terça-feira, 2 de abril de 2019

Parece, mas não é...

Mais "pérolas de MSX". Mas desta vez há uma temática: jogos lançados no Brasil com títulos convidativos, a fazer referência a grandes franquias, mesmo não sendo realmente sobre elas.


O MSX teve muitos jogos relacionados a filmes, livros, gibis, celebridades, atletas, etc. Ainda assim, alguns não deram as caras na plataforma. Foi então que a imaginação fértil do brasileiro diversas vezes entrou em cena para preencher lacunas.

Mobile-Suit Gundam
Um franquia conhecida no mundo todo, com enredos de guerras inter-galácticas envolvendo robôs gigantes. Entretanto, no Brasil do final dos anos 1980 e meados da década de 1990, quem mandava no pedaço era o Jaspion. E se o jogo tem um robô gigante, então só pode ser o Daileon. E foi assim que esta produção da Bandai de 1984 ficou conhecida no Brasil.


O "jogo do Jaspion" consiste de apenas dois estágios. No primeiro, é preciso desviar de objetos que caem do teto até que a entrada para o robô seja aberta. No segundo, em primeira pessoa, é necessário desviar dos ataques inimigos e destruir sua base. Depois os estágios se repetem, com maior dificuldade.



Thunder Bolt
Um jogo com um personagem de cabelos vermelhos e com uma espada na mão? Só pode ser o Lion-O dos Thundercats! E assim este jogo ganhou fama no Brasil.

O catálogo da Knight Software chamava o jogo de Thunder Adventure.
 
Já o catálogo da Nemesis Software não fazia cerimônias.
 
Apesar de ser vendido em alguns lugares com o nome do desenho animado, nada tem a ver com os Gatos do Trovão. É uma mescla de elementos de ação e RPG, com bons gráficos e sons, apesar da ausência de músicas e da jogabilidade repetitiva e, por vezes, frustrante. Foi lançado em 1986, pela Pixel.



Águia de Fogo
O helicóptero de combate que fazia a alegria da moçada nas tardes dos anos 1980 recebeu jogos para diversos sistemas. Infelizmente, o MSX não foi um deles. O que temos aqui é um simples jogo nacional produzido em 1986, que surrupia o nome do veículo e nada mais. Consiste em destruir instalações inimigas. Há um elemento de estratégia na escolha das armas.



E não foi só no Brasil que jogos receberam títulos que induzem ao erro. Alguns foram lançadas originalmente no exterior com referências a famosas franquias.

Star Wars
Jogo produzido por The Bytebusters, em 1986. Nada mais é do que uma cópia do clássico Missile Command. Exatamente a mesma mecânica: evitar os ataques inimigos através de disparos antecipados, para proteger as cidades em perigo. Nada a ver com Star Wars (talvez se usarmos muito a imaginação e considerarmos como o início da Batalha de Hoth). Vale notar a música do jogo, uma versão (semi-plágio) do tema criado por John Williams. E a presença de vozes digitalizadas.



A patifaria foi tanta, que a capa do jogo traz imagem do Imperador Ming, o grande inimigo de Flash Gordon. Mas ora bolas! É tudo espacial mesmo! Manda ver!


Police Academy
Este já foi mostrado aqui no blog, mas vale o repeteco. Apesar do nome, nada tem a ver com a franquia conhecida no Brasil como "Loucademia de Polícia" (e verdade seja dita, o jogo nunca foi vendido como produto relacionado aos filmes, ao menos não no Brasil). Mas quando adquiri esta obra, nos velhos tempos de infância, estava certo de que encarnaria o Mahoney e que, em algum momento do jogo, a música do Bar Ostra Azul seria apresentada.