domingo, 7 de agosto de 2022

Fliperamas de Cidra Beach: um vislumbre

Um passeio virtual por alguns dos mais emblemáticos fliperamas da inigualável localidade litorânea.

Em 2009, publiquei um dos textos que mais me deram satisfação em escrever neste blog: minhas lembranças dos Fliperamas de Cidra Beach. Não só por buscar em minhas memórias jogos e situações do passado, mas também por perambular pelos locais onde antes se encontravam as citadas casas de jogatina eletrônica, tirando fotos para acompanhar o texto e aguçando meu Saudosismo Maldito. 

Desde então, um pensamento sempre me ocorreu: e se eu pudesse passear, mesmo que virtualmente, pelas minhas memórias? E se pudesse voltar aos tempos áureos dos Fliperamas de Cidra Beach na tela do computador?

O tempo passou e a intenção não me abandonou. Assim, não havia mais alternativa a não ser tentar realizar. Passei a pesquisar e estudar sobre qual seria a melhor forma de alcançar o objetivo. Precisaria criar cenários com os locais e as máquinas de jogos. Para tanto, utilizei o SketchUp, programa para modelagem 3D.

Felizmente, muitos dos modelos das máquinas (arcade ou pinball), mesas de sinuca e afins já estavam prontos, criados por outras pessoas e salvos em repositórios da comunidade de modelagem. Mas, além das casas, alguns itens produzi por conta própria, como a máquina de Moonwalker vista no Fliper Chaplin e a mesa de tamancobol presente no Fliper Hobby.

Uma vez que tudo estava modelado e em seu devido lugar, importei para o Unity, popular suíte para desenvolvimento de jogos, com a qual faria a "mágica" que permitiria perambular pelos recintos virtuais.

Ajustes precisaram ser feitos nos modelos, além da programação dos cenários, da física e da movimentação em tela, bem como edição de imagens, áudios e vídeos. Deu bastante trabalho, em uma empreitada que durou quase dois anos e que serviu como um bom aprendizado, do momento em que comecei a reunir informações e recursos até a publicação deste texto.

O passeio virtual é dividido em três momentos (ou três épocas) e apresenta os quatro principais Fliperamas de Cidra Beach: Chaplin, Hobby, Fliper do Lado e Saraiva.

A primeira época retratada envolve o final dos anos 1980 e a primeira metade dos anos 1990, um tempo inigualável para mim, em que tive contato com alguns de meus jogos favoritos, como Mat Mania/Exciting Hour no Fliper Hobby, Double Dragon no Fliper do Lado, Pit Fighter e Moonwalker no Fliper Chaplin, bem como Elevator Action, Ghosts 'n Goblins, Pole Position e a clássica máquina de pinball Cavaleiro Negro no Saraiva.

Em seguida, são mostrados os fliperamas da metade dos anos 1990 ao início dos anos 2000. Neste período, os jogos de luta (como Street Fighter, Mortal Kombat e os títulos da SNK) ganharam mais espaço. Mas a "briga de rua" ainda era meu estilo preferido, com Crime Fighters no Fliper Hobby, Teenage Mutant Ninja Turtles e The Simpsons no Saraiva. E foi no final dessa época que vi X-Men, a suntuosa máquina para seis jogadores, no Fliper do Lado.

E, finalmente, o momento a partir dos anos 2000, quando, infelizmente, apenas o Fliper Chaplin restou. Nestes anos, as máquinas de fliperama convencionais dividiam espaço com mesas de air hockey, máquinas de dança, jogos de basquete. E nesta simulação, ainda adicionei folhetos do 1º Moto Praia (sim, aquele das "brincadeiras com os motociclistas").

Mesmo que de maneira virtual, subir a escadinha do Fliper Hobby e adentrar ao recinto repleto de máquinas me traz grande satisfação. Vale observar que todos estes cenários foram produzidos de acordo com minhas lembranças. Acredito que são bastante fiéis à realidade das épocas. Mas tudo que envolve lembranças pode acarretar alguns desencontros de recordações. Assim, considere cada versão de cada fliperama como um "amálgama" do que realmente foram.

Os vídeos aqui apresentados têm pequenos problemas de queda de desempenho em alguns momentos, mas isto se deu pelo software de captura de vídeo. Em condições normais, os cenários são apresentados com muito mais fluidez. Mas é sempre possível otimizar a performance.

O trabalho continua. Mesmo considerando alcançado o objetivo de reviver virtualmente as lembranças dos Fliperamas de Cidra Beach, pretendo incrementar o projeto. Já adicionei alguns easter eggs, itens escondidos. Devo adicionar cenários de fundo da cidade em torno das casas de fliperamas (mesmo que com imagens estáticas) e continuar a detalhar os ambientes. Outra missão é tentar adaptar a obra para ser acessada via navegador de internet e dispositivos móveis. E, em seguida, disponibilizar o aplicativo completo. O futuro pode reservar diversas surpresas.

De qualquer forma, o que foi feito até aqui é um belo tributo a alguns locais que se tornaram inesquecíveis para mim e que tiveram relevância inquestionável em minha formação na jogatina eletrônica.

---

ATUALIZAÇÃO (24/03/2023):

O programa foi atualizado com uma nova época, para refletir o fliperama (chamado simplesmente de "Fliperama") visto em fevereiro de 2023, conforme relatado em atualização do texto sobre os Fliperamas de Cidra Beach, de 19 de fevereiro de 2023.