sábado, 19 de novembro de 2022

Meu primeiro gibi do Batman

O primeiro gibi do Batman ninguém esquece. Portanto, é chegado o momento de relembrar minha primeira revista do Cruzado Embuçado.

Já discorri aqui no blog sobre alguns dos primeiros gibis de super-heróis que formaram minha coleção. Entre eles, a edição número 1 de "Batman", da editora Abril. Porém, esta não foi a primeira HQ do Homem-Morcego que adquiri.

A primeira revista foi "Batman em Formatinho #62", lançada pela Ebal em 1982. Edição de 32 páginas, com duas aventuras. A capa é intrigante: Batman em embate com um ameaçador gorila branco. Um detalhe: apesar de aparecerem na capa, Robin, Batgirl, Etrigan e Batmirim não participam das tramas do gibi. 

A primeira história é "O Ladrão de Corpos Ataca" (Night of the Body Snatcher), publicada em 1979, com roteiro e arte de Jim Starlin, em que o Cavaleiro da Trevas enfrenta um perigoso cientista, que desenvolveu uma forma de trocar de corpos, enviou seu cérebro para um gorila e tenta, a todo custo, dominar a mente e o corpo do Batman. 

Apesar da premissa fantástica, a trama tem momentos bastante soturnos (especialmente o desfecho), diferente do que eu estava acostumado a ver na televisão à época, nas reprises da série clássica do herói ou nos desenhos animados. 

A revista se encerra com "O Caso dos Roubos Sonoros" (The Case of the Off-Key Crimes), estrelada pelo Gavião Negro, em confronto contra o Flautista e seus asseclas. Originalmente publicada em 1978, com argumento de Len Wein e desenhos de Murphy Anderson. 

Não lembro como esta edição chegou às minhas mãos, se meu pai comprou para mim ou se ganhei de presente de algum parente. Ela ainda existe na coleção, infelizmente, sem a capa e algumas páginas (dê um desconto, exigente leitor, este colecionador, à época infante, ainda não tinha estabelecido o devido zelo). Mesmo assim, o valor sentimental é inestimável. 

Este item, junto de duas revistas do Hulk (pelas editoras RGE e Bloch) e o Superalmanaque do Fantasma #1 (da RGE) foram, até onde lembro, os primeiros gibis de super-heróis que tive. E os mantenho, mesmo que não nas melhores condições, mas como verdadeiras relíquias de infância.