

Que venham as cenas dos próximos capítulos.