sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Ligue-se ao Expert

O cartucho de demonstração que acompanhava o computador mundial da Gradiente.


Quem acompanha este blog sabe que o MSX têm grande relevância para mim e já discorri sobre diversos dos itens que compõem minha coleção, a maioria obtida nos anos 1980 e 1990. Entretanto, esqueci de comentar sobre uma aquisição recente.

O padrão MSX para microcomputadores de 8 bits chegou ao Brasil em 1985 e teve dois grandes expoentes: o Expert, lançado pela Gradiente, e o HotBit, da Sharp.

Ambos os equipamentos eram oferecidos com algum software de apresentação de suas características básicas. No caso do HotBit, eram programas contidos em duas fitas cassete, como já mostrei aqui no blog. Já o Expert era acompanhado por um aplicativo em cartucho chamado "Ligue-se ao Expert". 

Nunca tive um Expert, meu equipamento sempre foi e sempre será o garboso HotBit HB-8000. Mas em 2021, encontrei este cartucho, oferecido por preço irrisório em um site de vendas nas interwebz. Não me fiz de rogado e adquiri o produto. O item, em perfeito estado de conservação e funcionamento, tem na etiqueta frontal o nome do programa e o logotipo da empresa. No verso, informações da Gradiente, o logotipo MSX e o código do produto. No topo, novamente o título do programa. E em uma das laterais, um selo de segurança.
 

O aplicativo demonstra algumas das capacidades do computador para desenho, música, planilha e receituário, como mostra o vídeo a seguir:

Um detalhe interessante: no cartucho que acompanhava os computadores do modelo Expert Plus, este programa de demonstração tem algumas diferenças mínimas. Na inicialização é mostrado um menu que permite selecionar entre a aplicação e o ambiente Basic. Ainda, a tela de abertura não tem mais a expressão "o computador mundial" (alterada para "o computador da Gradiente). A mensagem de boas-vindas deixa claro se tratar do modelo Expert Plus. E o acesso aos módulos do programa é feito por outro menu de opções.

E assim está apresentada esta aquisição, que por qualquer motivo eu havia negligenciado em detalhar neste espaço. Desleixo corrigido. E viva o MSX!