sexta-feira, 3 de março de 2023

Almanaque de Terror

Um clássico gibi. Um antigo sonho de consumo. Mais um item há muito desejado entra para a coleção.
 

Em tempos recentes tenho me dedicado e reparar alguns deslizes cometidos em minha trajetória como colecionador. E assim tento adquirir aqueles itens que sempre desejei, mas, pelas razões mais diversas, deixei passar, nos tempos áureos. Sejam jogos de videogame, filmes, discos, revistas, histórias em quadrinhos, se um dia estiveram na minha mira, então tento obtê-los de vez, geralmente para inteirar coleções iniciadas em idos tempos, mas nunca completadas. Ou para obter itens únicos muito cobiçados.

O que me traz ao alvo deste texto. Um gibi que por muito tempo esteve entre meus "sonhos de consumo" e que, finalmente, entrou para a coleção: a edição número 1 do Almanaque de Terror.

Trata-se de uma publicação da editora Bloch, sob o selo do Capitão Mistério (de edições voltadas aos gêneros de suspense e terror).


O Almanaque de Terror foi uma série curta, com apenas três números lançados na década de 1980. Há desencontro nas informações dispostas nas interwebz sobre as datas de publicação: enquanto algumas fontes usam como base os expedientes das três revistas (que citam o ano de 1982), outras estipulam que foram publicadas entre 1984 e 1986 (na segunda edição, há propaganda de revistas da Bloch lançadas em 1983 e 1984, por exemplo, o que indica que esta segunda informação deve ser a mais correta).


A antológica primeira edição tem arte de capa assinada por Antonino Homobono Balieiro, conhecido por produzir capas e artes para outras revistas de terror e faroeste das editoras Vecchi e Bloch. Mostra uma figura diabólica em destaque, com indivíduos ensandecidos a sua frente contra um fundo azul, com ladrões de cemitério à luz do luar. Simplesmente memorável.

A revista tem cem páginas e é composta por seis estórias. Adaptações de contos escritos por nomes aclamados da literatura mundial: Washington Irving, Bret Harte, Leonid Andreiev, Leon Tolstói e o brasileiro Rubens Lucchetti. A arte de todas as tramas ficou a cargo de Edmundo Rodrigues, renomado artista brasileiro, de extensas colaborações para as editoras Bloch e RGE, entre outras.

Quando escrevi sobre minhas lembranças da Casa do Leitor, citei brevemente a primeira edição do Almanaque de Terror. Foi justamente neste recinto que vi pela primeira vez este gibi. E fiquei fascinado à primeira vista com sua capa. Por razões que não mais lembro, não o adquiri naquela ocasião. Mas logo depois comprei a terceira edição, cuja capa estampa Drácula em um caixão, em referência ao filme "Drácula, o Perfil do Diabo", estrelado por Christopher Lee.


Por muito tempo procurei a primeira edição em sebos e nas interwebz. Mas sempre que a encontrava, era oferecida por preços exorbitantes. Mas, finalmente, chegou o dia em que apareceu por um preço justo, em um website de vendas online. Não titubeei. E agora ela se encontra na coleção, em excelente estado (sem páginas soltas ou rasgadas, apenas com um pequeno detalhe na capa).  

Enfim, o sonho de consumo está realizado. Posso me dar por satisfeito, com as duas edições desta série e suas belas capas.  

 
Mas já sinto o sentimento completista a se manifestar, para que eu corra atrás da edição número 2, a fim de completar de vez esta coleção. Talvez eu compre.

Aguarde e confie.