sexta-feira, 15 de maio de 2020

Recortes heróicos

Dou seqüência aos "Cine Recortes", desta vez com destaque para duas produções sobre super-heróis.



Começo com The Flash, série de 1990 estrelada por John Wesley Shipp, com aventuras do Velocista Escarlate da DC. A série de imediato se tornou cultuada, ao se inspirar no filme do Batman de 1989, seja no visual mais sombrio ou no tema de abertura também composto por Danny Elfman, além de oferecer efeitos especiais competentes. Teve apenas uma temporada, mas foi o suficiente para emplacar no Brasil. De repente, a moçada toda queria ser "o The Flash". Até jogadores de futebol que se destacavam pela velocidade, vez ou outra, eram referenciados pela alcunha de "o The Flash". Não, não escrevi errado duas vezes: todo mundo falava "o The Flash" mesmo (e não "o Flash" ou simplesmente "Flash". Era "o The Flash" e fim de papo).


Segue então recorte com reportagem sobre a estréia do seriado no Brasil, como parte da Terça Nobre, faixa especial da programação da Globo, que ocorria, obviamente, às terças-feiras.

 
Além do herói da DC, a reportagem também cita as estréias de outras atrações (hoje clássicas, mas à época inéditas) na televisão brasileira, como "Os Simpsons" e Twin Peaks.


Outra produção super-heróica que muito me agradava à época: "A Volta do Incrível Hulk", de 1988. Além de marcar o retorno de Bill Bixby e Lou Ferrigno como os personagens do popular seriado, esta obra apresenta o peculiar encontro entre o Gigante Esmeralda e Thor, o Deus do Trovão.


O filme estreou no Festival de Filmes do SBT.


Eis então duas reportagens sobre a estréia.

 
 
Segue um trecho do filme (conforme gravado em VHS por este que vos escreve, no dia da estréia), com a primeira dublagem feita pelo estúdio Elenco e o inesquecível brado de Thor:

"Vou mandá-lo para o inferno, seu cara feio"!!!


Até onde lembro, este foi o primeiro encontro entre super-heróis "de carne e osso" que testemunhei. Certamente o primeiro com heróis da Marvel. Talvez, se eu puxar pela memória, o primeiro crossover que vi possa ter sido entre o Batman e o Besouro Verde, nas reprises do seriado dos anos 1960. Ou até mesmo as aventuras do Capitão Marvel (ou Shazam, como queira) ao lado da Poderosa Ísis. De qualquer forma, foi um momento marcante para o fã inveterado de super-heróis.