sábado, 5 de junho de 2021

O Império do "5"

Eu comecei a brincadeira, agora tenho que agüentar as conseqüências. Mas se eu caio, levo todo mundo junto comigo. Portanto, é hora de verificar como o número "5" se faz presente em "O Império Contra-Ataca".


Quando escrevi sobre as formas como o número "4" aparecia no Episódio IV, tudo não passou de um texto descompromissado sobre referências aleatórias que me saltavam aos olhos. Entretanto, agora se tornou um desafio, que pretendo estender aos demais filmes da franquia. 

Portanto, ao trabalho. A primeira referência é óbvia: o filme é o quinto episódio da saga do tio George.

Alguns personagens relevantes têm nomes ou sobrenomes com cinco letras: Lando, Lobot, Wedge. Do lado dos imperiais, há o capitão (depois almirante) Piett, o capitão Needa, o general Veers e o almirante Ozzel. E, claro, o vilão. Darth Vader, cujo título e nome têm cinco letras cada.

Cinco letras formam o nome do esquadrão comandado por Luke: o famoso Esquadrão Rogue.

Durante a Batalha de Hoth, vemos cinco snowspeeders rebeldes serem atingidos pelos AT-AT do Império. 

Após a batalha, Luke vai ao encontro de R2-D2 e sua X-Wing. No local, o herói se depara com outros cinco pilotos rebeldes. 

Durante a projeção, um sabre-de-luz é visto em cinco situações: quando Luke escapa do Wampa (criatura cujo nome também tem cinco letras). Depois, quando Han utiliza a arma para improvisar um abrigo. A seguir, Luke faz uso do sabre para incapacitar um dos andadores imperiais. Após isto, em Dagobah, quando Luke entra na caverna. E, finalmente, no duelo entre Luke e Vader em Bespin. 

Também são cinco as vezes em que vemos Han e Leia trocarem um beijo, seja na boca ou no rosto. 

A Millennium Falcon foge da Cidade das Nuvens com cinco tripulantes: Leia, Lando, Chewie, C-3PO e R2-D2. 

E são cinco os personagens presentes na última cena do filme: Luke, Leia, C-3PO, R2-D2 e o dróide médico 2-1B. 

Ao final do filme, quando surgem os créditos, o primeiro mostrado é o do diretor, cujo primeiro nome tem cinco letras. O mesmo vale para os sobrenomes do produtor, Gary Kurtz e, é claro, do tio George.


E aí está. Mais um apanhado de referências aleatórias. Ou não. Vai saber. De repente, é tudo intriga de Jorus C'baoth.

E que a Força esteja conosco. Sempre.