sexta-feira, 13 de setembro de 2024

MSX J017

Mais uma fita com jogos de MSX esmiuçada com toda pompa e circunstância.

 
Quando trato de fitas cassete de MSX, meu interesse sempre se volta para os produtos da Engesoft, embora, em tempos recentes, títulos da Gradiente e MaxByte também tenham entrado para a coleção. 

Entretanto, este texto discorre sobre uma fita integrante de uma série que por bastante tempo pensei em obter, mas evitava propositalmente, para não embarcar em mais uma sanha colecionística. Lançada pela MSX Informática, a série MSX Game Book I é composta por dezenove fitas, cada uma com dois jogos. Os produtos datam de 1986 e foram lançados sob o selo MSX Editorial.

As fitas desta série são facilmente encontradas nas interwebz, geralmente completas e, por vezes, lacradas. Todas tem o mesmo padrão de apresentação: uma capa coberta com logotipos MSX, os nomes dos jogos na parte inferior e, mais abaixo, outro logotipo MSX. O que diferencia um produto do outro são as cores das capas. O verso traz listadas todas as fitas da série. Na lombada, apenas um logotipo MSX. Cada fita é acompanhada de um manual de instruções, com informações sobre todos os jogos da coleção.

Em uma página de leilões, adquiri uma delas. Completa e lacrada. A fita MSX J017 contém dois jogos, um em cada lado. Estes títulos já faziam parte de minha coleção, em fita, disquete ou cartucho. 


Hyper Sports 1
O primeiro jogo da conhecida série esportiva da Konami. Lançado originalmente em 1984. Entrou para minha coleção com o cartucho da Sharp-Epcom, conforme mostrei aqui no blog. A versão presente nesta fita tem uma tela de carregamento da MSX Informática. Nas telas iniciais do jogo, os créditos da Konami foram omitidos ou trocados pelos da empresa brasileira. Além disso, os textos estão em português.


Ghostbusters
O clássico jogo dos Caça-Fantasmas (lançado pela Activision em 1984) já deu as caras neste espaço virtual algumas vezes. Primeiro, em meu texto sobre minhas fitas piratex bugadas. Depois, quando minuciei a fita Scotch, na saga de digitalização de minhas fitas. E, enfim, na epopéia de preservação de meus disquetes, contido em disco Nashua. A versão presente nesta fita também tem a tela de carregamento da MSX Informática. Já o jogo em si é tal qual a versão original, sem modificações.

E está apresentada mais uma fita de MSX, com seu conteúdo devidamente preservado. Resta parafrasear o Jóker, o palhaço, o bobo: comecei a brincadeira, agora terei que agüentar as conseqüências. Se as demais fitas da série MSX Game Book aparecerem pela frente, talvez eu as adquira.

Ou não.