sexta-feira, 19 de junho de 2020

QuackShot

Sol - Lua - Estrela.

Se você sabe o que isto significa, parabéns! Você tomou parte de uma das mais divertidas aventuras que o Mega Drive já proporcionou.



Nos primeiros anos do Mega Drive, um título em especial cativou os jogadores com sua qualidade gráfica, trilha sonora competente e jogabilidade consistente. Uma produção estrelada por um dos personagens mais emblemáticos da História. Sim, você já adivinhou: Castle of Illusion starring Mickey Mouse, lançado em 1990, que inaugurou uma parceria de sucesso entre Sega e Disney.


"Ah, beleza. Mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar", diria algum desavisado. "Tolinho", retrucaria este singelo escriba.


Quackshot starring Donald Duck foi disponibilizado pela Sega em 1991. Tal qual a produção com Mickey, este jogo de plataformas estrelado pelo Pato Donald tem gráficos primorosos, trilha sonora empolgante e jogabilidade que oferece bom desafio. Um jogo de plataformas com progressão lateral, no qual Donald precisa enfrentar diversos perigos, a fim de recuperar um tesouro, em aventura repleta de referências a Indiana Jones, a começar pelo visual do protagonista. Clássico inegável do Mega Drive.


Logo que o console da Sega chegou ao meu lar, Castle of Illusion foi um dos primeiros a ser locado e muito jogado. Também joguei Fantasia, que um vizinho havia comprado. E quando as revistas de videogame da época começaram a noticiar sobre um jogo com Donald, ficou decidido que este seria comprado, para ser apreciado sempre que a vontade batesse. Logo, QuackShot se tornou o segundo jogo a entrar para a coleção. O primeiro, você já sabe, foi DecapAttack. E, assim como o jogo da múmia sem cabeça, em versão piratex (quem acompanha os demais textos sobre meus jogos de Mega Drive já percebeu: esta foi a regra, desde o início).


A arte de capa é uma versão editada do produto lançado na Europa, com as informações de licenças da Disney e da Sega removidas. Na lombada, há o código A-114 (não tem licença, mas tem código, afinal, piratex também é organizado).


A arte do cartucho é a mesma da capa, mas sem textos. Não há qualquer informação no verso.


Se não me falha a memória, a primeira revista que comprei com informações sobre o jogo foi a VideoGame #10 (curiosamente, com Indiana Jones na capa), que trouxe a aventura completa, com dicas importantes, sendo a mais memorável "Sol - Lua - Estrela", uma combinação de símbolos que Donald deve fazer para passar em determinado cenário.


A revista Ação Games #12 também apresentou, embora de forma resumida, todos os estágios e algumas estratégias (sim, com direito a "Sol - Lua - Estrela"). Pouco tempo depois, uma edição chamada "Ação Games Especial - Só Dicas" listou as principais dicas para ter sucesso na aventura (e lá estava "Sol - Lua - Estrela" novamente).

Sol - Lua - Estrela
Até onde sei, QuackShot é um cartucho multi-região. Ou seja, se inserir o cartucho em um Mega Drive japonês (como no meu caso), os textos serão traduzidos para o idioma nipônico.


A versão piratex do meu cartucho segue o mesmo esquema, mas remove os créditos da Disney e da Sega.


Eis um o gameplay completo, na versão piratex tal qual meu cartucho, com os textos em japonês, como acontece no meu console. Informo que ainda sou bastante hábil neste jogo, mesmo após tanto tempo. Consegui terminar a aventura sem maiores problemas (embora tenha cometido erros grosseiros em alguns momentos). Confesso que o vídeo a seguir é o registro de minha segunda tentativa. Na primeira, a memória falhou e demorei muito para encontrar o caminho para enfrentar o tigre, no estágio do Marajá (e por isto resolvi tentar outra vez, para deixar o vídeo mais curto).



E está apresentado o segundo jogo de minha coleção do Mega Drive. Muito jogado. Apreciado em sua totalidade. E ao qual sempre volto, mesmo que para uma partida casual ou apenas para ouvir a trilha sonora.

"Ah, tudo bem, o jogo é mesmo bacana. Mas um raio não cai três vezes no mesmo lugar", diria o incauto.


"Tolinho".